Dosagem de Celexa

Nome genérico: bromidrato de citalopram 10mg
Forma de dosagem: comprimidos revestidos por película

Celexa deve ser administrado uma vez ao dia, de manhã ou à noite, com ou sem alimentos.

Tratamento inicial

atenolol chlorthal 50 25

Celexa (citalopram) deve ser administrado na dose inicial de 20 mg uma vez ao dia, com aumento até a dose máxima de 40 mg/dia com intervalo não inferior a uma semana. Doses acima de 40 mg/dia não são recomendadas devido ao risco de prolongamento do intervalo QT. Além disso, o único estudo pertinente à resposta à dose para eficácia não demonstrou vantagem para a dose de 60 mg/dia sobre a dose de 40 mg/dia.

Populações Especiais

20 mg/dia é a dose máxima recomendada para pacientes com mais de 60 anos de idade, pacientes com insuficiência hepática e para metabolizadores fracos de CYP2C19 ou pacientes em uso de cimetidina ou outro inibidor de CYP2C19. (Vejo AVISOS )

jsou vejce s vysokým obsahem draslíku

Nenhum ajuste de dose é necessário para pacientes com insuficiência renal leve ou moderada. Celexa deve ser usado com cautela em pacientes com insuficiência renal grave.

Tratamento de mulheres grávidas durante o terceiro trimestre

Recém-nascidos expostos a Celexa e outros ISRSs ou SNRIs, no final do terceiro trimestre, desenvolveram complicações que requerem hospitalização prolongada, suporte respiratório e alimentação por sonda (ver PRECAUÇÕES ). Ao tratar mulheres grávidas com Celexa durante o terceiro trimestre, o médico deve considerar cuidadosamente os potenciais riscos e benefícios do tratamento.

Tratamento de manutenção

É geralmente aceito que episódios agudos de depressão requerem vários meses ou mais de terapia farmacológica sustentada. A avaliação sistemática de Celexa em dois estudos mostrou que sua eficácia antidepressiva é mantida por períodos de até 24 semanas após 6 ou 8 semanas de tratamento inicial (32 semanas no total). Em um estudo, os pacientes foram designados aleatoriamente para placebo ou para a mesma dose de Celexa (20-60 mg/dia) durante o tratamento de manutenção que receberam durante a fase de estabilização aguda, enquanto em outro estudo, os pacientes foram designados aleatoriamente para continuação. de Celexa 20 ou 40 mg/dia, ou placebo, para tratamento de manutenção. No último estudo, as taxas de recaída à depressão foram semelhantes para os dois grupos de dose (ver Ensaios Clínicos em FARMACOLOGIA CLÍNICA ). Com base nesses dados limitados, não se sabe se a dose de citalopram necessária para manter a eutimia é idêntica à dose necessária para induzir a remissão. Se as reações adversas forem incômodas, pode-se considerar uma diminuição da dose para 20 mg/dia.

k čemu se používá oxid hořečnatý

Descontinuação do tratamento com Celexa

Sintomas associados à descontinuação de Celexa e outros ISRSs e SNRIs foram relatados (ver PRECAUÇÕES ). Os pacientes devem ser monitorados quanto a esses sintomas ao descontinuar o tratamento. Recomenda-se uma redução gradual da dose em vez de uma interrupção abrupta sempre que possível. Se ocorrerem sintomas intoleráveis ​​após a diminuição da dose ou após a descontinuação do tratamento, pode-se considerar a retomada da dose prescrita anteriormente. Subsequentemente, o médico pode continuar a diminuir a dose, mas a uma taxa mais gradual.

Troca de um paciente para ou de um inibidor da monoaminoxidase (IMAO) destinado a tratar distúrbios psiquiátricos

Devem decorrer pelo menos 14 dias entre a descontinuação de um IMAO destinado a tratar distúrbios psiquiátricos e o início da terapia com Celexa. Por outro lado, pelo menos 14 dias devem ser permitidos após a interrupção do Celexa antes de iniciar um IMAO destinado a tratar distúrbios psiquiátricos (consulte CONTRA-INDICAÇÕES ).

Uso de Celexa com outros IMAOs, como linezolida ou azul de metileno

Não inicie Celexa em um paciente que esteja sendo tratado com linezolida ou azul de metileno intravenoso porque há um risco aumentado de síndrome serotoninérgica. Em um paciente que requer tratamento mais urgente de uma condição psiquiátrica, outras intervenções, incluindo hospitalização, devem ser consideradas (ver CONTRA-INDICAÇÕES ).

Em alguns casos, um paciente que já esteja recebendo terapia com Celexa pode necessitar de tratamento urgente com linezolida ou azul de metileno intravenoso. Se alternativas aceitáveis ​​ao tratamento com linezolida ou azul de metileno intravenoso não estiverem disponíveis e os benefícios potenciais do tratamento com linezolida ou azul de metileno intravenoso forem considerados superiores aos riscos de síndrome serotoninérgica em um determinado paciente, Celexa deve ser interrompido imediatamente e linezolida ou azul de metileno intravenoso pode ser administrado. O paciente deve ser monitorado quanto a sintomas de síndrome serotoninérgica por 2 semanas ou até 24 horas após a última dose de linezolida ou azul de metileno intravenoso, o que ocorrer primeiro. A terapia com Celexa pode ser retomada 24 horas após a última dose de linezolida ou azul de metileno intravenoso (ver AVISOS ).

pilulka i-2

O risco de administrar azul de metileno por vias não intravenosas (como comprimidos orais ou por injeção local) ou em doses intravenosas muito inferiores a 1 mg/kg com Celexa não é claro. O clínico deve, no entanto, estar ciente da possibilidade de sintomas emergentes da síndrome serotoninérgica com tal uso (ver AVISOS ).