Pressão Arterial Alta (Hipertensão)

O que é pressão alta (hipertensão)?

Publicação de saúde de Harvard

A pressão arterial tem dois componentes:

• A pressão sistólica é o número mais alto. Representa a pressão que o coração gera quando bate para bombear o sangue para o resto do corpo.

• A pressão diastólica é o número inferior. Refere-se à pressão nos vasos sanguíneos entre os batimentos cardíacos.

A pressão arterial é medida em milímetros de mercúrio (mm Hg). Assim, a pressão arterial seria expressa, por exemplo, como 120/80 mm Hg.

A hipertensão arterial é diagnosticada quando um ou ambos os números são muito altos. A pressão alta também é chamada de hipertensão.

Durante décadas, a pressão arterial elevada foi definida como 140/90 mm Hg. Em novembro de 2017, novas diretrizes dos Estados Unidos reduziram o limite para diagnosticar a condição. De acordo com as novas diretrizes, qualquer pessoa com leitura de 130/80 mm Hg ou superior tem pressão arterial. Com base nessa nova definição, quase metade dos americanos agora se enquadra nesse grupo.

A pressão arterial agora é classificada da seguinte forma:

Normal: Menos de 120/80 mm Hg

Elevado: 120/80 a 129/79 mm Hg

Hipertensão estágio 1: 130/80 a 139/89 mm Hg

Hipertensão estágio 2: 140/90 mm Hg e acima

Embora a pressão arterial elevada possa causar sintomas como dor de cabeça e batimentos cardíacos acelerados, muitas vezes não causa nenhum sintoma.

Então, por que se preocupar com a pressão alta? Porque mesmo quando a pressão alta não está causando nenhum sintoma, ela pode danificar silenciosamente muitos órgãos, incluindo:

• Cérebro

• Olhos

• Coração

• Rins

• Artérias por todo o corpo

Você pode não reconhecer o dano que a hipertensão silenciosa vem causando ao seu corpo até que de repente seja acometido por uma doença grave. Por exemplo, a hipertensão aumenta o risco de ataque cardíaco, derrame e insuficiência renal.

Pressão alta (hipertensão)

Sintomas

Normalmente, a hipertensão não causa sintomas diretamente. Quando a pressão arterial está muito alta, pode causar:

• Dores de cabeça

• Tontura

• Fadiga

• Zumbindo nos ouvidos

Diagnóstico

O diagnóstico de hipertensão depende das leituras da pressão arterial. Portanto, é essencial que a pressão arterial seja medida com cuidado.

Para obter uma medição precisa da pressão arterial:

• Evite o seguinte por pelo menos uma hora antes de medir sua pressão arterial:

• Exercício extenuante

• Fumar

• Comendo

• Beber bebidas cafeinadas

• Fique sentado por pelo menos cinco minutos antes de fazer a leitura.

• Não fale enquanto sua pressão arterial está sendo medida.

• Duas leituras devem ser registradas e calculada a média.

Se sua pressão arterial estiver alta, seu médico deve examinar seus olhos, coração e sistema nervoso, para procurar evidências de danos causados ​​​​pela hipertensão.

Se não houver tal evidência, você deve retornar para pelo menos mais duas medições de pressão arterial. Só então o médico deve diagnosticá-lo com hipertensão. Isso porque uma única leitura alta pode acontecer a qualquer um.

