Metronidazol

Nome genérico: metronidazol
Marca: PRIMEIRO Metronidazol, Flagil, Flagil 375

O que é metronidazol?

O metronidazol é um antibiótico usado para tratar infecções bacterianas da vagina, estômago, fígado, pele, articulações, cérebro e trato respiratório. O metronidazol não trata uma infecção por fungos na vagina.

O metronidazol também pode ser usado para fins não listados neste guia de medicamentos.

Qual é a informação mais importante que devo saber sobre o metronidazol?

Você não deve usar metronidazol se tiver tomado dissulfiram (Antabuse) nas últimas 2 semanas.

Não beba álcool ou coma alimentos ou medicamentos que contenham propilenoglicol enquanto estiver tomando metronidazol e por pelo menos 3 dias após parar de tomá-lo.

O que devo discutir com meu profissional de saúde antes de tomar metronidazol?

Você não deve tomar metronidazol se for alérgico a ele ou se tiver tomado dissulfiram (Antabuse) nas últimas 2 semanas.

Não tome metronidazol durante o primeiro trimestre de gravidez. Este medicamento pode prejudicar o feto. Informe o seu médico se estiver grávida.

Informe o seu médico se você já teve:

• doença hepática ou renal;

• síndrome de Cockayne (uma doença genética rara);

• uma doença do estômago ou intestinos, como a doença de Crohn;

• um distúrbio das células sanguíneas, como anemia (falta de glóbulos vermelhos) ou baixa contagem de glóbulos brancos;

• uma infecção fúngica em qualquer parte do seu corpo; ou

• um distúrbio nervoso.

Em estudos com animais, o metronidazol causou certos tipos de tumores, alguns dos quais eram cancerígenos. No entanto, doses muito altas são usadas em estudos com animais. Não se sabe se esses efeitos podem ocorrer em pessoas que usam doses regulares. Pergunte ao seu médico sobre o seu risco.

O metronidazol pode passar para o leite materno e pode prejudicar o bebê em amamentação. Você não deve amamentar por 24 horas após o uso de metronidazol. Se você usar uma bomba tira leite durante esse período, jogue fora o leite que coletou. Não alimente seu bebê.

Não dê este medicamento a uma criança sem orientação médica.

Como devo tomar o metronidazol?

Siga todas as instruções no rótulo da receita e leia todos os guias de medicação ou folhas de instruções. Use o medicamento exatamente como indicado.

Agite o suspensão oral (líquido) antes de medir uma dose. Use a seringa de medição que acompanha o medicamento ou use um dispositivo de medição de dose (não uma colher caseira).

Não esmague, mastigue ou quebre um comprimido de liberação prolongada. Engula-o inteiro.

Se você estiver tratando uma infecção vaginal, seu parceiro sexual também pode ter que tomar metronidazol (mesmo que os sintomas não estejam presentes) ou ele pode ser infectado novamente.

O metronidazol é geralmente administrado por até 10 dias seguidos. Você pode ter que repetir esta dose várias semanas depois.

Use este medicamento durante todo o tempo que seu médico receitou, mesmo que seus sintomas melhorem rapidamente. Pular doses pode aumentar o risco de uma infecção que será resistente ao medicamento. O metronidazol não é para tratar uma infecção viral, como a gripe ou o resfriado comum.

Este medicamento pode afetar os resultados de certos exames médicos. Informe qualquer médico que o trata que você está usando metronidazol.

Armazenar em temperatura ambiente longe da umidade e do calor.

E se eu esquecer de uma dose?

Tome o medicamento assim que puder, mas pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose. Não tome duas doses ao mesmo tempo.

O que aconteceria com uma overdose?

Procure atendimento médico de emergência ou ligue para a linha de ajuda para envenenamento em 1-800-222-1222.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir náuseas, vómitos e perda de equilíbrio ou coordenação.

O que devo evitar ao tomar metronidazol?

Não beba álcool ou coma alimentos ou outros medicamentos que contenham propilenoglicol enquanto estiver tomando metronidazol. Você pode ter efeitos colaterais desagradáveis, como dor de cabeça, cólicas estomacais, náuseas, vômitos e rubor (calor, vermelhidão ou sensação de formigamento).

Evite álcool ou propilenoglicol por pelo menos 3 dias após parar de tomar metronidazol. Verifique o rótulo dos medicamentos ou produtos alimentares para se certificar de que não contêm álcool ou propilenoglicol.

Quais são os possíveis efeitos colaterais do metronidazol?

