Neutropenia

O QUE VOCÊ PRECISA SABER:

O que é neutropenia?

A neutropenia é uma condição que faz com que você tenha um baixo número de neutrófilos no sangue. Os neutrófilos são um tipo de glóbulo branco produzido na medula óssea. Eles ajudam seu corpo a combater infecções e bactérias.

O que aumenta meu risco de neutropenia?

• História familiar ou genes herdados
  • Tratamentos médicos, como quimioterapia ou radioterapia
  • Certos medicamentos, como penicilina ou aspirina
  • Infecções, como hepatite A ou B, RSV, influenza A ou B, citomegalovírus, vírus Epstein-Barr e HIV
  • Distúrbios autoimunes, incluindo hipertireoidismo, artrite reumatóide e lúpus
  • Doenças da medula óssea, incluindo anemia aplástica e leucemia aguda
  • Falta de certas vitaminas e minerais, como B12, folato e cobre

Quais são os sinais e sintomas da neutropenia?

Você pode não ter sinais ou sintomas, ou pode ter qualquer um dos seguintes:

• Febre
  • Contusões, manchas vermelhas ou feridas na pele
  • Aftas
  • Uma infecção sinusal
  • Feridas anais ou retais
  • Um batimento cardíaco acelerado
  • Tosse ou chiado

Como a neutropenia é diagnosticada?

Seu médico perguntará sobre seus sintomas e o examinará. Conte a ele sobre os medicamentos ou suplementos que você toma e quaisquer condições de saúde que possa ter. Você pode precisar de qualquer um dos seguintes testes:

• Exames de sangue irá mostrar o nível de glóbulos brancos no seu corpo. Isso informará os profissionais de saúde se você tiver uma infecção e se sua neutropenia for moderada ou grave.
  • Exames de urina mostrará se você tem uma infecção na bexiga ou nos rins.
  • AJA pode mostrar uma infecção ou outros problemas que causam seus sintomas. Você pode receber líquido de contraste para ajudar a infecção ou outro problema a aparecer melhor nas fotos. Informe o profissional de saúde se você já teve uma reação alérgica ao líquido de contraste.

Como a neutropenia é tratada?

O tratamento dependerá da causa da sua neutropenia. Seu médico tratará quaisquer infecções que você tenha. Você também pode precisar mudar os alimentos que come para garantir a nutrição correta. Você pode precisar parar de tomar medicamentos que podem causar neutropenia. Você também pode receber fator de crescimento para ajudar a estimular sua medula óssea a produzir mais neutrófilos.

Como posso prevenir uma infecção?

• Lave suas mãos antes de preparar ou comer alimentos e depois de usar o banheiro.
    Lavar as mãos
  • Banhe-se diariamente. Se você se barbear, use um barbeador elétrico para evitar cortes na pele.
  • Use uma escova de dentes de cerdas macias , e escove os dentes suavemente 2 vezes por dia. Pergunte ao seu médico se você pode usar fio dental suavemente diariamente.
  • Evite multidões e qualquer pessoa que possa estar doente. Evite o contato com saliva, urina ou fezes de animais. Peça a alguém para limpar a caixa de areia ou o tanque de peixes do seu gato, ou pegar depois do seu cão.
  • Lave bem frutas e vegetais crus. Cozinhe bem as carnes e os ovos.
  • Use amaciadores de fezes se estiver constipado. Não use supositórios ou enemas. Constipação, supositórios e enemas podem causar uma lágrima no reto. Isso permite que os germes entrem e pode aumentar o risco de infecção.
  • Pergunte sobre vacinas. As vacinas contra gripe ou pneumonia podem ajudar a prevenir infecções e doenças. A vacina contra a gripe geralmente é administrada todos os anos no outono. A vacina contra pneumonia é geralmente administrada a cada 5 anos.

Ligue para o número de emergência local (911 nos EUA) se:

• Você tem febre de 38°C (100,4°F) por mais de 1 hora.
  • Você tem uma febre de 101 ° F (38,3 ° C) ou superior uma vez.

Quando devo ligar para o meu médico?

• Você tem febre ou calafrios.
  • Você tem uma nova tosse.
  • Você tem uma dor de garganta ou uma nova ferida na boca.
  • Você tem vermelhidão ou inchaço em qualquer lugar do corpo.
  • Você tem dor no abdômen ou no reto.
  • Você tem queimação ou dor ao urinar.
  • Você está com diarreia.
  • Você está mais cansado ou esquecido do que o habitual.
  • Você tem dúvidas ou preocupações sobre sua condição ou cuidados.

Acordo de Cuidados

Você tem o direito de ajudar a planejar seus cuidados. Saiba mais sobre sua condição de saúde e como ela pode ser tratada. Discuta as opções de tratamento com seus profissionais de saúde para decidir quais cuidados você deseja receber. Você sempre tem o direito de recusar o tratamento. A informação acima é apenas um auxílio pedagógico. Não se destina a ser um conselho médico para condições ou tratamentos individuais. Fale com o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico antes de seguir qualquer regime médico para ver se é seguro e eficaz para si.

© Copyright IBM Corporation 2021 As informações são apenas para uso do Usuário Final e não podem ser vendidas, redistribuídas ou usadas de outra forma para fins comerciais. Todas as ilustrações e imagens incluídas no CareNotes® são propriedade protegida por direitos autorais da A.D.A.M., Inc. ou IBM Watson Health