Melatonina: vale a pena perder o sono?

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O que é melatonina?

Melatonina - você provavelmente já viu na seção de vitaminas da sua farmácia.



Mas melatonina é não uma vitamina. A melatonina é o hormônio que seu corpo secreta naturalmente que lhe diz quando é hora de dormir. Também está disponível como suplemento.



melatonina natural é formado a partir do aminoácido triptofano em nossos corpos e depois liberado para nossos receptores de melatonina no cérebro. Ajuda a controlar nossos ciclos de sono e vigília. De fato, os níveis noturnos de hormônio melatonina são cerca de 10 vezes maiores do que durante o dia.

A liberação de melatonina é aumentada a cada dia em resposta à escuridão, atingindo o pico por volta das 2 a 3 da manhã.



Usos da melatonina

A melatonina ganhou grande popularidade nos últimos anos.

Comprimidos de melatonina sintética foi usado:

  • para ajudar a minimizar o jet lag
  • para ajudar a ajustar os ciclos de sono em cegos
  • para distúrbios do sono no trabalho por turnos em pessoas com horários de trabalho alternados
  • para outros distúrbios do sono.

Estudos também estão analisando seu uso em transtorno afetivo sazonal (TRISTE).



Mas quão eficaz é a melatonina e o que dizer sua segurança ?

  • A regulamentação dos produtos de melatonina varia de acordo com o país.
  • Nos EUA, a melatonina pode ser comprada sem receita médica na farmácia ou loja de produtos naturais.
  • Os pontos fortes variam de 1 miligrama (mg) a 10 mg, e eles vêm como comprimidos, cápsulas, líquido oral, pastilhas, formulários de liberação programada e até gomas mastigáveis. As formulações líquidas podem conter álcool, portanto, verifique os rótulos.
  • Em média, uma garrafa de 120 unidades custa cerca de US$ 10,00, mas isso pode variar muito em todo o país.

Quão segura é a melatonina?

Em geral, a melatonina é um suplemento relativamente seguro; e efeitos colaterais são incomuns . Na verdade, a maioria dos efeitos colaterais ocorre em uma taxa menor ou igual ao placebo (uma pílula inativa).

No entanto, algumas pessoas podem ter efeitos colaterais da melatonina que podem incluir:

  • Sentindo-se sonolento, fraco, confuso durante o dia
  • Sonhos vívidos
  • Humor deprimido
  • Dor de cabeça
  • Perda de apetite, diarreia, náusea
  • Pequenas alterações da pressão arterial
  • Dor nas costas, dor nas articulações

Jet Lag é um saco

Fuso horário é um dos usos mais comuns para a melatonina.

O jet lag é muito mais provável se você cruzar vários fusos horários, piorando com o número de fusos horários que você cruza.

O jet lag é um problema de viagem que causa:

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  • dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo
  • fadiga
  • dificuldade de concentração
  • Prisão de ventre.

Com tempo suficiente (3 a 5 dias), o jet lag geralmente se resolve por conta própria. Isso nem sempre é ideal para todos, especialmente para profissionais ocupados ou turistas ansiosos em movimento.

Qual é a dose de melatonina para Jet Lag?

Por minimização do jet lag , existe uma forma específica de tomar melatonina.

Se você estiver viajando para o leste em vários fusos horários, digamos dos EUA para a Europa, tome a melatonina depois de escurecer, 30 minutos antes de dormir no novo fuso horário ou se estiver no avião. Então, nas próximas 4 noites no novo fuso horário, tome-o novamente depois de escurecer, 30 minutos antes de dormir. Temporizado apropriadamente terapia de exposição à luz também pode ser útil quando combinado com melatonina para viagens para o leste.

As viagens para o oeste nem sempre exigem o uso de melatonina e podem não ser úteis. Se você estiver indo para o oeste, por exemplo, dos EUA para a Austrália, não é necessária uma dose para sua primeira noite de viagem, mas tome-a nas próximas 4 noites no novo fuso horário, depois de escurecer, 30 minutos antes de dormir, se precisava.

De qualquer jeito, não dirija se estiver sonolento ao chegar ao aeroporto.

As doses iniciais para insônia ou jet lag devem começar na extremidade inferior da dosagem de melatonina (0,3 a 0,5 mg) e variar até 5 mg. Doses diferentes podem ser eficazes para pessoas diferentes. Doses de 3 a 5 mg na hora de dormir são comumente usadas.

Existem interações medicamentosas com melatonina?

Sim, pode haver alguns Interações medicamentosas importantes com melatonina; a melatonina é estruturalmente semelhante à serotonina, um neurotransmissor (químico do nervo) encontrado no cérebro e em outras áreas do corpo.

