Fobia

O que é uma Fobia?

Publicação de saúde de Harvard

Uma fobia é um medo persistente, excessivo e irreal de um objeto, pessoa, animal, atividade ou situação. É um tipo de transtorno de ansiedade. Uma pessoa com fobia tenta evitar a coisa que desencadeia o medo ou o suporta com grande ansiedade e angústia.

Algumas fobias são muito específicas e limitadas. Por exemplo, uma pessoa pode temer apenas aranhas (aracnofobia) ou gatos (ailurofobia). Nesse caso, a pessoa vive relativamente livre de ansiedade, evitando a coisa que teme. Algumas fobias causam problemas em uma variedade maior de lugares ou situações. Por exemplo, os sintomas de acrofobia (medo de altura) podem ser desencadeados ao olhar pela janela de um prédio de escritórios ou ao passar por cima de uma ponte alta. O medo de espaços confinados (claustrofobia) pode ser desencadeado por andar de elevador ou usar um pequeno banheiro. Pessoas com essas fobias podem precisar alterar suas vidas drasticamente. Em casos extremos, a fobia pode ditar o emprego da pessoa, local de trabalho, rota de condução, atividades recreativas e sociais ou ambiente doméstico.

Existem três tipos principais de fobia:

amox tr-k clv
    Fobia específica (fobia simples).Com esta forma mais comum de fobia, as pessoas podem temer animais específicos (como cães, gatos, aranhas, cobras), pessoas (como palhaços, dentistas, médicos), ambientes (como lugares escuros, trovoadas, lugares altos) ou situações (como voar em um avião, andar de trem, estar em um espaço confinado). Essas condições são pelo menos parcialmente genéticas (herdadas) e parecem ocorrer em famílias. Transtorno de ansiedade social (anteriormente chamado de 'fobia social').Pessoas com transtorno de ansiedade social temem situações sociais em que possam ser humilhadas, constrangidas ou julgadas por outras pessoas. Eles ficam particularmente ansiosos quando pessoas desconhecidas estão envolvidas. O medo pode ser limitado ao desempenho, como dar uma palestra, um concerto ou uma apresentação de negócios. Ou pode ser mais generalizado, de modo que a pessoa fóbica evite muitas situações sociais, como comer em público ou usar um banheiro público. A fobia social parece ocorrer nas famílias. Pessoas que foram tímidas ou solitárias quando crianças, ou que têm um histórico de experiências sociais infelizes ou negativas na infância, parecem mais propensas a desenvolver esse transtorno. Agorafobia.A agorafobia é o medo de estar em locais públicos onde seria difícil ou embaraçoso fazer uma saída repentina. Uma pessoa com agorafobia pode evitar ir ao cinema ou a um show, ou viajar de ônibus ou trem. Muitas pessoas com agorafobia também apresentam sintomas de pânico ou transtorno do pânico (que envolve medo intenso e sintomas físicos desconfortáveis, como tremores, palpitações cardíacas e sudorese).

As fobias infantis ocorrem mais comumente entre as idades de 5 e 9 anos e tendem a durar pouco tempo. A maioria das fobias mais duradouras começa mais tarde na vida, especialmente em pessoas na faixa dos 20 anos. As fobias adultas tendem a durar muitos anos e são menos propensas a desaparecer por conta própria, a menos que sejam tratadas. A fobia pode aumentar o risco de um adulto de outros tipos de doença psiquiátrica, especialmente outros transtornos de ansiedade, depressão e abuso de substâncias.

Fobia

Os sintomas da fobia são:

Sentimentos excessivos, irracionais e persistentes de medo ou ansiedadeque são acionados por um determinado objeto, atividade ou situação. Os sentimentos são irracionais ou desproporcionaisa qualquer ameaça real. Por exemplo, enquanto qualquer um pode ter medo de um cão ameaçador e desenfreado, a maioria das pessoas não foge de um animal calmo e quieto na coleira. Evitar o objeto, atividade ou situação que desencadeia a fobia.Como as pessoas que têm fobias reconhecem que seus medos são exagerados, muitas vezes ficam envergonhadas ou envergonhadas com seus sintomas. Para evitar sintomas de ansiedade ou constrangimento, eles evitam os gatilhos da fobia. Sintomas físicos relacionados à ansiedade.Estes podem incluir tremores, palpitações, sudorese, falta de ar, tonturas, náuseas ou outros sintomas que refletem a resposta de “luta ou fuga” do corpo ao perigo. (Sintomas como esses podem levar a um diagnóstico de transtorno do pânico.)

