Pálpebra caída (ptose)

O que é pálpebra caída (ptose)?

Publicação de saúde de Harvard

Uma pálpebra caída também é chamada de ptose ou blefaroptose. Nesta condição, a borda da pálpebra superior cai para uma posição mais baixa do que o normal. Em casos graves, a pálpebra caída pode cobrir toda ou parte da pupila e interferir na visão.

A ptose pode afetar um ou ambos os olhos. Pode estar presente ao nascimento (ptose congênita) ou pode se desenvolver gradualmente ao longo de décadas. Às vezes, a ptose é um problema isolado que altera a aparência de uma pessoa sem afetar a visão ou a saúde. Em outros casos, no entanto, pode ser um sinal de alerta de que uma condição mais grave está afetando os músculos, nervos, cérebro ou cavidade ocular. A ptose que se desenvolve ao longo de um período de dias ou horas é mais provável que signifique um problema médico sério.

Algumas das causas da ptose incluem:

Ptose congênita— Nessa condição, a criança nasce com ptose devido a um problema de desenvolvimento envolvendo o músculo que levanta a pálpebra superior (músculo elevador). Em aproximadamente 70% dos casos, a condição afeta apenas um olho. Se a pálpebra caída obscurecer parte dos campos visuais do bebê, a cirurgia deve ser feita para corrigir o problema no início da vida para evitar a perda permanente da visão. Ptose aponeurótica(ptose senil ou relacionada à idade) — O envelhecimento é a causa mais comum de ptose que não está presente no nascimento. Na ptose senil, os efeitos a longo prazo da gravidade e do envelhecimento causam o alongamento de um tecido amplo, semelhante a um tendão, que ajuda o músculo elevador a levantar a pálpebra. Embora ambos os olhos geralmente sejam afetados, a queda pode ser pior em um olho. Miastenia grave— A ptose pode ser um dos primeiros sintomas da miastenia gravis, um distúrbio raro que afeta a forma como os músculos respondem aos nervos. A miastenia gravis pode causar fraqueza muscular progressiva, não apenas nas pálpebras, mas também nos músculos faciais, braços, pernas e outras partes do corpo. Doenças musculares— A ptose pode ser um sintoma de uma doença muscular hereditária chamada distrofia muscular oculofaríngea que afeta o movimento dos olhos e pode causar dificuldade para engolir. Em adultos mais jovens, a ptose pode ser causada por um grupo de doenças musculares chamadas oftalmoplegia externa progressiva, que causa ptose em ambos os olhos, problemas com o movimento dos olhos e, às vezes, outros sintomas musculares que envolvem a garganta ou o músculo cardíaco. Problemas nervosos— Como os músculos oculares são controlados por nervos que vêm do cérebro, as condições que lesam o cérebro ou seus nervos cranianos às vezes podem causar ptose. Essas condições incluem acidente vascular cerebral, tumor cerebral, um aneurisma cerebral (um inchaço semelhante a uma uva em um vaso sanguíneo dentro do cérebro) e danos nos nervos relacionados ao diabetes de longo prazo. Outra causa de ptose é a síndrome de Horner, que também pode causar uma pupila anormalmente pequena e perda da capacidade de suar – em metade do rosto. Uma causa particularmente perigosa da síndrome de Horner é um tumor cancerígeno localizado na parte superior dos pulmões. Problemas oculares locais— Em alguns casos, uma pálpebra cai por causa de uma infecção ou tumor da pálpebra, um tumor dentro da cavidade ocular ou um golpe no olho.

Sintomas

Os médicos avaliam a gravidade da queda da pálpebra fazendo medições precisas da pálpebra e da abertura dos olhos. Você mesmo pode rastrear o problema olhando para a frente em um espelho. Ao olhar para o olho, uma parte considerável da íris (o círculo colorido do olho) deve estar visível acima da pupila, e nenhuma parte da pupila deve ser coberta pela pálpebra.

žlutá pilulka s av

Se você tem ptose, a pálpebra caída estreita a abertura do olho, o que faz com que o olho afetado pareça menor que o normal. Você também pode perder o vinco (dobra da pele) que normalmente fica entre a pálpebra superior e a sobrancelha. Se a ptose cobrir sua pupila e limitar sua visão, você pode tentar compensar inconscientemente levantando as sobrancelhas. Isso pode causar dores de cabeça tensionais e dar aos seus olhos uma aparência estranha e surpresa. Você também pode inclinar o queixo para cima e olhar para baixo do nariz como forma de ver por baixo da margem inferior da pálpebra.

Se você tiver ptose simples e não complicada, não terá outros sintomas. Se sua ptose for causada por um problema médico mais sério, no entanto, você pode ter sintomas adicionais relacionados à doença subjacente. Por exemplo, a miastenia gravis também pode causar visão dupla, fraqueza nos braços ou pernas e dificuldade para falar, engolir ou respirar. Entre os bebês com ptose congênita, aproximadamente 30% também apresentam estrabismo ou algum outro distúrbio que afete a posição ou o movimento do olho. Na ptose causada pela síndrome de Horner, a pupila do olho afetado é incomumente pequena.

co je tramadol?

