Janumet

Nome genérico: metformina e sitagliptina (conhecido FOR min e SI ta glip tin)
Marca: Janumet, Janumet XR
Classe de drogas: Combinações antidiabéticas

O que é Janumet?

Janumet contém uma combinação de metformina e sitagliptina. A metformina e a sitagliptina são medicamentos orais para diabetes que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue.

A metformina funciona diminuindo a produção de glicose (açúcar) no fígado e diminuindo a absorção de glicose pelos intestinos. A sitagliptina funciona regulando os níveis de insulina que seu corpo produz depois de comer.

Janumet é utilizado em conjunto com dieta e exercício para melhorar o controlo do açúcar no sangue em adultos com diabetes melito tipo 2 .

Janumet não é utilizado para tratar a diabetes tipo 1.

Avisos

Não deve utilizar Janumet se tiver doença renal grave ou cetoacidose diabética (contacte o seu médico para tratamento com insulina).

Janumet pode causar uma doença grave chamada acidose láctica. Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sintomas, mesmo que leves, como: dor ou fraqueza muscular, sensação de dormência ou frio nos braços e pernas, dificuldade para respirar, dor de estômago, náusea com vômito, frequência cardíaca lenta ou irregular, tontura ou sensação de fraqueza ou cansado.

Janumet também pode levar a uma condição grave chamada pancreatite. Ligue para o seu médico imediatamente se tiver dores de estômago graves com ou sem vômito.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve usar Janumet se for alérgico à metformina ou sitagliptina (Januvia), ou se tiver doença renal grave.

Para certificar-se de que Janumet é seguro para você, informe ao seu médico se você já teve:

• doença renal (pode ser necessário verificar a sua função renal antes e enquanto estiver a tomar este medicamento);

• doença hepática;

• doença cardíaca;

• pancreatite;

• triglicerídeos elevados (um tipo de gordura no sangue);

• cálculos biliares; ou

• alcoolismo.

Algumas pessoas que tomam metformina desenvolvem uma doença grave chamada acidose láctica. Isso pode ser mais provável se você tiver doença hepática ou renal, insuficiência cardíaca congestiva, cirurgia, ataque cardíaco ou derrame, infecção grave, se tiver 65 anos ou mais, se estiver desidratado ou se beber muito álcool. Converse com seu médico sobre seu risco.

Se você precisar fazer uma cirurgia ou qualquer tipo de raio-x ou tomografia computadorizada usando um corante que é injetado em suas veias, pode ser necessário parar temporariamente de tomar Janumet. Certifique-se de que seus cuidadores saibam com antecedência que você está usando este medicamento.

Siga as instruções do seu médico sobre o uso de Janumet se estiver grávida ou engravidar. O controle do açúcar no sangue é muito importante durante a gravidez, e suas necessidades de dose podem ser diferentes durante cada trimestre da gravidez. Ter alto nível de açúcar no sangue pode causar complicações tanto na mãe quanto no bebê.

Pode não ser seguro amamentar enquanto estiver a utilizar este medicamento. Pergunte ao seu médico sobre qualquer risco. As suas necessidades de dose também podem ser diferentes enquanto estiver a amamentar.

Janumet não é aprovado para uso por menores de 18 anos.

pseudoefedrin hydrochlorid v dávce 120 mg

Como devo tomar Janumet?

Tome Janumet exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções na etiqueta da prescrição. O seu médico pode ocasionalmente alterar a sua dose. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado.

Tome Janumet com as refeições.

Não esmague, mastigue ou quebre um comprimido de liberação prolongada. Engula-o inteiro.

Os comprimidos de Janumet podem não se dissolver completamente no corpo. Parte do comprimido pode aparecer nas fezes. Este é um efeito colateral normal do Janumet e não tornará o medicamento menos eficaz.

Ligue para o seu médico se vir um comprimido nas fezes várias vezes.

Você pode ter baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia) e sentir muita fome, tonturas, irritabilidade, confusão, ansiedade ou tremores. Para tratar rapidamente a hipoglicemia, coma ou beba uma fonte de açúcar de ação rápida (suco de frutas, balas, bolachas, passas ou refrigerantes não dietéticos).

Seu médico pode prescrever um kit de injeção de glucagon caso você tenha hipoglicemia grave. Certifique-se de que sua família ou amigos próximos saibam como administrar essa injeção em caso de emergência.

Observe também os sinais de alto nível de açúcar no sangue (hiperglicemia), como aumento da sede ou micção, visão turva, dor de cabeça e cansaço.

Os níveis de açúcar no sangue podem ser afetados por estresse, doença, cirurgia, exercício, uso de álcool ou pular refeições. Pergunte ao seu médico antes de alterar sua dose ou esquema de medicação.

