Tempero sem sal

O QUE VOCÊ PRECISA SABER:

Temperar alimentos sem sal durante o cozimento e a alimentação pode ajudar a diminuir a quantidade de sódio em sua dieta. O sódio é encontrado no sal e em muitos outros alimentos. Limite o sódio se você tiver pressão alta e insuficiência cardíaca. Você também pode precisar limitar o sódio se tiver problemas no fígado ou doença renal. O sódio aumenta a pressão arterial se você tiver pressão alta. Se você tem insuficiência cardíaca, comer muito sódio faz com que o líquido extra se acumule em seu corpo. Este fluido corporal extra pode causar inchaço, falta de ar ou ganho de peso. Pessoas com outras condições de saúde, como diabetes ou doenças cardíacas, também podem precisar fazer outras mudanças na dieta. Pergunte ao seu médico se você precisa fazer outras mudanças na dieta.



INSTRUÇÕES DE DESCARGA:

Temperos e condimentos com alto teor de sódio para limitar ou evitar:

  • Molho Alfredo, sopa e outras misturas de molhos embalados.
  • Churrasco, taco e molho de bife.
  • Misturas de molho de salada seca.
  • Alho, cebola e sal de aipo.
  • Pedaços de bacon de imitação.
  • Amaciadores de carne e molhos.
  • Glutamato monossódico (MSG). MSG pode ser encontrado em comida chinesa, molho de soja e molho de ostra.
  • Mostarda, molho de rábano preparado e ketchup.
  • Delícia de picles.
  • Sal, sal temperado, sal kosher e sal marinho.
  • Molhos de soja, Worcestershire e teriyaki. Limitar variedades com baixo teor de sódio porque ainda contêm grandes quantidades de sódio.
  • Tártaro, peixe e molho cocktail.

Ervas com baixo teor de sódio para usar:

  • Manjericão com ovos, peixes e mariscos, carne, fígado, vitela, molho de tomate, sopas, massas, salada verde e legumes.
  • folha de louro com carne, peixe branco, sopas e pratos de tomate.
  • Coentro, pimenta em pó e cominho com pratos de ovos, comida mexicana, carne de porco, peixe e arroz.
  • Erva daninha com pães, frango, legumes frescos cozidos, pepinos, peixe ou marisco, salada de batata e sopa.
  • Manjerona com carne bovina, cordeiro, frango, peru, macarrão, salada verde, molho cremoso, ovos, sopas e legumes.
  • Salsinha com recheio, arroz, salada de ovos, salada verde, salada de legumes, feijão cozido, legumes, sopas e molhos de tomate.
  • Alecrim e tomilho com vitela, porco, vaca, batatas, natas ou molho de tomate, sopas e legumes.
  • Sábio com frango, peru, peixe, porco, vitela, sopas, cebolas, recheio, molho de tomate e legumes.
  • Salgado com carne, recheio, canja de galinha, feijão verde, aves, carnes vermelhas e batatas.
  • Estragão com ovos, peixe ou marisco, frango, peru, salada verde, sopas, molhos e molhos para salada.

Misturas de ervas com baixo teor de sódio para usar:

  • Mistura de pimenta: misture pimenta preta, pimenta em pó, coentro, cominho, mostarda seca, alho em pó, cebola em pó, orégano e páprica.
  • Mistura de salada de repolho: misture sementes de aipo, endro, cebola seca, açúcar e estragão.
  • Mistura de comida italiana: misture manjericão, pimenta preta, alho em pó, pimenta vermelha moída, manjerona, orégano, segurelha e tomilho.
  • Mistura de ervas de cebola: misture manjericão, pimenta preta, cominho, endro, flocos de cebola seca e alho em pó.

