Zyprexa

Nome genérico: olanzapina (oral) (oh LANZ a peen)
Marca: ZyPREXA, ZyPREXA Zydis
Classe de drogas: Antipsicóticos atípicos

O que é Zyprexa?

Zyprexa ( olanzapina ) é um medicamento antipsicótico que afeta substâncias químicas no cérebro.

Zyprexa é usado para tratar condições psicóticas, como esquizofrenia e transtorno bipolar (depressão maníaca) em adultos e crianças com pelo menos 13 anos de idade.

vedlejší účinky chantixu

Zyprexa também é usado em conjunto com fluoxetina ( Prozac ) para tratar episódios de depressão em adultos e crianças com pelo menos 10 anos de idade que tenham transtorno bipolar I .

Avisos

Zyprexa pode prejudicar seu pensamento ou reações. Tenha cuidado se você dirigir ou fizer qualquer coisa que exija que você esteja alerta.

Evite beber álcool enquanto estiver a tomar Zyprexa.

Zyprexa não está aprovado para uso em idosos com psicose relacionada à demência .

Pode ganhar peso ou ter níveis elevados de colesterol e triglicéridos (tipos de gordura) enquanto estiver a tomar este medicamento, especialmente se for um adolescente. Seu sangue pode precisar ser testado com frequência. Visite seu médico regularmente.

A olanzapina pode causar níveis elevados de açúcar no sangue (hiperglicemia). Se for diabético, verifique regularmente os seus níveis de açúcar no sangue enquanto estiver a tomar este medicamento.

Evite levantar-se muito rápido de uma posição sentada ou deitada, ou você pode sentir tonturas. Tonturas ou sonolência severa podem causar quedas, fraturas ou outros ferimentos. Levante-se devagar e estabilize-se para evitar uma queda.

Evite ficar superaquecido ou desidratado. Beba bastante líquido, especialmente em climas quentes e durante o exercício. É mais fácil ficar perigosamente superaquecido e desidratado enquanto estiver tomando Zyprexa.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve tomar Zyprexa se for alérgico à olanzapina.

Zyprexa pode aumentar o risco de morte em idosos com psicose relacionada à demência e não é aprovado para esse uso.

Para garantir que este medicamento é seguro para você, informe o seu médico se você já teve:

Tomar medicamentos antipsicóticos nos últimos 3 meses de gravidez pode causar problemas respiratórios, problemas de alimentação ou sintomas de abstinência no recém-nascido . Se engravidar, informe o seu médico imediatamente. Não pare de tomar Zyprexa sem o conselho do seu médico.

A olanzapina pode passar para o leite materno. Se estiver a amamentar, informe o seu médico se notar sonolência grave, irritabilidade, problemas de alimentação, tremores ou movimentos musculares invulgares no bebé a amamentar.

Os comprimidos de desintegração oral de Zyprexa Zydis podem conter fenilalanina. Informe o seu médico se tiver fenilcetonúria (PKU).

Como devo tomar Zyprexa?

Tome Zyprexa exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções no rótulo da receita e leia todos os guias de medicação ou folhas de instruções. O seu médico pode ocasionalmente alterar a sua dose.

Zyprexa pode ser tomado com ou sem alimentos.

Retire um comprimido de desintegração oral de Zyprexa Zydis da embalagem apenas quando estiver pronto para tomar o medicamento. Coloque o comprimido na boca e deixe-o dissolver, sem mastigar. Engula várias vezes à medida que o comprimido se dissolve.

A olanzapina pode causar níveis elevados de açúcar no sangue (hiperglicemia). Se você é diabético, verifique seus níveis de açúcar no sangue regularmente.

Pode ganhar peso ou ter níveis elevados de colesterol e triglicéridos (tipos de gordura) enquanto estiver a tomar este medicamento, especialmente se for um adolescente. Você pode precisar de exames de sangue frequentes.

Ligue para o seu médico se os seus sintomas não melhorarem ou se piorarem durante o uso de Zyprexa.

Não pare de usar este medicamento de repente, mesmo se você se sentir bem. Parar de repente pode causar efeitos colaterais graves.