A melatonina pode ter uma importante interação medicamentosa com esses medicamentos, possivelmente aumentando os níveis sanguíneos de melatonina ou causando outros efeitos colaterais:

  • Fluvoxamina - evitar com melatonina
  • Medicamentos do tipo sedativo, como zolpidem , triazolam , ou lorazepam - evitar com melatonina, pode aumentar o comprometimento da memória e sedação
  • Medicamentos para afinar o sangue, como varfarina : converse com seu médico antes de usar melatonina com varfarina
  • Excessivo cafeína pode diminuir sua capacidade de adormecer mais facilmente, sozinho ou quando usado com melatonina.

Esta não é uma lista completa de interações medicamentosas de melatonina. Ver um lista detalhada aqui .

Informe o seu médico ou farmacêutico sobre todos os medicamentos e vitaminas que você toma, incluindo medicamentos de venda livre (OTC), suplementos alimentares e produtos à base de plantas.

Verifique com seu médico antes de tomar melatonina com qualquer medicação. Além disso, não pare de usar nenhum medicamento sem primeiro falar com seu médico.

Enzimas do fígado e melatonina

Melatonina é principalmente decomposto no corpo no fígado (metabolizado) pelo citocromo P450. Muitas outras drogas também são metabolizadas por essas enzimas.

Teoricamente, quando a melatonina é combinada com essas outras drogas também decompostas pelo mesmo conjunto de enzimas pode haver competição. Por que isso é um problema? Há uma quantidade limitada de enzimas, e os níveis sanguíneos de melatonina (ou de outra droga) podem aumentar, levando ao aumento dos efeitos colaterais e toxicidade da droga.

Alguns medicamentos que podem causar esses problemas incluem:

  • cafeína
  • ciprofloxacina (Cipro)
  • deferasirox (Exjade, Jadenu)
  • equinácea
  • fluvoxamina
  • olaparibe (Lynparza)
  • Varfarina (Coumadin, Jantoven)

Esta é outra boa razão para ter uma tela de interação medicamentosa mesmo com suplementos OTC, converse com seu farmacêutico quando os medicamentos são adicionados ou removidos do seu regime e use melatonina com cautela.

Ver um lista de interações medicamentosas de melatonina aqui .

Uso de melatonina em crianças

Embora existam produtos de melatonina vendidos sem receita (OTC) para uso em crianças, é melhor usar apenas melatonina para seu filho sob a direção de um pediatra ou outro especialista médico .

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As causas da insônia (incapacidade de adormecer ou permanecer dormindo) devem sempre ser avaliadas em crianças para determinar se há uma causa médica ou comportamental subjacente. A melatonina não deve ser usada para “forçar o sono” em crianças saudáveis. O uso para crianças com transtornos do desenvolvimento também deve envolver intervenções comportamentais.

De acordo com uma meta-análise publicada em Registros de doença na infância , crianças com transtornos do desenvolvimento, como transtorno do espectro do autismo, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e deficiência intelectual, podem ter distúrbios do sono e podem se beneficiar do tratamento com melatonina quando comparados ao placebo. Neste estudo revisando 541 crianças de 9 estudos, os autores observam que:

  • a melatonina melhorou significativamente a latência do início do sono, com uma diferença média de 28 minutos
  • melatonina aumentou o tempo total de sono, diferença média de 48 minutos
  • a melatonina não diminuiu significativamente os despertares noturnos.
  • nenhum efeito colateral grave foi relatado.

Os efeitos colaterais são infrequentes com a melatonina, mas o uso em crianças a longo prazo não é bem estudado. Relatado efeitos colaterais com o uso de melatonina em crianças estão:

  • sonolência matinal
  • nebulosidade'
  • aumento da enurese (xixi na cama)

As doses variam em estudos em crianças e devem ser determinadas pelo médico do seu filho.

Não há evidências para apoiar a eficácia da melatonina de liberação prolongada em relação à liberação imediata. As preparações líquidas de melatonina geralmente contêm álcool e devem ser evitadas em crianças. Os pais devem selecionar produtos de venda livre que contenham apenas melatonina e não combinados com outros suplementos de ervas.

A melatonina pode causar convulsões?

No passado, os dados relatados por Jain e colegas eram confusos sobre se a melatonina contribuía para um maior risco de convulsões, especialmente na epilepsia ou em crianças com distúrbios do desenvolvimento, como transtorno do espectro autista ou transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). Mais recentemente, o consenso aparece ser que a melatonina não aumenta nem diminui o risco de convulsões.

Você ainda deve consultar seu médico antes de usar melatonina em seu filho com um distúrbio neurológico grave ou com epilepsia, ou se ele tomar um medicamento que possa aumentar o risco de convulsão.

