Naproxeno: 7 coisas que você deve saber

1. Como funciona

• O naproxeno pode ser usado para tratar várias dores ou condições inflamatórias.
  • O naproxeno ajuda a aliviar a dor e a inflamação e funciona bloqueando os efeitos das enzimas ciclooxigenase (COX). Isso impede a síntese de prostaglandinas (as prostaglandinas elevam a temperatura corporal e tornam as terminações nervosas mais sensíveis à transmissão da dor).
  • O naproxeno pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como AINEs (anti-inflamatórios não esteroides).

2. Vantagens

• Eficaz para o alívio da dor e inflamação associada à artrite, gota, menstruação e tendinite.
  • Os AINEs (incluindo o naproxeno) são considerados opções de primeira linha para dor aguda leve a moderada porque, em dosagens corretas, são eficazes, não causam dependência e estão prontamente disponíveis a baixo custo.
  • O naproxeno genérico está disponível.

3. Desvantagens

Se você tem entre 18 e 60 anos, não toma nenhum outro medicamento ou não tem outras condições médicas, os efeitos colaterais que você provavelmente experimentará incluem:

• Efeitos colaterais relacionados ao estômago, incluindo indigestão, azia e sangramento. Pessoas de idade mais avançada, que tomam outros medicamentos que afetam o estômago ou que bebem mais de 3 copos de álcool por dia podem estar em maior risco. O naproxeno é considerado como tendo um potencial intermediário para efeitos colaterais relacionados ao estômago em comparação com outros AINEs.
  • A maioria dos AINEs foi associada a um risco aumentado de acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco. O risco pode ser maior em pacientes com condições cardiovasculares preexistentes e com dosagens mais altas.
  • Pode não ser adequado para algumas pessoas, incluindo aquelas com doença renal, histórico de úlceras estomacais ou outros distúrbios gastrointestinais, com doença cardiovascular pré-existente ou após cirurgia de revascularização do miocárdio.
  • Pode interagir com alguns outros medicamentos, como varfarina, ISRSs, inibidores da ECA e diuréticos.
  • Os AINEs, como o naproxeno, não devem ser usados ​​durante os últimos três meses de gravidez porque podem causar o fechamento prematuro do canal arterial fetal. Além disso, o uso de AINEs em torno de 20 semanas de gestação ou mais tarde na gravidez pode causar problemas renais fetais levando a oligoidrâmnio (baixo volume de líquido amniótico) e, em alguns casos, insuficiência renal. Se o tratamento com AINEs for considerado necessário entre 20 e 30 semanas de gravidez, use a menor dose eficaz pelo menor tempo possível. Evite AINEs após 30 semanas de gestação.

Observação: Em geral, idosos ou crianças, pessoas com certas condições médicas (como problemas hepáticos ou renais, doenças cardíacas, diabetes, convulsões) ou pessoas que tomam outros medicamentos correm maior risco de desenvolver uma ampla gama de efeitos colaterais. Veja a lista completa de efeitos colaterais

4. Resultado final

O naproxeno é eficaz para o alívio a curto prazo da dor e inflamação associadas à artrite, gota, menstruação e tendinite; no entanto, como outros AINEs, tem o potencial de afetar adversamente o estômago ou o coração e aumentar a tendência de sangramento. Não deve ser usado a partir da 20ª semana de gravidez.

