Qual é a dose vitalícia ou cumulativa da Adriamicina?

Resposta oficial

de drogas. com
  • A vida útil recomendada ou a dose cumulativa para Adriamicina depende do risco de cardiotoxicidade de uma pessoa
  • Doses cumulativas ao longo da vida de Adriamicina acima de 550 mg/mdois(para ciclos de 21 dias) estão associados a um risco aumentado de cardiomiopatia
  • Em pessoas com alto risco de cardiotoxicidade, a dose cumulativa máxima de doxorrubicina ao longo da vida não deve exceder 400 mg/mdois.

Adriamicina (doxorrubicina) é um medicamento contra o câncer que tem sido usado com sucesso no tratamento de vários tipos de câncer, como leucemia linfoblástica aguda, leucemia mieloblástica aguda, tumor de Wilm, carcinomas de mama e ovário e muitos outros cânceres.

Pertence a uma classe de medicamentos chamados antibióticos antraciclinas. A adriamicina não pode ser administrada a pessoas que já receberam tratamento anterior com as doses cumulativas máximas de doxorrubicina, daunorrubicina, idarrubicina ou outras antraciclinas ou antracenedionas.

Uma dose vitalícia ou cumulativa refere-se à quantidade total de um medicamento (ou tratamento de radiação) que foi administrado a um paciente ao longo do tempo ou ao longo de sua vida.

Certos medicamentos, como a Adriamicina, têm uma dose cumulativa máxima que pode ser administrada a cada paciente. A dose é limitada para reduzir o risco de efeitos colaterais tóxicos, como toxicidade cardíaca (cardiotoxicidade).

můžete užívat ibuprofen s tramadolem?

A cardiotoxicidade pode ser grave com o tratamento com Adriamicina e pode se desenvolver tardiamente durante a terapia ou dentro de dois a três meses após o término do tratamento. Os sintomas incluem sinais ou sintomas de insuficiência cardíaca, incluindo uma capacidade reduzida do lado esquerdo do coração de bombear (chamada FEVE ou fração de ejeção do ventrículo esquerdo), batimentos cardíacos acelerados, falta de ar, fluido nos pulmões, bem como outros sintomas relacionados. sintomas.

A probabilidade de desenvolver problemas cardíacos (função miocárdica prejudicada) aumenta quanto maior a dose cumulativa de Adriamicina que foi administrada, por exemplo, a probabilidade é:

• 1-2% para uma dose cumulativa total de 300 mg/mdoisAdriamicina
  • 3-5% para uma dose cumulativa total de 400 mg/mdoisAdriamicina
  • 5-8% para uma dose cumulativa total de 450 mg/mdoisAdriamicina
  • 6-20% para uma dose cumulativa total de 500 mg/mdoisAdriamicina.

A probabilidade de desenvolver insuficiência cardíaca congestiva foi relatada como:

• 1,5% para uma dose cumulativa de 300 mg/mdoisAdriamicina
  • 3-4,9% para uma dose cumulativa de 400-430 mg/mdoisAdriamicina
  • 7-7,7% para uma dose cumulativa de 450-475 mg/mdoisAdriamicina
  • 20,5-21% para uma dose cumulativa de 500-728 mg/mdoisAdriamicina.

O risco de desenvolver insuficiência cardíaca aumenta rapidamente com o aumento das doses cumulativas superiores a 400 mg/mdoise quando a adriamicina é usada com outros agentes quimioterápicos, como ciclofosfamida, fluorouracil ou vincristina.

A cardiotoxicidade também pode ocorrer em doses mais baixas em idosos, pessoas expostas à adriamicina em idade jovem, uso concomitante de outras drogas cardiotóxicas, bloqueadores dos canais de cálcio, doença cardíaca pré-existente ou radioterapia prévia no coração. As pessoas prescreveram o anticorpo monoclonal trastuzumabe têm um risco muito maior de cardiotoxicidade com Adriamicina em doses cumulativas mais baixas.

A bula da Adriamicina afirma que doses cumulativas ao longo da vida acima de 550 mg/m2 (ciclos de 21 dias) estão associadas a um risco aumentado de cardiomiopatia.

Em pessoas com maior risco de cardiotoxicidade, a dose cumulativa máxima de doxorrubicina deve ser limitada a menos de 400 mg/mdois.

Em certos casos, as pessoas que receberam doses cumulativas totais de 450 mg/mdoispode ser considerado para terapia adicional até uma dose cumulativa total de 700 mg/mdoisdesde que sejam submetidos a avaliação cardíaca e considerados aptos para continuar o tratamento.

Dexrazoxano pode ser usado para cardioproteção em pacientes com câncer avançado ou metastático que estão em risco de desenvolver cardiotoxicidade ao receber Adriamicina.

Perguntas médicas relacionadas

Informações sobre medicamentos