Procure atendimento médico de emergência se tiver sintomas de uma reação alérgica : colmeias; dificuldade para respirar; inchaço da face, lábios, língua ou garganta.

Ligue para o seu médico imediatamente se você tiver:

• diarréia;

• micção dolorosa ou difícil;

• problemas para dormir, depressão, irritabilidade;

• dor de cabeça, tontura, fraqueza;

• sensação de tontura, como se você pudesse desmaiar; ou

• bolhas ou úlceras na boca, gengivas vermelhas ou inchadas, dificuldade em engolir.

Pare de tomar o medicamento e chame seu médico imediatamente se tiver efeitos colaterais neurológicos (mais prováveis ​​de ocorrer enquanto estiver tomando metronidazol a longo prazo):

• dormência, formigamento ou dor em queimação nas mãos ou nos pés;

• problemas de visão, dor atrás dos olhos, ver flashes de luz;

• fraqueza muscular, problemas de coordenação;

• dificuldade em falar ou compreender o que lhe é dito;

• convulsões; ou

• febre, rigidez de nuca e aumento da sensibilidade à luz.

léky na předpis proti průjmu

O metronidazol pode causar problemas hepáticos com risco de vida em pessoas com síndrome de Cockayne. Se você tiver essa condição, pare de tomar metronidazol e entre em contato com seu médico se tiver sinais de insuficiência hepática --náuseas, dor de estômago (lado superior direito), urina escura, fezes cor de barro ou icterícia (amarelecimento da pele ou dos olhos).

Os efeitos colaterais podem ser mais prováveis ​​de ocorrer em adultos mais velhos.

Os efeitos colaterais comuns podem incluir:

• náuseas, vômitos, perda de apetite, dor de estômago;

• diarréia, constipação;

• gosto metálico desagradável;

• erupção cutânea, comichão;

• coceira ou corrimento vaginal;

• aftas; ou

• língua inchada, vermelha ou 'peluda'.

Esta lista não menciona todos os efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para o seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ligando para o FDA em 1-800-FDA-1088.

Que outras drogas afetarão o metronidazol?

Às vezes, não é seguro usar certos medicamentos ao mesmo tempo. Alguns medicamentos podem afetar os níveis sanguíneos de outros medicamentos que você toma, o que pode aumentar os efeitos colaterais ou tornar os medicamentos menos eficazes.

Informe o seu médico sobre todos os seus outros medicamentos, especialmente:

• bussulfano;

• lítio; o

• um anticoagulante - varfarina, Coumadin, Jantoven.

Está lista não está completa. Outros medicamentos podem afetar o metronidazol, incluindo medicamentos prescritos e de venda livre, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas aqui.

Onde posso obter mais informações?

• Seu farmacêutico pode fornecer mais informações sobre o metronidazol.
  • Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use este medicamento apenas para a condição para a qual foi prescrito.
  • Todos os esforços foram feitos para garantir que as informações fornecidas pela Cerner Multum, Inc. ('Multum') sejam precisas, atuais e completas, mas nenhuma garantia é feita quanto a isso. As informações sobre medicamentos aqui incluídas podem ter novas recomendações. As informações preparadas pela Multum foram criadas para uso do consumidor e profissional de saúde nos Estados Unidos da América (EUA) e para a qual a Multum não certifica que o uso fora dos EUA é apropriado. , a menos que especificamente mencionado qual. As informações sobre medicamentos da Multum não endossam medicamentos, diagnosticam o paciente ou recomendam terapia. As informações sobre medicamentos da Multum servem como uma fonte de informação destinada a auxiliar o profissional de saúde licenciado a cuidar de seus pacientes e/ou servir o consumidor que recebe este serviço como um complemento e não um substituto para competência, experiência, conhecimento e opinião do profissional de saúde. A ausência de um aviso para um medicamento ou combinação de medicamentos neste documento não deve, de forma alguma, ser interpretada como significando que o medicamento ou combinação de medicamentos é seguro, eficaz ou apropriado para qualquer paciente. A Multum não se responsabiliza por nenhum aspecto dos cuidados médicos que você recebe com a ajuda das informações que vêm da Multum. As informações aqui contidas não se destinam a cobrir todos os usos, instruções, precauções, advertências, interações medicamentosas, reações alérgicas ou efeitos colaterais possíveis. Se você tiver alguma dúvida sobre os medicamentos que está tomando, pergunte ao seu médico, enfermeiro ou farmacêutico.