Gravidez com 35 a 38 semanas

O QUE VOCÊ PRECISA SABER:

Que mudanças estão acontecendo com meu corpo?

Você é considerado a termo completo no início de 37 semanas. Sua respiração pode ser mais fácil se o bebê estiver de cabeça para baixo. Você pode precisar urinar com mais frequência porque o bebê pode estar pressionando sua bexiga. Você também pode sentir mais desconforto e se cansar facilmente.

Como me cuido nesta fase da minha gravidez?

Dicas para uma gravidez saudável
  • Coma uma variedade de alimentos saudáveis. Alimentos saudáveis ​​incluem frutas, legumes, pães integrais, laticínios com baixo teor de gordura, feijão, carnes magras e peixes. Beba líquidos conforme indicado. Pergunte quanto líquido beber por dia e quais líquidos são melhores para você. Limite a cafeína a menos de 200 miligramas por dia. Limite a ingestão de peixe a 2 porções por semana. Escolha peixes com baixo teor de mercúrio, como atum enlatado, camarão, salmão, bacalhau ou tilápia. Fazer não comer peixes ricos em mercúrio, como espadarte, tilefish, cavala e tubarão.
    Comidas saudáveis
  • Tome vitaminas pré-natais conforme indicado. Sua necessidade de certas vitaminas e minerais, como ácido fólico, aumenta durante a gravidez. As vitaminas pré-natais fornecem algumas das vitaminas e minerais extras que você precisa. As vitaminas pré-natais também podem ajudar a diminuir o risco de certos defeitos congênitos.
    Fontes de ácido fólico
  • Descanse conforme necessário. Coloque os pés para cima se tiver inchaço nos tornozelos e pés.
    Elevar Perna
  • Converse com seu médico sobre exercícios. O exercício moderado pode ajudá-lo a ficar em forma. Seu médico irá ajudá-la a planejar um programa de exercícios que seja seguro para você durante a gravidez.
    Gravidez Yoga
  • Não fume. Fumar aumenta o risco de aborto espontâneo e outros problemas de saúde durante a gravidez. Fumar pode fazer com que seu bebê nasça mais cedo ou pese menos ao nascer. Peça informações ao seu médico se precisar de ajuda para parar de fumar.
  • Não beber álcool. O álcool passa do seu corpo para o seu bebê através da placenta. Pode afetar o desenvolvimento do cérebro do seu bebê e causar síndrome alcoólica fetal (FAS). A SAF é um grupo de condições que causa problemas mentais, comportamentais e de crescimento.
  • Converse com seu médico antes de tomar qualquer medicamento. Muitos medicamentos podem prejudicar o seu bebé se os tomar durante a gravidez. Não tome medicamentos, vitaminas, ervas ou suplementos sem antes falar com seu médico. Nunca usar drogas ilegais ou de rua (como maconha ou cocaína) durante a gravidez.

Quais são algumas dicas de segurança durante a gravidez?

• Evite banheiras de hidromassagem e saunas. Não use uma banheira de hidromassagem ou sauna durante a gravidez, especialmente durante o primeiro trimestre. Banheiras de hidromassagem e saunas podem aumentar a temperatura do bebê e aumentar o risco de defeitos congênitos.
  • Evite toxoplasmose. Esta é uma infecção causada pela ingestão de carne crua ou por estar perto de fezes de gato infectadas. Pode causar defeitos congênitos, abortos e outros problemas. Lave as mãos depois de tocar em carne crua. Certifique-se de que qualquer carne esteja bem cozida antes de comê-la. Evite ovos crus e leite não pasteurizado. Use luvas ou peça a outra pessoa para limpar a caixa de areia do seu gato enquanto estiver grávida.
    Lavar as mãos
  • Pergunte ao seu médico sobre viagens. A época mais confortável para viajar é durante o segundo trimestre. Pergunte ao seu provedor se você pode viajar após 36 semanas. Você pode não conseguir viajar de avião após 36 semanas. Ele ou ela também pode recomendar que você evite longas viagens.

