Exercícios de amplitude passiva de movimento

O QUE VOCÊ PRECISA SABER:

O que são exercícios passivos de amplitude de movimento?

Os exercícios de amplitude passiva de movimento ajudam a manter as articulações de uma pessoa flexíveis. A amplitude de movimento é o quanto as articulações da pessoa podem ser movidas em diferentes direções. Os exercícios ajudam você a mover todas as articulações da pessoa em toda a sua amplitude de movimento.

O que eu preciso saber sobre exercícios de amplitude passiva de movimento?

  • Faça os exercícios todos os dias, ou com a frequência indicada pelo profissional de saúde da pessoa. O movimento regular ajuda a prevenir contraturas. As contraturas são articulações e músculos severamente apertados.
  • Você pode fazer os exercícios em qualquer ordem. Você pode distribuir os exercícios ao longo do dia. Todos os exercícios podem ser feitos enquanto a pessoa está na cama.
  • Mova a pessoa lenta, suavemente e suavemente. Evite movimentos rápidos ou bruscos.
  • Apoie a área perto da articulação conforme mostrado pelo profissional de saúde da pessoa. Mova a parte do corpo da pessoa com a outra mão.
  • Cada articulação deve ser movida o mais longe possível. Mova cada articulação até o ponto em que sentir alguma resistência. A pessoa pode sentir desconforto, mas não empurre para onde dói. Mantenha a posição por alguns segundos e, em seguida, retorne a pessoa à posição de repouso.
  • Faça os exercícios dos dois lados. Faça cada grupo de exercícios de um lado e depois faça os mesmos exercícios do outro lado.

Exercícios de pescoço:

Apoie a cabeça da pessoa com as mãos. Delicadamente, retorne a cabeça da pessoa para o meio, voltada para a frente, após cada exercício.



  • A cabeça vira: Vire a cabeça da pessoa para o lado. Em seguida, vire a cabeça para o outro lado.
  • Inclinações da cabeça: Incline a cabeça da pessoa, trazendo a orelha em direção ao ombro. Em seguida, incline a cabeça da pessoa em direção ao outro ombro.
  • Queixo ao peito: Incline suavemente a cabeça da pessoa em direção ao peito.

Exercícios de ombro e cotovelo:

Apoie o cotovelo da pessoa com uma mão. Segure o pulso dele com a outra mão.

  • Movimento do ombro, para cima e para baixo: Levante o braço da pessoa para a frente e depois sobre a cabeça. Traga o braço de volta para o lado da pessoa.
  • Movimento do ombro, lado a lado: Levante o braço da pessoa para o lado o máximo possível. Traga o braço de volta para o lado da pessoa.
  • Dobras de cotovelo: Coloque o braço da pessoa ao seu lado com a palma voltada para cima. Dobre e endireite o braço.

Exercícios de braço e punho:

Apoie o pulso da pessoa com uma mão. Segure os dedos dele com a outra mão.

  • Dobras de pulso: Dobre a mão da pessoa para trás em direção ao ombro. Os dedos devem apontar para o teto. Em seguida, dobre a mão da pessoa para baixo para que seus dedos apontem para o chão.
  • Rotação do pulso: Balance a mão da pessoa para frente e para trás. Gire suavemente a mão da pessoa em círculos em uma direção. Em seguida, role a mão em círculos na outra direção.
  • Palma para cima, palma para baixo: Dobre o cotovelo da pessoa contra o seu lado. Vire a mão dele para que a palma fique voltada para o teto. Em seguida, vire a palma da mão para que fique voltada para baixo.

Exercícios de mãos e dedos:

Segure a mão da pessoa com ambas as mãos. Segure a mão dele na sua direção, com os dedos compridos.

  • Curvas dos dedos: Enrole os dedos em um punho. Endireite os dedos novamente. Enrole e endireite cada dedo, um de cada vez. Enrole e endireite o polegar.
  • Espalhamento do dedo: Afaste o polegar e o dedo indicador, depois junte-os novamente. Afaste o dedo indicador e o dedo médio e, em seguida, junte-os novamente. Faça o mesmo com o resto dos dedos.
  • Toques de dedo a polegar: Toque as pontas dos dedos da pessoa na ponta do polegar, um dedo de cada vez.
  • Rotações dos dedos: Role cada dedo em um círculo em uma direção. Role cada dedo na outra direção. Role o polegar em cada direção.

Exercícios de quadril e joelho:

Comece com as pernas da pessoa retas. Coloque uma mão sob o joelho dele. Segure o tornozelo com a outra mão.

  • Dobras de quadril e joelho: Dobre lentamente o joelho da pessoa o mais próximo possível do peito. Em seguida, endireite suavemente a perna.
  • Movimento das pernas, lado a lado: Mova uma perna para o lado, longe da outra perna. Traga a perna de volta para o meio e cruze-a sobre a outra perna.
  • Rotação das pernas, para dentro e para fora: Role uma das pernas da pessoa em direção à outra perna para que os dedos dos pés apontem para dentro. Em seguida, role a perna para o lado para que os dedos dos pés apontem.

Exercícios de tornozelo e pé:

Coloque uma toalha enrolada sob a coxa da pessoa. Para os exercícios de tornozelo, apoie o tornozelo da pessoa com uma mão e os dedos dos pés com a outra. Para os exercícios dos dedos dos pés, deixe o pé da pessoa relaxar na cama e segure apenas os dedos dos pés.

  • Dobras do tornozelo: Dobre o pé da pessoa de modo que os dedos apontem para o teto. Em seguida, dobre o pé da pessoa na outra direção para que os dedos fiquem apontados.
  • Rotação do tornozelo: Levante ligeiramente o pé da pessoa da cama. Role o pé em círculos. Em seguida, role o pé em círculos na outra direção.
  • Movimento do tornozelo, lado a lado: Incline o tornozelo da pessoa para que a sola do pé aponte para a perna oposta. Em seguida, incline o tornozelo da pessoa para fora, de modo que a sola do pé aponte para longe da perna oposta.
  • Dobraduras do dedo do pé: Enrole os dedos dos pés da pessoa em direção à sola do pé. Endireite-os. Enrole os dedos dos pés em direção ao teto. Em seguida, endireite-os novamente.
  • Espalhamento do dedo do pé: Afaste o dedão do pé e o segundo dedo do pé, depois junte-os novamente. Faça o mesmo com o resto dos dedos.

Quando devo entrar em contato com o profissional de saúde da pessoa?

  • A pessoa sente dor com qualquer movimento.
  • Você não pode mover o corpo da pessoa, porque as articulações e os músculos se contraíram.
  • Você tem dúvidas ou preocupações sobre a condição, cuidados ou programa de exercícios da pessoa.

Acordo de Cuidados

Você tem o direito de ajudar a planejar seus cuidados. Saiba mais sobre sua condição de saúde e como ela pode ser tratada. Discuta as opções de tratamento com seus profissionais de saúde para decidir quais cuidados você deseja receber. Você sempre tem o direito de recusar o tratamento. A informação acima é apenas um auxílio pedagógico. Não se destina a ser um conselho médico para condições ou tratamentos individuais. Fale com o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico antes de seguir qualquer regime médico para ver se é seguro e eficaz para si.

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Outras informações

Sempre consulte seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se apliquem às suas circunstâncias pessoais.