Especiarias com baixo teor de sódio para usar:

  • Canela em creme e pudim, pães doces, pãezinhos, frutas, salada de frutas, carne de porco, abóbora, abobrinha e batata doce.
  • cravo-da-índia em pães doces, frutas, presunto, carne de porco, feijão cozido, tomate, abobrinha e batata doce.
  • Caril em pó com carne, vitela, frango, peru e peixe ou sopa de batata.
  • Ruivo com peixe assado, cenoura, carne assada, presunto, frango, peru, arroz e frutas.
  • Mulher em canja de galinha, sobremesas de frutas assadas, cenouras, couve-flor, cremes, geleias de frutas, cordeiro, batatas e abóbora.
  • noz-moscada em pães doces, frutas, legumes e cremes.

Temperos com baixo teor de sódio para usar:

  • Cebolinha em ovos, massas, creme ou sopa de batata, milho, batatas e molho de salada.
  • Alho (picado, em pó ou picado) com marisco, cordeiro, sopa, molhos e molhos, pratos italianos, carnes e aves.
  • Limão com frango, saladas de frutas, peixes grelhados ou assados, mariscos, espinafres e saladas.
  • Cebola (secos, em pó ou picados na hora) com carne, fígado, salada de ovo, salada verde, caçarolas, pratos de massa e ensopados.
  • Vinagre (como balsâmico, cidra, aromatizado, vinho tinto ou branco) com pepinos, verduras cozidas, batatas, molhos para salada, espinafre e frutos do mar.

Como usar os rótulos dos alimentos para escolher temperos com baixo teor de sódio:

Ler os rótulos dos alimentos é uma boa maneira de saber se os alimentos contêm sódio e quanto sódio eles contêm. A lista de ingredientes no rótulo dos alimentos informará se o tempero ou o alimento contém sódio. O alimento contém sódio se um ingrediente tiver Na (símbolo de sódio), sal, refrigerante ou sódio em seu nome. Os rótulos dos alimentos listam a quantidade de sódio no alimento em miligramas (mg). A seguir estão algumas palavras sobre sódio que podem aparecer em um rótulo e o que elas significam. Pergunte ao seu médico para obter mais informações sobre como ler os rótulos dos alimentos.



  • Sem sódio ou sem sal: Menos de cinco mg em cada porção.
  • Sódio muito baixo: Trinta e cinco (35) mg de sódio ou menos em cada porção.
  • Baixo teor de sódio: Cento e quarenta (140) mg de sódio ou menos em cada porção.
  • Reduzido ou menos sódio: Pelo menos 25% menos sódio em cada porção. Por exemplo, um alimento pode ter 800 mg de sódio em cada porção. O mesmo alimento feito com sódio reduzido conteria 600 mg de sódio.
  • Luz em sódio: Cinquenta (50) por cento menos sódio em cada porção. Por exemplo, um alimento pode ter 500 mg de sódio em cada porção. O mesmo alimento que é leve em sódio teria 250 mg de sódio.
  • Sem sal ou sem adição de sal: Nenhum sal extra é adicionado.

Outras maneiras de diminuir o sódio:

  • Verifique com seu médico antes de usar substitutos do sal se precisar limitar o potássio em sua dieta. Eles podem ser muito ricos em potássio para você usar com segurança.
  • Fast food e alimentos embalados geralmente são ricos em sódio. Compre alimentos com baixo teor de sal ou sódio sempre que possível. Coma alimentos e refeições caseiros ou frescos para evitar o excesso de sódio. Compre vegetais frescos, vegetais congelados ou vegetais enlatados com baixo teor de sódio ou sem adição de sal.
  • Evite sopas enlatadas regulares ou sopas feitas de misturas secas. Compre sopas com baixo teor de sódio ou faça as suas em casa sem sal. Use caldo, caldo ou consommé com baixo teor de sódio.
  • Evite aves enlatadas, defumadas ou processadas (frango, peru), peixes ou carnes. Limite as carnes curadas, como bacon e presunto.
  • O queijo normal contém uma quantidade média a alta de sal. Se você comer queijo, compre tipos com baixo teor de sódio o mais rápido possível. Adicione apenas um terço a metade da quantidade de queijo listada nas receitas.

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A informação acima é apenas um auxílio pedagógico. Não se destina a ser um conselho médico para condições ou tratamentos individuais. Fale com o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico antes de seguir qualquer regime médico para ver se é seguro e eficaz para si.



Outras informações

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