Zyprexa às vezes é usado em conjunto com outros medicamentos antipsicóticos ou antidepressivos . Use todos os medicamentos conforme indicado e leia todos os guias de medicamentos que receber. Não altere a sua dose ou esquema de dosagem sem o conselho do seu médico.

A medicação pode ser apenas parte de um programa completo de tratamento que também inclui aconselhamento e outros programas de apoio psicológico. Siga as instruções do seu médico.

Armazenar em temperatura ambiente longe da umidade, calor e luz.

O que acontece se eu perder uma dose?

Tome o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não tome duas doses de uma só vez.

O que acontece se eu overdose?

Procure atendimento médico de emergência ou ligue para a linha de ajuda para envenenamento em 1-800-222-1222.

druh alkoholu v alkoholických nápojích

Os sintomas de sobredosagem podem incluir sonolência, agitação , agressão, fala arrastada, confusão, aumento da frequência cardíaca, movimentos musculares bruscos ou descontrolados, dificuldade para respirar ou desmaio.

O que evitar

Evite dirigir ou realizar atividades perigosas até saber como este medicamento o afetará. Tontura ou sonolência pode causar quedas, acidentes ou ferimentos graves.

Evite beber álcool. Efeitos colaterais perigosos podem ocorrer.

Efeitos colaterais do Zyprexa

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Zyprexa: urticária ; respiração difícil; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Procure tratamento médico se tiver uma reação medicamentosa grave que possa afetar muitas partes do seu corpo. Os sintomas podem incluir: erupção cutânea , febre, gânglios inchados, dores musculares, fraqueza grave, nódoas negras invulgares ou amarelecimento da pele ou dos olhos.

Altas doses ou uso prolongado de olanzapina podem causar um distúrbio de movimento grave que pode não ser reversível. Quanto mais tempo você usar Zyprexa, maior a probabilidade de desenvolver esse distúrbio, especialmente se você for uma mulher ou um adulto mais velho.

Ligue para o seu médico imediatamente se você tiver:

• movimentos musculares descontrolados em seu rosto (mastigação, estalar os lábios, franzir a testa, movimento da língua, piscar ou movimento dos olhos);

• dificuldade para falar ou engolir;

• inchaço nas mãos ou pés;

depo medrone pro psy
  • confusão, pensamentos ou comportamentos incomuns, alucinações ou pensamentos sobre se machucar;

• baixa contagem de glóbulos brancos - febre, calafrios, feridas na boca, feridas na pele, dor de garganta , tosse, dificuldade para respirar, sensação de tontura; ou

• sinais de desidratação - sensação de muita sede ou calor, incapacidade de urinar, transpiração intensa ou calor e pele seca ;

• problemas de fígado - dor no estômago superior, comichão, perda de apetite, urina escura, fezes cor de barro, icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos);

• açúcar elevado no sangue - aumento da sede, aumento da micção, fome, boca seca, hálito com odor frutado, sonolência, pele seca, visão turva, perda de peso ; ou

• reação grave do sistema nervoso - músculos muito rígidos (rígidos), febre alta, sudorese, confusão, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, tremores, sensação de que você pode desmaiar.

Os efeitos colaterais comuns do Zyprexa podem incluir:

• ganho de peso (mais provável em adolescentes), aumento do apetite;

• dor de cabeça , tonturas, sonolência, sensação de cansaço ou inquietação;

• problemas com fala ou memória;

kulatá bílá pilulka m18
  • tremores ou tremores, dormência ou sensação de formigamento;

• mudanças na personalidade;

• boca seca ou salivação aumentada;

• dor de estômago, Prisão de ventre ; ou

• dor nos braços ou pernas.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para o seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA em 1-800-FDA-1088.

Que outros medicamentos afetarão o Zyprexa?

Tomar Zyprexa com outros medicamentos que o deixam sonolento ou retardam a respiração pode causar efeitos colaterais perigosos ou com risco de vida. Pergunte ao seu médico antes de usar medicamentos opióides, pílulas para dormir, relaxantes musculares ou medicamentos para ansiedade ou convulsões .

Outros medicamentos podem interagir com a olanzapina, incluindo medicamentos prescritos e de venda livre, vitaminas , e produtos à base de plantas . Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer medicamento que você comece ou pare de usar.

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use Zyprexa apenas para a indicação prescrita.