Diagnóstico

É provável que um profissional de saúde mental pergunte sobre os sintomas atuais e o histórico familiar, principalmente se outros membros da família tiveram fobias. Você pode relatar qualquer experiência ou trauma que possa ter desencadeado a fobia – por exemplo, um ataque de cachorro que leva ao medo de cachorros.

fluticason / salmeterol vedlejší účinky

Pode ser útil discutir como você reage – seus pensamentos, sentimentos e sintomas físicos – quando é confrontado com o que teme. Além disso, descreva o que você faz para evitar situações de medo e como a fobia afeta sua vida diária, incluindo seu trabalho e seus relacionamentos pessoais.

Seu médico perguntará sobre depressão e uso de substâncias porque muitas pessoas com fobias também têm esses problemas.

Duração esperada

Em crianças, fobias específicas podem ser problemas de curto prazo que desaparecem em poucos meses. Em adultos, cerca de 80% das novas fobias se tornam condições crônicas (de longo prazo) que não desaparecem sem o tratamento adequado.

Prevenção

Não há como evitar que uma fobia comece. No entanto, o tratamento pode reduzir o impacto negativo do distúrbio.

Tratamento

O tratamento geralmente inclui alguma combinação de psicoterapia e medicação, dependendo do tipo de fobia:

k 8 zelená pilulka
    Fobia específica.A terapia cognitivo-comportamental pode ajudar, especialmente um procedimento chamado terapia de dessensibilização ou terapia de exposição. Essa técnica envolve aumentar gradualmente sua exposição à coisa que você teme, no seu próprio ritmo, sob circunstâncias controladas. À medida que você é exposto ao objeto, você é ensinado a dominar seu medo através do relaxamento, controle da respiração ou outras estratégias de redução da ansiedade. Para o tratamento a curto prazo de fobias, seu médico pode prescrever um medicamento ansiolítico. Se a fobia for enfrentada apenas ocasionalmente, como no medo de voar, o uso de medicamentos pode ser limitado. Transtorno de ansiedade social.Se sua fobia social se concentra em uma apresentação específica (por exemplo, dar uma palestra ou tocar em um show), seu médico pode prescrever um medicamento chamado betabloqueador, comopropranolol(Inderal). Este medicamento pode ser tomado imediatamente antes da apresentação. Ele amortece os efeitos físicos da ansiedade (coração acelerado ou dedos trêmulos), mas geralmente não afeta a agudeza mental necessária para falar ou a destreza física necessária para tocar um instrumento. Para formas mais generalizadas ou de longo prazo de fobia social, seu médico pode prescrever um antidepressivo, geralmente um SSRI (inibidor seletivo da recaptação de serotonina), comosertralina(Zoloft),paroxetina(Paxil) oufluoxetina(Prozac). Se um ISRS não for eficaz, seu médico pode prescrever um antidepressivo alternativo ou um medicamento ansiolítico. A terapia cognitivo-comportamental também funciona bem para muitas pessoas com fobia social, tanto em ambientes individuais quanto em grupos. Agorafobia.O tratamento para esse transtorno é semelhante ao tratamento para o transtorno do pânico. O tratamento medicamentoso inclui antidepressivos ISRS e uma variedade de outros tipos de antidepressivos, comomirtazapina(Remeron),venlafaxina(Effexor), clomipramina (Anafranil) e imipramina (Tofranil). Um médico também pode sugerir medicamentos ansiolíticos benzodiazepínicos, comoclonazepam(Clonopin),diazepam(Valium) elorazepam(Ativan). A psicoterapia também é útil, particularmente a terapia cognitivo-comportamental.

Quando chamar um profissional

Marque uma consulta com seu médico o mais rápido possível se estiver perturbado por medos ou ansiedades que estejam perturbando sua paz de espírito; interferir em seus relacionamentos pessoais; ou impedindo-o de funcionar normalmente em casa, escola ou trabalho.

Prognóstico

A perspectiva é muito boa para pessoas com fobia específica ou fobia social. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA, cerca de 75% das pessoas com fobias específicas superam seus medos por meio da terapia cognitivo-comportamental, enquanto 80% das pessoas com fobia social encontram alívio com medicamentos, terapia cognitivo-comportamental ou uma combinação.

Quando a agorafobia ocorre com transtorno do pânico, o prognóstico também é bom. Com o tratamento adequado, 30% a 40% dos pacientes ficam livres dos sintomas por longos períodos, enquanto outros 50% continuam a apresentar apenas sintomas leves que não afetam significativamente a vida diária.

Fontes externas

Associação Americana de Psiquiatria