Síndrome Pré-Menstrual (TPM)

O que é a síndrome pré-menstrual (SPM)?

Publicação de saúde de Harvard

A síndrome pré-menstrual (TPM) é um conjunto de sintomas que muitas mulheres experimentam durante uma a duas semanas antes de um período menstrual. Esses sintomas podem ser físicos, psicológicos e emocionais. Eles desaparecem logo após o início do sangramento menstrual.

Os pesquisadores não têm certeza do que causa a TPM. A explicação mais popular é que os sintomas da TPM estão relacionados a mudanças cíclicas em:

• Hormônios sexuais femininos
  • Hormônios hipofisários
  • Prostaglandinas
  • Certas substâncias químicas cerebrais (neurotransmissores)

Há alguma evidência de quemagnésiodeficiência pode desempenhar um papel.

maximální dávka viagry

O estilo de vida pode desempenhar um papel significativo na TPM. Os sintomas da TPM parecem ser mais preocupantes em mulheres que:

• Fumaça
  • Levar vidas estressantes
  • Raramente se exercita
  • Durma muito pouco
  • Tenha uma dieta rica em:
    • Cafeína
    • Álcool
    • Sal
    • carne vermelha
    • Comidas açucaradas

No entanto, não está claro se esses fatores aumentam o risco de TPM ou se a TPM é responsável por essas diferenças no estilo de vida. Por exemplo, é mais provável que a TPM cause estresse do que que o estresse cause a TPM.

Os medicamentos podem exagerar os sintomas da TPM. Os contraceptivos orais causam sintomas de TPM em algumas mulheres. No entanto, em algumas mulheres, os sintomas melhoram ou desaparecem durante o uso de pílulas anticoncepcionais.

Há alguma controvérsia na comunidade médica sobre a diferença entre desconforto pré-menstrual e TPM verdadeira. O desconforto pré-menstrual é bastante comum entre as mulheres em idade fértil. Afeta cerca de três quartos de todas as mulheres menstruadas.

No entanto, menos de uma em cada dez mulheres apresenta sintomas graves o suficiente para interromper seus relacionamentos pessoais ou interferir no trabalho e nas responsabilidades domésticas. Alguns médicos acham que apenas as mulheres que apresentam sintomas tão graves têm TPM verdadeira.

Outros médicos usam uma definição menos rigorosa para TPM. Sua definição inclui sintomas leves a moderados.

O transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM) é uma forma grave de TPM. As mulheres com esse transtorno apresentam 5 ou mais sintomas de TPM e também apresentam alterações de humor, raiva, irritabilidade, tensão e/ou ansiedade.

Os sintomas da TPM se dividem em duas categorias gerais:

Sintomas físicos

• Inchaço
  • Mastalgia
  • Inchaço dos pés e tornozelos
  • Retenção de líquidos e ganho de peso
  • Cólicas uterinas dolorosas pouco antes e durante os primeiros dias da menstruação
  • Dores de cabeça
  • Desejos de comida (especialmente por alimentos salgados ou doces)
  • Erupção de acne
  • Baixa energia ou fadiga
  • Palpitações
  • Tontura
  • Dores nas costas ou dores musculares

Sintomas psicológicos e emocionais

• Fadiga
  • Mudanças de humor
  • Irritabilidade
  • Depressão
  • Agressividade ou hostilidade
  • Crises de choro
  • Dificuldade de concentração
  • Aumento do apetite
  • Esquecimento
  • Mudanças no desejo sexual

Os sintomas específicos da TPM variam de mulher para mulher. Mas as três principais queixas são irritabilidade, fadiga e inchaço.

O seu médico irá perguntar-lhe sobre:

333 bílá pilulka podlouhlá
  • Seus sintomas de TPM
  • O momento desses sintomas em relação ao seu período menstrual
  • A regularidade dos sintomas (todos os meses, a cada dois meses, etc.)

Seu médico também perguntará sobre a qualidade geral de sua vida. As perguntas podem incluir:

• Você está se sentindo triste, tenso ou ansioso ultimamente?
  • Você percebe mudanças de humor? Fadiga? Dificuldade de concentração?
  • Você está tendo dificuldades com seu cônjuge, familiares ou colegas de trabalho?
  • Você está tão apressado que dorme mal e pula refeições?
  • Você vive uma vida sedentária com pouco exercício?
  • Você fuma cigarros?
  • Você bebe álcool ou bebidas com cafeína?
  • Sua dieta é rica em carne vermelha, alimentos salgados ou açúcar?

Em seguida, seu médico revisará seu histórico médico. Ele ou ela perguntará sobre quaisquer medicamentos que você esteja tomando.

Então, seu médico irá examiná-lo. Ele ou ela fará um exame pélvico com um exame de Papanicolau.

Nenhum achado físico isolado pode confirmar o diagnóstico de TPM. Mas um exame físico completo pode verificar outros problemas médicos. Estes podem incluir hipotireoidismo ou um tumor da mama, cérebro ou ovário.

Da mesma forma, nenhum teste de laboratório pode confirmar que você tem TPM. Mas exames de sangue podem descartar distúrbios médicos. Estes podem incluir hipoglicemia, hipotireoidismo ou outros problemas hormonais que podem estar causando seus sintomas.

