Hiperlipidemia

O QUE VOCÊ PRECISA SABER:

O que é hiperlipidemia?

A hiperlipidemia é um alto nível de lipídios (gorduras) no sangue. Esses lipídios incluem colesterol ou triglicerídeos. Os lipídios são produzidos pelo seu corpo. Eles também vêm dos alimentos que você come. Seu corpo precisa de lipídios para funcionar corretamente, mas altos níveis aumentam o risco de doenças cardíacas, ataques cardíacos e derrames.

O que aumenta meu risco de hiperlipidemia?

  • História familiar de altos níveis de lipídios
  • Dieta rica em gorduras saturadas, colesterol ou calorias
  • Alta ingestão de álcool ou tabagismo
  • Falta de atividade física regular
  • Condições médicas como hipotireoidismo, obesidade ou diabetes tipo 2
  • Certos medicamentos, como medicamentos para pressão arterial, hormônios e esteróides

Como a hiperlipidemia é gerenciada e tratada?

Seu médico pode primeiro recomendar que você faça mudanças no estilo de vida para ajudar a diminuir seus níveis de lipídios. Seu provedor pode recomendar que você trabalhe com uma equipe para gerenciar a hiperlipidemia. A equipe pode incluir especialistas médicos, como um nutricionista, um terapeuta de exercícios ou fisioterapeuta e um terapeuta comportamental. Os membros de sua família podem ser incluídos para ajudá-lo a criar mudanças no estilo de vida. Você também pode precisar tomar remédios para diminuir seus níveis de lipídios. Algumas das mudanças de estilo de vida que você pode precisar fazer incluem o seguinte:



  • Manter um peso saudável. Pergunte ao seu médico o que é um peso saudável para você. Peça-lhe para ajudá-lo a criar um plano de perda de peso se estiver acima do peso. A perda de peso pode diminuir seus níveis de colesterol e triglicerídeos.
  • Seja fisicamente ativo ao longo do dia. A atividade física, como o exercício, reduz os níveis de colesterol e ajuda a manter um peso saudável. Faça 30 minutos ou mais de exercícios aeróbicos de 4 a 6 dias por semana. Você pode dividir seu exercício em quatro treinos de 10 minutos em vez de 30 minutos de uma só vez. Exemplos de exercícios aeróbicos incluem caminhar rapidamente, nadar ou andar de bicicleta. Trabalhe com seu médico para planejar o melhor programa de exercícios para você. Inclua também treinamento de força pelo menos 2 vezes por semana. Seus profissionais de saúde podem ajudá-lo a criar um plano de atividade física.
    Família negra caminhando para se exercitar
    Treinamento de força para adultos
  • Não fume. A nicotina e outros produtos químicos em cigarros e charutos podem aumentar o risco de ataque cardíaco e derrame. Pergunte ao seu médico se você fuma atualmente e precisa de ajuda para parar. Cigarros eletrônicos ou tabaco sem fumaça ainda contêm nicotina. Converse com seu médico antes de usar esses produtos.
    Prevenir Doenças Cardíacas
  • Coma alimentos saudáveis ​​para o coração. Um nutricionista ou seu provedor pode fornecer mais informações sobre os planos de baixo teor de sódio ou o plano alimentar DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension). O plano DASH é baixo em sódio, açúcar processado, gorduras não saudáveis ​​e gordura total. É rico em potássio, cálcio e fibras. É rico em potássio, cálcio e fibras. Estes podem ser encontrados em vegetais, frutas e alimentos integrais. A seguir estão maneiras de obter mais alimentos saudáveis ​​para o coração:

    • Diminua a quantidade total de gordura que você come. Escolha carnes magras, leite sem gordura ou com 1% de gordura e laticínios com baixo teor de gordura, como iogurte e queijo. Limite ou não coma carne vermelha. As carnes vermelhas são ricas em gordura e colesterol.
    • Substitua as gorduras não saudáveis ​​por gorduras saudáveis. As gorduras não saudáveis ​​incluem gordura saturada, gordura trans e colesterol. Escolha margarinas macias com baixo teor de gordura saturada e pouca ou nenhuma gordura trans. As gorduras monoinsaturadas são gorduras saudáveis. Estes são encontrados no azeite, óleo de canola, abacate e nozes. As gorduras poliinsaturadas também são saudáveis. Estes são encontrados em peixes, linhaça, nozes e soja.
    • Coma 5 ou mais porções de frutas e vegetais todos os dias. Eles são baixos em calorias e gorduras, e uma boa fonte de vitaminas essenciais. Inclua vegetais verdes escuros, vermelhos e laranjas. Exemplos incluem espinafre, couve, brócolis e cenoura.
    • Coma alimentos ricos em fibras. A fibra pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol. Escolha grãos integrais e alimentos ricos em fibras. Boas escolhas incluem pães ou cereais integrais, feijões, ervilhas, frutas e legumes.

    • Limite o sódio (sal) conforme indicado. O excesso de sódio pode afetar o equilíbrio de fluidos e a pressão arterial. Seu médico lhe dirá quanto sódio e potássio são seguros para você tomar em um dia. Ele ou ela pode recomendar que você limite o sódio a 2.300 mg por dia. Seu médico ou nutricionista pode ajudá-lo a encontrar maneiras de limitar o sódio. Por exemplo, se você adicionar sal enquanto cozinha, não faça adicione mais sal à mesa. Verifique os rótulos para encontrar alimentos com baixo teor de sódio ou sem adição de sal. Alguns alimentos com baixo teor de sódio usam sais de potássio para dar sabor. Muito potássio também pode causar problemas de saúde.

  • Pergunte ao seu médico se está tudo bem para você beber álcool. O álcool pode aumentar seus níveis de colesterol e triglicerídeos. Seu provedor pode dizer quantas bebidas podem ser consumidas dentro de 24 horas e dentro de 1 semana. Uma bebida alcoólica é 12 onças de cerveja, 5 onças de vinho ou 1 ½ onças de licor.

Ligue para o seu número de emergência local (911 nos EUA) ou peça para alguém ligar se:

  • Você tem algum dos seguintes sinais de ataque cardíaco:
    • Aperto, pressão ou dor no peito
    • Vocês maio também tem qualquer um dos seguintes:
      • Desconforto ou dor nas costas, pescoço, mandíbula, estômago ou braço
      • Falta de ar
      • Náusea ou vômito
      • Tontura ou suor frio repentino
  • Você tem algum dos seguintes sinais de AVC:
    • Dormência ou queda de um lado do rosto
    • Fraqueza em um braço ou perna
    • Confusão ou dificuldade em falar
    • Tonturas, dor de cabeça severa ou perda de visão

Quando devo ligar para o meu médico?

  • Você tem dúvidas ou preocupações sobre sua condição ou cuidados.

Acordo de Cuidados

Você tem o direito de ajudar a planejar seus cuidados. Saiba mais sobre sua condição de saúde e como ela pode ser tratada. Discuta as opções de tratamento com seus profissionais de saúde para decidir quais cuidados você deseja receber. Você sempre tem o direito de recusar o tratamento. A informação acima é apenas um auxílio pedagógico. Não se destina a ser um conselho médico para condições ou tratamentos individuais. Fale com o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico antes de seguir qualquer regime médico para ver se é seguro e eficaz para si.

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