Doença hepática gordurosa não alcoólica

O QUE VOCÊ PRECISA SABER:

O que é doença hepática gordurosa não alcoólica?

A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é um acúmulo de gordura no fígado de uma condição diferente do abuso de álcool. A NAFLD geralmente não causa sintomas. Você pode sentir dor no lado superior direito do abdômen ou se sentir cansado.

Órgãos abdominais

O que aumenta meu risco de NAFLD?

• Condições de saúde como obesidade, colesterol alto, síndrome metabólica, diabetes tipo 2 ou hepatite
  • Certos medicamentos, como quimioterapia, antibióticos e medicamentos para o coração
  • Exposição a produtos químicos tóxicos para o fígado, como pesticidas, tolueno ou cloreto de vinil
  • Nutrição IV com nutrição parenteral total (NPT) por mais de 6 semanas

Como é diagnosticada a DHGNA?

Seu médico perguntará sobre suas condições médicas. Ele ou ela pode perguntar sobre seus medicamentos passados ​​e atuais. Ele ou ela também verificará outras condições que possam estar causando seus sintomas. Você pode precisar de qualquer um dos seguintes:

nejvyšší dávka tramadolu
  • Exames de sangue irá mostrar o quão bem o seu fígado está funcionando. Eles também podem ser usados ​​para obter informações sobre sua saúde geral e encontrar a causa de sua DHGNA.
  • Um ultrassom usa ondas sonoras para mostrar imagens em um monitor. Um ultra-som pode ser feito para mostrar se você aumentou a gordura no fígado.
  • Uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética pode ser usado para tirar fotos do seu fígado. Você pode receber líquido de contraste para ajudar os profissionais de saúde a ver melhor seu fígado. Informe o profissional de saúde se você já teve uma reação alérgica ao líquido de contraste. Não entre na sala de ressonância magnética com nada de metal. O metal pode causar ferimentos graves. Informe o profissional de saúde se tiver algum metal dentro ou fora do seu corpo.
  • Uma biópsia hepática é um procedimento para remover um pequeno pedaço do seu fígado para ser testado.

Como é tratada a DHGNA?

A medicina geralmente não é usada para tratar a DHGNA. A medicina pode ser usada para tratar outras condições de saúde e controlar os níveis de açúcar no sangue ou colesterol. Seu medicamento pode ser alterado se estiver causando sua DHGNA.

náplast na bolest tlapek v salonu

Como posso gerenciar a NAFLD?

• Manter um peso saudável. Pergunte ao seu médico o que é um peso saudável para você. Peça-lhe para ajudá-lo a criar um plano de perda de peso se estiver acima do peso.
  • Exercite-se conforme indicado. O exercício aeróbico 3 vezes por semana durante 20 a 45 minutos pode ajudar a diminuir o acúmulo de gordura no fígado. Exemplos são ciclismo, caminhada rápida ou corrida. Pergunte ao seu médico sobre o melhor plano de exercícios para você.
    Família negra caminhando para se exercitar
  • Coma uma variedade de alimentos saudáveis. Alimentos saudáveis ​​incluem vegetais, frutas, pães integrais, laticínios com baixo teor de gordura, feijão, carnes magras e peixes. Alimentos com baixo teor de carboidratos simples, xarope de milho rico em frutose e gordura trans podem ajudar a diminuir o acúmulo de gordura no fígado.
    Comidas saudáveis
  • Não beber álcool. O álcool pode piorar a NAFLD e prejudicar o fígado. Peça informações ao seu médico se precisar de ajuda para parar de beber.

Quando devo procurar atendimento imediato?

• Você tem falta de ar.
  • Você tem problemas para pensar com clareza ou está confuso.
  • Você se sente tonto ou desmaia.
  • Você tem tremores, calafrios e febre.

Quando devo ligar para o meu médico?

• Você tem mais dor ou inchaço no abdômen.
  • Você se sente mais cansado do que o normal.
  • Você se machuca ou sangra facilmente.
  • Sua pele ou o branco de seus olhos parecem amarelos.
  • Você tem dúvidas ou preocupações sobre sua condição ou cuidados.

Acordo de Cuidados

Você tem o direito de ajudar a planejar seus cuidados. Saiba mais sobre sua condição de saúde e como ela pode ser tratada. Discuta as opções de tratamento com seus profissionais de saúde para decidir quais cuidados você deseja receber. Você sempre tem o direito de recusar o tratamento. A informação acima é apenas um auxílio pedagógico. Não se destina a ser um conselho médico para condições ou tratamentos individuais. Fale com o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico antes de seguir qualquer regime médico para ver se é seguro e eficaz para si.

© Copyright IBM Corporation 2021 As informações são apenas para uso do Usuário Final e não podem ser vendidas, redistribuídas ou usadas de outra forma para fins comerciais. Todas as ilustrações e imagens incluídas no CareNotes® são propriedade protegida por direitos autorais da A.D.A.M., Inc. ou IBM Watson Health