5. Dicas

• Tome com alimentos para reduzir os efeitos adversos relacionados ao estômago.
  • Comprimidos de liberação lenta, de liberação prolongada ou com revestimento entérico devem ser engolidos inteiros, não esmagados ou mastigados.
  • Use a menor dose eficaz pelo menor período de tempo.
  • A dosagem recomendada de naproxeno pode variar dependendo da marca que está sendo tomada. Não assuma que uma marca tem a mesma dose que outra. Sempre verifique as instruções de dosagem no rótulo. Além disso, algumas marcas podem demorar um pouco mais para começar a funcionar do que outras.
  • Recomenda-se a dosagem duas vezes ao dia; a dosagem mais frequente não melhora necessariamente a resposta ao naproxeno.
  • As dosagens de manhã e à noite não precisam ser iguais em tamanho.
  • Se você estiver tomando naproxeno e achar que não está funcionando muito bem para você, você pode tentar um AINE diferente.
  • AINEs não devem ser usados ​​nos últimos 3 meses de gravidez; sempre pergunte ao seu médico antes de usar qualquer medicamento durante a gravidez.
  • Evite naproxeno se tiver histórico de asma ou urticária após tomar aspirina ou qualquer outro AINE, como o ibuprofeno.
  • Não use este medicamento no contexto de cirurgia de revascularização do miocárdio (enxerto de revascularização do miocárdio ou revascularização do miocárdio).
  • Consulte um médico imediatamente se tiver dificuldade em respirar, enjoo ou fadiga inexplicáveis, perda de apetite, alterações na visão, retenção de líquidos ou sangramento anormal.
  • AINEs, como naproxeno, não devem ser usados ​​nos últimos 3 meses de gravidez; sempre pergunte ao seu médico antes de usar qualquer medicamento durante a gravidez. Não use AINEs como naproxeno entre 20 e 30 semanas de gestação sem o conselho do seu médico, pois isso pode causar problemas renais e baixos volumes de líquido amniótico no recém-nascido. O acetaminofeno pode ser considerado para tratar a dor e a inflamação durante a gravidez.

6. Resposta e eficácia

• O tempo para atingir as concentrações máximas varia com as diferentes formulações, mas varia de 1 a 4 horas. Os efeitos de alívio da dor duram aproximadamente 12 horas.

7. Interações

Os medicamentos que interagem com o naproxeno podem diminuir seu efeito, afetar sua duração, aumentar os efeitos colaterais ou ter menos efeito quando tomados com naproxeno. Uma interação entre dois medicamentos nem sempre significa que você deve parar de tomar um dos medicamentos; no entanto, às vezes isso acontece. Converse com seu médico sobre como as interações medicamentosas devem ser gerenciadas.

Medicamentos comuns que podem interagir com naproxeno incluem:

• Inibidores da ECA ou BRA, como captopril, enalapril ou losartana
  • antibióticos, como ciprofloxacina ou vancomicina
  • anticoagulantes (diluentes do sangue), como apixabana, dabigatrana, fondaparinux, heparina ou varfarina
  • antidepressivos, como citalopram, escitalopram, fluoxetina ou paroxetina
  • antifúngicos, como voriconazol
  • antiplaquetários, como clopidogrel ou ticagrelor
  • betabloqueadores, como acebutolol, atenolol, bisoprolol ou carvedilol
  • bifosfonatos, como alendronato
  • corticosteróides, como dexametasona ou prednisona
  • digoxina
  • diuréticos (pílulas de água), como clortalidona, clorotiazida, hidroclorotiazida (HCTZ) ou furosemida
  • glucagon
  • haloperidol
  • Medicamentos para o HIV (por exemplo, Stribild, tenofovir)
  • metformina
  • outros anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como celecoxib, diclofenaco, etodolaco, ibuprofeno, cetorolaco, meloxicam ou nabumetona
  • sulfonilureias (um tipo de medicamento para diabetes), como glimepirida, gliburida ou glipizida
  • suplementos, como glucosamina, ácidos graxos ômega-3, vitamina E
  • outros, como ciclosporina, lítio, metotrexato, pemetrexed, pirfenidona ou tacrolimus.

Beber álcool enquanto estiver tomando naproxeno pode aumentar o risco de efeitos colaterais gastrointestinais ou danos nos rins.

Observe que esta lista não é completa e inclui apenas medicamentos comuns que podem interagir com o naproxeno. Você deve consultar as informações de prescrição do naproxeno para obter uma lista completa de interações.

Referências

Naproxeno. Revisado em 04/2021. Laboratórios de Cantão. find-drugs-conditionspro/naprosyn.html

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use naproxeno apenas para a indicação prescrita.

Copyright 1996-2021 Drugs.com. Data da revisão: 26 de julho de 2021.