Exemplos de medicamentos que podem aumentar o risco de convulsão incluem:

  • alguns antibióticos
  • anestésicos gerais
  • narcóticos
  • Estimulantes de TDAH como metilfenidato (Ritalina).

Certifique-se de informar ao seu médico que você usa melatonina e sempre peça ao seu farmacêutico verificação de interação medicamentosa , mesmo com medicamentos de venda livre (OTC).

Eletrônicos e hora de dormir

Dispositivos eletrônicos, como iPhones, iPads e TVs, muitas vezes entram no quarto à noite, emitindo luz azul de suas telas. Isso pode ser especialmente problemático para as crianças.

Os pesquisadores descobriram que a luz brilhante desses dispositivos pode diminuir os níveis de melatonina natural. O efeito foi mais significativo para crianças que estavam entrando na puberdade, com níveis noturnos de melatonina suprimidos em até 37% em certos casos.

O estudo mostra que a luz brilhante pode alterar os níveis de melatonina, que podem ser os culpados por uma noite de sono ruim.

Noite de um dia difícil

A dificuldade para dormir à noite e manter o sono é uma queixa comum para muitos adultos. Além disso, pode piorar após os 55 anos, pois os níveis de melatonina caem drasticamente à medida que envelhecemos. Na verdade, o CDC relatou que mais de um terço dos adultos americanos não dormem bem.

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Insônia pode ser devido a qualquer número de causas, tais como:

  • Excesso de cafeína, tabagismo, uso de álcool ou refeições tarde da noite
  • Viagens, exercícios tarde da noite, cochilos no meio do dia
  • Dor, aguda ou crônica
  • Efeitos colaterais da medicação
  • Depressão, ansiedade
  • Necessidade de urinar
  • Apnéia do sono
  • Temperatura ou umidade
  • Luz azul da eletrônica à noite

Dosagem de melatonina

Eliminar as causas corrigíveis para sua insônia é o primeiro objetivo, e o encaminhamento a um especialista em sono é recomendado se não houver sucesso.

Estudos descobriram que doses de melatonina variando de 0,5 a 10 mg administradas 30 a 60 minutos antes de dormir são eficazes. É melhor começar com uma dose mais baixa e aumentar se necessário. Um teste de melatonina pode valer a pena para insônia ou jet lag, mas verifique primeiro com seu médico e comece com doses baixas de 0,3 a 0,5 mg.

Doses mais altas de melatonina podem estar associadas a mais efeitos colaterais, como dor de cabeça, sonolência no dia seguinte ou sonhos vívidos. De acordo com uma revisão da Cochrane, doses acima de 5 mg parecem não ser mais eficazes do que doses mais baixas. É importante notar que doses muito mais altas estão disponíveis para venda nos EUA, mas essas doses podem resultar em níveis excessivamente altos de melatonina fisiológica.

melatonina de liberação temporizada também pode ser eficaz, administrado 1 a 2 horas antes de dormir. No entanto, não beba álcool com a preparação de liberação de tempo; pode interromper o mecanismo de liberação de tempo. E não se esqueça, o uso excessivo de álcool à noite pode levar ao despertar precoce, desidratação e atrapalhar o sono em geral também.

Para se manter atualizado e tirar dúvidas relacionadas à melatonina e distúrbios do sono, participe do Grupo de Apoio à Melatonina .

Recapitulação: Uso Clínico da Melatonina

Nos E.U.A, melatonina é comumente usado para:

  • Fuso horário
  • distúrbios do sono e outras insônias.
  • distúrbios do sono em cegos
  • trabalhadores com turnos estranhos que atrapalham o sono
  • alívio a curto prazo da insônia geral.

A melatonina pode ser preferível a outros sedativos devido ao menor risco de efeitos colaterais e dependência.

Nos EUA, a melatonina é facilmente acessível na farmácia por um custo relativamente baixo. A dosagem deve começar baixa (0,3 a 0,5 mg cerca de 30 minutos a uma hora antes de dormir) e aumentar apenas se necessário. Os comprimidos de um miligrama (mg) podem ser cortados ao meio para obter uma dose de 0,5 mg, se necessário (mas não corte o produto de liberação programada).

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Os efeitos colaterais são mínimos, mas as interações medicamentosas podem passar despercebidas, a menos que uma revisão da interação medicamentosa seja realizada com todos os medicamentos de venda livre, fitoterápicos e prescritos.

Estudos sobre o uso de melatonina a longo prazo, especialmente em crianças, não estão amplamente disponíveis, levantando preocupações sobre o uso nessa população. Sempre procure o conselho de um pediatra antes de dar melatonina a qualquer criança. Distúrbios do sono não diagnosticados em crianças devem sempre ser abordados pelo seu médico.

Completado: Melatonina: vale a pena perder o sono?

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Outras informações

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