Janumet é apenas parte de um programa de tratamento completo que também pode incluir dieta, exercícios, controle de peso, testes regulares de açúcar no sangue e cuidados médicos especiais. Siga as instruções do seu médico muito de perto.

Seu sangue precisará ser testado com frequência.

minastrin 24 fe generický ekvivalent

Armazenar em temperatura ambiente longe da umidade e do calor.

O que acontece se eu perder uma dose?

Tome a dose esquecida assim que se lembrar (certifique-se de tomar o medicamento com alimentos). Pule a dose esquecida se estiver quase na hora da próxima dose programada. Não tome medicamento extra para compensar a dose esquecida.

O que acontece se eu overdose?

Procure atendimento médico de emergência ou ligue para a linha de ajuda para envenenamento em 1-800-222-1222. Você pode ter níveis graves de açúcar no sangue (fraqueza extrema, náusea, tremores, sudorese, confusão, dificuldade para falar, batimentos cardíacos acelerados ou convulsão).

O que evitar

Evite beber álcool. Reduz o açúcar no sangue e pode aumentar o risco de acidose láctica.

Efeitos colaterais de Janumet

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica ao Janumet: (urticária, dificuldade para respirar, inchaço no rosto ou na garganta) ou uma reação cutânea grave (febre, dor de garganta, ardor nos olhos, dor na pele, erupção cutânea vermelha ou roxa que se espalha e causa bolhas e descamação).

Pare de tomar este medicamento e ligue para o seu médico imediatamente se tiver sintomas de pancreatite : dor intensa na parte superior do estômago que se espalha para as costas, náuseas e vômitos, perda de apetite ou batimentos cardíacos acelerados.

Algumas pessoas desenvolvem acidose lática enquanto tomam metformina. Os primeiros sintomas podem piorar com o tempo e essa condição pode ser fatal. Pare de tomar este medicamento e procure ajuda médica de emergência se tiver sintomas leves, como :

• dor muscular incomum;

• sentindo frio;

• Problemas respiratórios;

• sentir-se tonto, tonto, cansado ou muito fraco;

• dor de estômago, náusea com vômito; ou

• batimentos cardíacos lentos ou irregulares.

Ligue para o seu médico imediatamente se tiver algum destes efeitos colaterais graves:

• coceira, bolhas, ruptura da camada externa da pele;

• dor intensa ou contínua nas articulações;

• pouca ou nenhuma micção; ou

• falta de ar (mesmo quando deitado), inchaço nas pernas ou pés, ganho de peso rápido; ou

• sinais de baixo nível de açúcar no sangue, incluindo dor de cabeça, sonolência, tontura, sudorese, sensação de nervosismo, fome ou batimentos cardíacos acelerados.

Os efeitos colaterais comuns do Janumet podem incluir:

• baixo nível de açúcar no sangue (se você também usa insulina ou outro medicamento oral para diabetes);

• dor de estômago, indigestão, gases, diarréia, náusea, vômito;

• dor de cabeça, fraqueza; ou

• sintomas de resfriado, como nariz escorrendo ou entupido, espirros, dor de garganta.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para o seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA em 1-800-FDA-1088.

Que outras drogas afetarão Janumet?

Muitos medicamentos podem interagir com a metformina e a sitagliptina. Alguns medicamentos podem afetar a forma como Janumet controla o açúcar no sangue. Outros medicamentos podem aumentar o risco de acidose láctica.

Informe o seu médico se estiver a tomar algum dos seguintes medicamentos antes de tomar Janumet:

• medicamentos anticonvulsivantes (incluindo topiramato, zonisamida, acetazolamida, fenitoína e outros)

• medicamentos antivirais para HIV ou AIDS;

• medicamentos antipsicóticos (especialmente clorpromazina, proclorperazina, tioridazina e outros);

• diclorfenamida;

• medicamentos antiácidos incluindo cimetidina;

obrázky účinků krokodýlí drogy
  • ranolazina;

• vandetanib;

• medicamentos corticosteróides (como prednisona),

• medicamentos contendo estrogênio, incluindo pílulas anticoncepcionais ou reposição hormonal;

• medicamentos para o coração ou pressão arterial (especialmente digoxina, diuréticos ou pílulas de água, bloqueadores dos canais de cálcio e outros); ou

• outros medicamentos para diabetes, incluindo insulina, sulfonilureias ou outros

Nem todas as interações possíveis estão listadas neste guia de medicamentos. Informe o seu médico sobre todos os medicamentos que você usa e aqueles que você começa ou para de usar. Dê uma lista de todos os seus medicamentos a qualquer profissional de saúde que o trate.

Data modificada:

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use Janumet apenas para a indicação prescrita.