Que mudanças estão acontecendo com meu bebê?

Por 38 semanas, seu bebê pode pesar entre 6 e 9 libras. Seu bebê pode ter cerca de 14 polegadas de comprimento do topo da cabeça até a garupa (parte inferior do bebê). Seu bebê ouve bem o suficiente para conhecer sua voz. À medida que seu bebê cresce, você pode sentir menos chutes e mais alongamentos e rolamentos. Seu bebê pode se mover para uma posição de cabeça para baixo. Seu bebê também descansará mais baixo em seu abdômen.

O que preciso saber sobre o pré-natal?

Seu médico verificará sua pressão arterial e peso. Você também pode precisar do seguinte:

• Um teste de urina também pode ser feito para verificar o açúcar e a proteína. Estes podem ser sinais de diabetes gestacional ou infecção. A proteína na urina também pode ser um sinal de pré-eclâmpsia. A pré-eclâmpsia é uma condição que pode se desenvolver durante a 20ª semana ou mais tarde da gravidez. Causa pressão alta e pode causar problemas nos rins e outros órgãos.
  • Um exame de sangue pode ser feito para verificar a anemia (baixo nível de ferro).
  • Uma vacina Tdap pode ser recomendado pelo seu médico.
  • Um teste de estreptococos do grupo B é um teste que é feito para verificar a infecção por estreptococos do grupo B. O estreptococo do grupo B é um tipo de bactéria que pode ser encontrada na vagina ou no reto. Ele pode ser passado para o seu bebê durante o parto, se você o tiver. Seu médico fará um cotonete em sua vagina ou reto e enviará a amostra para o laboratório para testes.
  • Altura do fundo é uma medida do seu útero para verificar o crescimento do seu bebé. Este número é geralmente o mesmo que o número de semanas que você está grávida. Seu médico também pode verificar a posição do seu bebê.
  • A frequência cardíaca do seu bebê será verificado.

Quando devo procurar atendimento imediato?

• Você desenvolve uma forte dor de cabeça que não desaparece.
  • Você tem alterações de visão novas ou aumentadas, como visão turva ou manchada.
  • Você tem inchaço novo ou aumentado no rosto ou nas mãos.
  • Você tem manchas ou sangramento vaginal.
  • Sua bolsa estourou ou você sente água quente jorrando ou escorrendo de sua vagina.

Quando devo ligar para o meu obstetra?

• Você tem mais de 5 contrações em 1 hora.
  • Você percebe quaisquer mudanças nos movimentos do seu bebê.
  • Você tem cólicas abdominais, pressão ou aperto.
  • Você tem uma alteração no corrimento vaginal.
  • Você tem calafrios ou febre.
  • Você tem coceira vaginal, ardor ou dor.
  • Você tem corrimento vaginal amarelo, verde, branco ou fétido.
  • Você tem dor ou ardor ao urinar, menos urina do que o normal ou urina rosada ou com sangue.
  • Você tem dúvidas ou preocupações sobre sua condição ou cuidados.

Acordo de Cuidados

Você tem o direito de ajudar a planejar seus cuidados. Saiba mais sobre sua condição de saúde e como ela pode ser tratada. Discuta as opções de tratamento com seus profissionais de saúde para decidir quais cuidados você deseja receber. Você sempre tem o direito de recusar o tratamento. A informação acima é apenas um auxílio pedagógico. Não se destina a ser um conselho médico para condições ou tratamentos individuais. Fale com o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico antes de seguir qualquer regime médico para ver se é seguro e eficaz para si.

© Copyright IBM Corporation 2021 As informações são apenas para uso do Usuário Final e não podem ser vendidas, redistribuídas ou usadas de outra forma para fins comerciais. Todas as ilustrações e imagens incluídas no CareNotes® são propriedade protegida por direitos autorais da A.D.A.M., Inc. ou IBM Watson Health