Dosagem de codeína/prometazina

Aplica-se às seguintes dosagens: 10 mg-6,25 mg/5 mL

Dose adulta usual para:

Informações adicionais de dosagem:

Dose adulta usual para tosse

Prometazina 6,25 mg/Codeína 10 mg por 5 mL:
Dose efetiva média: 5 mL por via oral a cada 4 a 6 horas, conforme necessário
Dose máxima: 30 mL (prometazina 37,5 mg; codeína: 60 mg) em 24 horas

Comentários:
-As preparações líquidas devem ser medidas com um dispositivo de medição de mililitros preciso.

Usos: Alívio temporário de tosse e sintomas respiratórios superiores associados a alergia ou resfriado comum.

Ajustes de Dose Renal

Usar com cautela, especialmente em pacientes com insuficiência renal grave

Ajustes de dose no fígado

Usar com cautela, especialmente em pacientes com insuficiência hepática grave

Ajustes de dose

Idosos: Use com cautela geralmente começando na extremidade inferior da faixa de dosagem.

Precauções

A FDA dos EUA exige uma Estratégia de Avaliação e Mitigação de Risco (REMS) para todos os opioides destinados ao uso ambulatorial. O novo REMS Analgésico Opióide da FDA foi desenvolvido para auxiliar na comunicação dos sérios riscos dos analgésicos opióides aos pacientes e profissionais de saúde. Inclui um guia de medicação e elementos para garantir o uso seguro. Para informações adicionais: www.accessdata.fda.gov/scripts/cder/rems/index.cfm

AVISOS NA CAIXA DOS EUA: METABOLISMO ULTRA-RÁPIDO DA CODEÍNA E OUTROS FATORES DE RISCO PARA DEPRESSÃO RESPIRATÓRIA RISCO DE VIDA EM CRIANÇAS e RISCOS DE USO CONCOMITANTE COM BENZODIAZEPINAS OU OUTROS DEPRESSIVOS DO SNC; AVALIAÇÃO DE RISCO E ESTRATÉGIA DE MITIGAÇÃO (REMS)
- Metabolismo ultrarrápido da codeína e outros fatores de risco para depressão respiratória com risco de vida em crianças: depressão respiratória com risco de vida e morte ocorreram em crianças que receberam codeína. A maioria dos casos relatados ocorreu após amigdalectomia e/ou adenoidectomia, e muitas das crianças tinham evidências de serem metabolizadoras ultrarrápidas de codeína devido a um polimorfismo CYP450 2D6. A codeína é contraindicada em crianças menores de 12 anos e em crianças de qualquer idade submetidas a amigdalectomia e/ou adenoidectomia. Evite o uso em adolescentes de 12 a 18 anos de idade que tenham outros fatores de risco que possam aumentar sua sensibilidade ao efeito depressor respiratório da codeína.
-Prometazina e depressão respiratória em crianças: casos pós-comercialização de depressão respiratória, incluindo fatalidades, foram relatados com o uso de prometazina em pacientes pediátricos. As crianças podem ser particularmente sensíveis aos efeitos aditivos depressores respiratórios quando a prometazina é combinada com outros depressores respiratórios, incluindo codeína.
-Riscos do uso concomitante com benzodiazepínicos ou outros depressores do SNC: O uso concomitante de opióides com outros depressores do SNC, incluindo álcool, pode resultar em sedação profunda, depressão respiratória, coma e morte. Evitar o uso de medicamentos opióides para tosse em pacientes tomando benzodiazepínicos, outros depressores do SNC ou álcool.
-REMS Analgésico Opioide: Para garantir que os benefícios dos analgésicos opioides superem os riscos de dependência, abuso e uso indevido, é necessário um REMS para esses produtos. De acordo com os requisitos do REMS, as empresas farmacêuticas com produtos analgésicos opióides aprovados devem disponibilizar programas de educação compatíveis com o REMS para os profissionais de saúde. Os profissionais de saúde são fortemente encorajados a concluir um programa de educação compatível com REMS; aconselhar os pacientes e/ou seus cuidadores, com todas as prescrições sobre o uso seguro, riscos graves, armazenamento e descarte desses produtos; enfatize aos pacientes e seus cuidadores a importância de ler o Guia de Medicação toda vez que for fornecido pelo farmacêutico e considere outras ferramentas para melhorar a segurança do paciente, da família e da comunidade.

A FDA dos EUA não recomenda o uso de medicamentos para tosse e resfriado contendo codeína em pacientes com menos de 18 anos porque foi determinado que os riscos superam os benefícios.

Consulte a seção AVISOS para precauções adicionais

Substância Controlada dos EUA: Anexo V; somente prescrição

Diálise

Dados não disponíveis

Outros comentários

Conselho de administração :
-Tomar por via oral com ou sem alimentos
-Aparelhos de medição oral devem ser usados ​​para garantir a precisão na dosagem; uma colher de chá doméstica não deve ser considerada um dispositivo de medição preciso
-Xarope contém 7% de álcool

Requisitos de armazenamento :
-Protege da umidade e da luz

Em geral :
-Pacientes que são metabolizadores ultrarrápidos de codeína devido a um polimorfismo CYP450 2D6, irão converter codeína mais rápida e completamente em morfina, resultando em níveis inesperadamente altos de morfina, que podem ser fatais.
- O FDA dos EUA não recomenda o uso de medicamentos para tosse e resfriado contendo codeína em pacientes com menos de 18 anos, porque foi determinado que os riscos superam os benefícios.

Monitoramento :
-Cardiovascular: Monitorar sinais de hipotensão, especialmente naqueles cuja pressão arterial está comprometida
-Respiratório: Monitorar para depressão respiratória
-Gastrointestinal: Monitorar constipação e diminuição da motilidade intestinal em pacientes pós-operatórios.
-Os pacientes devem ser monitorados quanto ao desenvolvimento de dependência, abuso ou uso indevido.

Aconselhamento ao paciente :
-Os pacientes devem entender que o uso de codeína pode resultar em dependência, abuso e uso indevido.
-Os pacientes devem entender os riscos de depressão respiratória com risco de vida e quando esse risco é maior; os pacientes devem estar cientes de que uma mutação genética pode resultar em maior toxicidade da codeína em alguns pacientes; bebês amamentados de mulheres que têm essa mutação genética também estão em risco.
-Mulheres que estão amamentando, grávidas ou planejando engravidar devem falar com seu médico antes de usar este produto.
-Este medicamento pode causar sonolência, tontura ou prejudicar o pensamento ou as habilidades motoras; os pacientes devem evitar dirigir ou operar máquinas enquanto estiverem tomando este medicamento.
-O uso concomitante de álcool, sedativos e tranquilizantes pode aumentar a sonolência; os pacientes devem evitar o álcool e consultar seu médico sobre o uso concomitante de outros depressores do SNC.
-Os pacientes devem ser alertados para evitar a exposição prolongada ao sol e relatar qualquer movimento muscular involuntário.
-Os pacientes devem ser instruídos a ler o Guia de Medicação aprovado pela FDA dos EUA cada vez que este medicamento for dispensado; eles devem entender o uso seguro, riscos graves e armazenamento e descarte adequados deste medicamento.