Se você for diagnosticado com hipertensão, outros testes verificarão danos nos órgãos. Esses testes podem incluir:

• Exames de sangue para verificar a função renal

• Um eletrocardiograma (ECG) para procurar:

• Espessamento do músculo cardíaco

• Ritmos cardíacos irregulares

• Uma radiografia de tórax para procurar:

• Alargamento do coração

• Acúmulo de líquido nos pulmões devido a insuficiência cardíaca

Para prevenir a pressão alta:

• Faça exercícios aeróbicos regulares

• Limite a ingestão de sal e bebidas alcoólicas

• Faça uma dieta rica em frutas e vegetais e pobre em gorduras saturadas

• Evite fumar

• Manter um peso corporal desejável

A hipertensão aumenta o risco de ataque cardíaco e derrame. Portanto, é importante modificar seus fatores de risco para doença arterial coronariana. Além das ações acima, você deve:

• Parar de fumar

• Reduza o colesterol LDL (ruim) elevado

Você pode curar sua hipertensão apenas com mudanças no estilo de vida. Simplesmente mudar o que você come e bebe pode reduzir a pressão arterial sistólica em até 11 pontos, de acordo com algumas estimativas.

Tratamento

Pressão arterial elevada. Se sua pressão arterial estiver simplesmente elevada, o que significa que o primeiro número (pressão arterial sistólica) cai na faixa de 120 a 129, enquanto o segundo número (pressão arterial diastólica) permanece abaixo de 80, a medicação não é recomendada. Em vez disso, você deve se concentrar em mudanças de estilo de vida saudáveis:

• Uma dieta rica em frutas e legumes

• Menos sal e gorduras saturadas

• Mais atividade

• Perda de peso se você estiver acima do peso

• Limitando seu álcool a quantidades moderadas

Hipertensão estágio 1. Você tem hipertensão estágio 1 se sua pressão arterial sistólica for de 130 a 139, sua pressão diastólica for de 80 a 89, ou ambos. Mesmo que sua pressão arterial sistólica fique acima de 130, você ainda pode não precisar de medicação imediatamente. Seu médico pode sugerir uma tentativa de mudanças no estilo de vida primeiro se você não tiver doença cardíaca e tiver um baixo risco de desenvolvê-la nos próximos 10 anos. Mas muitas pessoas acham que precisam tomar algum tipo de medicação para reduzir seus números de pressão arterial para níveis mais saudáveis.

Hipertensão estágio 2. Você tem hipertensão estágio 2 se sua pressão sistólica for de pelo menos 140 mm Hg, sua pressão diastólica for de pelo menos 90 mm Hg, ou ambos. Além das modificações no estilo de vida, você provavelmente precisará iniciar a medicação para diminuir a pressão arterial. Isso não significa que você sempre precisará de terapia medicamentosa. Perder peso, diminuir o estresse, comer de forma mais saudável e se exercitar diariamente podem trazer suas leituras para a faixa normal. Mas mesmo que você ainda precise de medicação, seus esforços de estilo de vida ajudam a evitar que você precise de doses mais altas de medicamentos no futuro.

Os medicamentos anti-hipertensivos incluem:

• Diuréticos

• Bloqueadores beta

• Inibidores da ECA

• Bloqueadores dos receptores da angiotensina

• Bloqueadores dos canais de cálcio

• Bloqueadores alfa

Pessoas com diabetes, doença renal ou problemas cardíacos correm maior risco de complicações da hipertensão. Como resultado, eles geralmente são tratados de forma mais agressiva com medicamentos.

Quando chamar um profissional

Os adultos devem ter sua pressão arterial medida pelo menos a cada poucos anos.

Se sua pressão arterial for 120/80 mm Hg ou superior, agende consultas regulares com seu médico. Tenha sua pressão arterial monitorada com mais regularidade. E obtenha conselhos sobre como modificar seu estilo de vida para evitar problemas futuros.

Prognóstico

O prognóstico da hipertensão depende de:

• Quanto tempo você teve

• Como é grave

bílá oválná pilulka s v
  • Se você tem outras condições (como diabetes) que aumentam o risco de complicações

A hipertensão pode levar a um prognóstico ruim, mesmo que você não tenha sintomas.

Quando a hipertensão arterial é tratada adequadamente, o prognóstico é muito melhor. Tanto as mudanças no estilo de vida quanto os medicamentos podem controlar sua pressão arterial.

Fontes externas

Associação Americana do Coração

Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue (NHLBI)