Se não houver achados físicos e os resultados dos exames laboratoriais forem normais, seu médico poderá solicitar que você mantenha um registro diário dos sintomas da TPM. Você vai fazer isso por dois ou três meses. Este registro incluirá:

• Tipo de sintomas
  • Gravidade dos sintomas
  • Tempo de seus períodos menstruais
  • Uma descrição de quaisquer estresses especiais que afetaram sua vida

Quando este registro estiver completo, seu médico revisará as informações. Se seus sintomas seguirem um padrão consistente com a TPM, isso ajudará a estabelecer o diagnóstico.

Geralmente, os sintomas pré-menstruais devem estar ausentes por cerca de duas semanas para se qualificar para o diagnóstico de TPM. Os sintomas estarão ausentes logo após o início da menstruação até a próxima ovulação.

Duração esperada

A TPM pode ser uma condição de longo prazo. Em algumas mulheres, os sintomas da TPM surgem antes de cada período menstrual. Esse padrão continua até a menopausa. A menopausa é o fim dos ciclos menstruais relacionado à idade.

Em outras mulheres, os sintomas da TPM parecem diminuir após os 35 anos.

forteo vedlejší účinky přibývání na váze

Prevenção

Como os médicos não sabem exatamente o que causa a TPM, não há como evitá-la. No entanto, você pode aliviar alguns sintomas da TPM levando um estilo de vida mais saudável.

O tratamento da TPM depende de:

• A gravidade e o tipo de sintomas
  • Como eles são incômodos

Por exemplo, seus sintomas podem ser leves. Eles não podem interferir em sua vida diária ou relacionamentos pessoais. Nesse caso, seu médico pode sugerir que você tente uma ou mais das seguintes mudanças no estilo de vida:

• Exercite-se regularmente, procure pelo menos 30 minutos na maioria dos dias da semana.
  • Não pule refeições. Siga um horário regular de refeições para manter um nível de açúcar no sangue mais estável.
  • Coma uma dieta equilibrada com baixo teor de açúcares refinados.
  • Tente ter uma boa noite de sono. Evite ficar acordado a noite toda.
  • Se você fuma, pare.
  • Reduza a cafeína, álcool, carne vermelha e alimentos salgados.
  • Pratique técnicas de redução de estresse. Tome um bom banho demorado. Ou tente meditação ou biofeedback.

Se seus sintomas forem moderados a graves, seu médico provavelmente prescreverá medicamentos. Esses medicamentos visam aliviar sintomas específicos. Por exemplo, contraceptivos orais, especialmente aqueles que contêm estrogênio e progestina, podem minimizar a gravidade das cólicas e a duração do período menstrual.

Seu médico pode sugerir que você tente um medicamento antidepressivo. Isso é provável se você tiver sintomas que interfiram em suas responsabilidades de trabalho ou em casa ou em seus relacionamentos pessoais. Esses sintomas podem incluir irritabilidade, retraimento social, explosões de raiva ou depressão.

Os antidepressivos mais eficazes para aliviar a TPM são os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs) ou um inibidor da recaptação da serotonina-norepinefrina (IRSN). Exemplos incluem:

• Fluoxetina(Prozac, versões genéricas)
  • Sertralina(Zoloft, versões genéricas)
  • Citalopram(Celexa, versões genéricas)
  • Escitalopram(Lexapro, versões genéricas)
  • Paroxetina(Paxil, versões genéricas)
  • Venlafaxina(EffexorXR, versões genéricas)

Menos comumente, seu médico pode prescrever um medicamento que faz com que os ovários parem de produzir estrogênio, para que a ovulação pare. Isso geralmente é reservado para sintomas muito graves ou quando outros medicamentos falham. Os agonistas do hormônio liberador de gonadotropina (GnRH), como o leuprolida (Lupron), criam um estado de menopausa temporário. Eles fazem isso suprimindo os hormônios que controlam a produção de hormônios ovarianos e a ovulação.

Esses medicamentos geralmente são usados ​​por curtos períodos de tempo. Eles geralmente levam a ondas de calor e outros sintomas da menopausa. Se a terapia precisar continuar por mais de seis meses, você também terá que tomar estrogênio para evitar a perda óssea.

Se seus sintomas são leves ou graves, sempre ajuda ter a compreensão e o apoio de sua família enquanto você está sendo tratado para a TPM. Seu médico irá encorajá-lo a falar francamente com os membros da família sobre seus sintomas e seu tratamento da TPM.

Quando chamar um profissional

Ligue para o seu médico se os seus sintomas pré-menstruais:

k čemu se terpentýn používá
  • Causar-lhe sofrimento ou desconforto significativo
  • Tornar difícil para você funcionar na vida diária
  • Interferir em seus relacionamentos pessoais

Se você acha que está em perigo de causar danos a si mesmo ou a outras pessoas, ligue para o seu médico para uma consulta de emergência.

Prognóstico

Na maioria das mulheres, os sintomas da TPM começam a diminuir após os 35 anos. Eles terminam na menopausa. As mulheres que têm TPM ou PMDD correm maior risco de desenvolver depressão.

Fontes externas

Instituto Nacional de Saúde Mental

Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas

Centro Nacional de Informação de Saúde da Mulher (NWHIC)