Diagnóstico

Se você notar que ambas as pálpebras superiores ficaram progressivamente caídas com a idade, provavelmente você tem ptose simples relacionada à idade. Algumas fotografias antigas geralmente podem confirmar o diagnóstico porque comprovam que suas pálpebras caídas pioraram gradualmente ao longo dos anos.

Em outros casos de ptose, o médico deve diagnosticar o problema. O médico começará revisando todos os seus sintomas, não apenas as queixas das pálpebras. Esta revisão inclui quaisquer sintomas de visão dupla, fadiga ou fraqueza muscular, dificuldade em falar ou engolir, dor de cabeça ou formigamento ou dormência em qualquer parte do corpo. Seu médico também revisará seu histórico médico anterior e perguntará sobre qualquer histórico familiar de ptose ou doenças musculares hereditárias.

Em seguida, seu médico fará um exame físico, um exame neurológico e um exame completo do seu olho. Se o seu médico encontrar algo anormal, são necessários testes de diagnóstico especiais. Por exemplo, você pode precisar de uma tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM) se tiver sinais de um problema neurológico ou se o exame oftalmológico revelar evidências de uma massa ou inchaço dentro da cavidade ocular.

Se você tiver fraqueza muscular ou outros sintomas de uma doença muscular, seu médico pode solicitar um exame de sangue para miastenia gravis. Além disso, seu médico pode fazer um teste de Tensilon. Tensilon é o nome comercial de um medicamento chamado cloreto de edrofônio, que será injetado em uma veia. Se você tiver miastenia gravis, o medicamento reverterá a fraqueza muscular por alguns minutos. Uma biópsia muscular também pode ser feita para diagnosticar problemas musculares menos comuns. Em uma biópsia, um pedaço muito pequeno de músculo é removido para que possa ser examinado ao microscópio.

Duração esperada

A ptose é muitas vezes um problema de longo prazo. Na maioria das crianças com ptose congênita não tratada, a condição é bastante estável e não piora à medida que a criança cresce. Em pessoas com ptose relacionada à idade, no entanto, a queda pode aumentar gradualmente ao longo dos anos.

vedlejší účinky magických hub

Na maioria dos casos, a ptose não pode ser prevenida.

Tratamento

Se a ptose relacionada à idade bloquear sua visão ou afetar seriamente sua aparência, um cirurgião plástico geralmente pode corrigir o problema levantando cirurgicamente a pálpebra. Na maioria dos pacientes adultos, este é um procedimento ambulatorial que é feito sob anestesia local. A anestesia local é preferível à anestesia geral porque permite que o cirurgião ajuste a posição das pálpebras enquanto os olhos estão abertos.

Se seu bebê nascer com ptose congênita grave, seu médico provavelmente recomendará uma cirurgia corretiva imediata, pois o tratamento precoce reduz o risco de danos permanentes à visão. Se o seu filho tiver ptose mais leve sem deficiência visual, no entanto, o médico pode sugerir esperar até que a criança tenha 3 a 5 anos para corrigir a pálpebra caída. Durante a infância, a cirurgia das pálpebras é realizada sob anestesia geral.

Se você tiver ptose causada por uma doença muscular, problema neurológico ou problema ocular local, seu médico tratará a doença. Em alguns casos, esse tratamento melhora a pálpebra caída ou evita que ela piore.

Quando chamar um profissional

Ligue para o seu médico imediatamente se você tiver um olho caído que:

• Desenvolve-se repentinamente durante um período de alguns dias ou algumas horas
  • É acompanhado por visão dupla, fraqueza dos músculos faciais, fraqueza nos braços ou pernas, dificuldade em falar ou engolir ou dor de cabeça intensa
  • É acompanhado por sintomas de uma infecção ocular, incluindo dor e vermelhidão no olho, febre, olho esbugalhado ou dificuldade em mover o olho.

Além disso, marque uma consulta com seu médico de cuidados primários ou oftalmologista (médico especializado em problemas oculares) se suas pálpebras começaram a cair com a idade e isso interfere na sua visão ou afeta seriamente sua aparência.

Marque uma consulta com seu pediatra ou oftalmologista se as pálpebras do seu bebê parecerem irregulares, se um olho parecer menor que o outro ou se seu filho parecer manter a cabeça em uma postura anormal (geralmente o queixo inclinado para cima) para Vejo.

Prognóstico

Na maioria dos casos, as perspectivas são boas. A cirurgia geralmente pode corrigir a pálpebra caída em crianças com ptose congênita e adultos com ptose relacionada à idade. Em alguns casos, a cirurgia corretiva faz com que os olhos permaneçam ligeiramente abertos durante o sono, de modo que um lubrificante noturno é aplicado aos olhos para evitar o ressecamento.

oválná bílá pilulka r180

Fontes externas

Instituto Nacional de Olhos

Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame