Ferimento de arma de fogo no abdômen

O QUE VOCÊ PRECISA SABER:

Como as lesões de um GSW são diagnosticadas?

Um ferimento por arma de fogo (GSW) no abdômen pode causar danos ao fígado, estômago, intestinos, cólon ou coluna. Também pode causar danos aos rins, bexiga ou outras estruturas do abdômen. Seu médico examinará seu corpo para verificar se há lesões. Ele vai olhar para ver se há um ferimento de entrada e saída da bala. Você pode precisar de qualquer um dos seguintes testes para diagnosticar os danos causados ​​pelo seu GSW:

• Um raio-x, ultra-som, tomografia computadorizada ou ressonância magnética pode mostrar danos ao seu coração, pulmões, coluna, órgãos abdominais ou vasos sanguíneos. Também pode mostrar onde está a bala. Você pode receber líquido de contraste para ajudar seus órgãos ou vasos sanguíneos a aparecerem melhor nas fotos. Informe o profissional de saúde se você já teve uma reação alérgica ao líquido de contraste. Não entre na sala de ressonância magnética com nada de metal. O metal pode causar ferimentos graves. Informe o profissional de saúde se tiver algum metal dentro ou fora do seu corpo.
  • Exames de sangue e urina mostrará infecção e função renal e fornecerá aos profissionais de saúde informações sobre sua condição geral.
  • Uma endoscopia pode mostrar danos ao seu esôfago, estômago ou intestino delgado. Pequenos danos podem ser reparados durante uma endoscopia.
  • Cirurgia pode ser necessário para encontrar danos ou de onde você está sangrando.

Como um GSW menor é tratado?

Um GSW pode ser menor se não penetrar profundamente em sua pele ou danificar qualquer um dos seus órgãos. Seu médico pode ou não remover a bala. Ele pode limpar sua ferida e fechá-la com pontos ou grampos.

Como um GSW grave é tratado?

Você pode precisar de qualquer um dos seguintes:

• Remédios pode ser administrado para tratar a dor e prevenir a infecção. Você pode receber uma vacina contra o tétano. O tétano é uma infecção grave causada por bactérias. Informe o seu médico se você tomou a vacina contra o tétano ou um reforço antitetânico nos últimos 5 anos.
  • Uma transfusão de sangue pode ser administrado se você sangrou muito do seu GSW.
  • fluidos IV pode ser administrado para prevenir a desidratação e aumentar o fluxo sanguíneo para os principais órgãos.
  • Uma sonda nasogástrica pode ser inserido para remover ar, fluido ou sangue do estômago. Um tubo nasogástrico (NG) é um tubo longo, fino e flexível inserido pelo nariz e descendo até o estômago ou intestino delgado.
  • Um tubo endotraqueal pode ser inserido para ajudar a proteger suas vias aéreas e ajudá-lo a respirar. Um tubo endotraqueal (ET) é um tubo de plástico oco que é colocado na traqueia através da boca. A traqueia também é chamada de traqueia ou via aérea. O tubo ET é conectado a uma máquina chamada respirador. Um respirador fornece oxigênio e respira por você quando você não consegue respirar sozinho.
    Tubo endotraqueal
  • Cirurgia pode ser necessário para reparar danos a órgãos ou vasos sanguíneos. Também pode ser necessário limpar seu GSW ou remover a bala. Seu médico pode fechar seu GSW com pontos ou grampos ou deixá-lo aberto. Seu GSW pode precisar ser deixado aberto para permitir que o inchaço diminua e os tecidos se curem.

Como posso cuidar de mim mesmo depois de um GSW no abdômen?

• Faça caminhadas curtas. Caminhe de duas a três vezes por dia. Isso pode ajudar a prevenir coágulos sanguíneos e ajudá-lo a curar mais rapidamente.
  • Não levante nada pesado. O levantamento pesado pode colocar muito estresse em sua ferida. Pergunte ao seu médico quanto peso você pode levantar.
  • Durma em uma posição confortável. Não deite do lado ferido. Durma com a cabeça apoiada em travesseiros. Isso pode tornar a respiração mais confortável.
  • Use um travesseiro ao tossir ou se mover. Pressione um travesseiro suavemente contra sua ferida quando precisar tossir ou se mover. Isso pode diminuir sua dor.
  • Realize o cuidado da ferida conforme indicado. Remova o curativo antes de tomar banho, a menos que seu médico lhe diga para não fazê-lo. Não mergulhe seu GSW. Deixe sua ferida secar ao ar. Aplique um curativo limpo conforme indicado. Troque o curativo se estiver sujo ou molhado. Monitore sua ferida em busca de sinais de infecção, como vermelhidão, inchaço ou pus.
  • Obtenha suporte. É normal ter sentimentos difíceis e inesperados após um GSW. Você pode ter sentimentos como raiva, depressão, medo ou ansiedade. Você pode ter pesadelos ou continuar a pensar sobre o que aconteceu. Fale com o seu médico se tiver algum destes sentimentos. Os tratamentos estão disponíveis para ajudá-lo.

Ligue para o 911 para qualquer um dos seguintes:

• Você se sente tonto, com falta de ar e tem dor no peito.
  • Você tosse sangue.
  • Você tem dificuldade para respirar.

Quando devo procurar atendimento imediato?

• O sangue encharca seu curativo.
  • Sua ferida se desfaz.
  • Seu braço ou perna está quente, sensível e dolorido. Pode parecer inchado e vermelho.
  • Você está vomitando sangue ou o que parece ser borra de café.
  • Seu abdômen é maior que o normal, firme e muito doloroso.
  • Você tem sangue na urina.
  • Você se sente fraco, tonto ou desmaiado.

Quando devo entrar em contato com meu médico?

• Você tem febre.
  • Sua ferida está vermelha, inchada ou drenando pus.
  • Você tem náuseas ou está vomitando.
  • Você tem dúvidas ou preocupações sobre sua condição ou cuidados.

Acordo de Cuidados

Você tem o direito de ajudar a planejar seus cuidados. Saiba mais sobre sua condição de saúde e como ela pode ser tratada. Discuta as opções de tratamento com seus profissionais de saúde para decidir quais cuidados você deseja receber. Você sempre tem o direito de recusar o tratamento. A informação acima é apenas um auxílio pedagógico. Não se destina a ser um conselho médico para condições ou tratamentos individuais. Fale com o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico antes de seguir qualquer regime médico para ver se é seguro e eficaz para si.

© Copyright IBM Corporation 2021 As informações são apenas para uso do Usuário Final e não podem ser vendidas, redistribuídas ou usadas de outra forma para fins comerciais. Todas as ilustrações e imagens incluídas no CareNotes® são propriedade protegida por direitos autorais da A.D.A.M., Inc. ou IBM Watson Health