Dexametasona (injeção)

Nome genérico: dexametasona (injeção) (DEX a METH a sone)
Marca: De-Sone LA, Dexacen-4, Dexasone, Dexasone LA, Solurex, Solurex LA
Formas de dosagem: solução injetável (10 mg/mL; 10 mg/mL sem conservantes; 4 mg/mL); suspensão injetável (8 mg/mL)
Classe de drogas: Glicocorticóides

O que é dexametasona?

Dexametasona é um esteróide que impede a liberação de substâncias no corpo que causam inflamação.

A dexametasona é usada para tratar muitas condições diferentes, como distúrbios alérgicos, doenças da pele, colite ulcerativa , artrite, lúpus , psoríase , distúrbios respiratórios, condições oculares , distúrbios das células sanguíneas, leucemia , esclerose múltipla , inflamação das articulações ou tendões e problemas causados ​​por baixos níveis hormonais da glândula adrenal.

A dexametasona também pode ser usada para fins não listados neste guia de medicamentos.

Avisos

Você não deve usar dexametasona se tiver uma infecção fúngica em qualquer parte do corpo.

Informe o seu médico sobre todas as suas condições médicas e todos os medicamentos que você está usando. Existem muitas outras doenças que podem ser afetadas pelo uso de esteroides e muitos outros medicamentos que podem interagir com esteroides.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve ser tratado com dexametasona se for alérgico a ela ou se tiver:

• uma infecção fúngica em qualquer parte do seu corpo.

A medicação esteróide afeta seu sistema imunológico. Você pode ter infecções mais facilmente. Os esteróides também podem piorar ou reativar uma infecção que você já teve. Informe o seu médico sobre qualquer doença ou infecção que você teve nas últimas semanas.

Informe o seu médico se você já teve:

Informe o seu médico se estiver grávida ou a amamentar.

Como a dexametasona é administrada?

A dexametasona é injetada em um músculo ou administrada como uma infusão em uma veia. Um profissional de saúde lhe dará esta injeção.

A dexametasona é geralmente administrada por injeção apenas se você não puder tomar o medicamento por via oral.

As suas necessidades de dose podem mudar devido a cirurgia, doença, estresse , ou uma emergência médica. Informe o seu médico sobre qualquer situação que o afete.

a dexametasona pode afetar os resultados de certos exames médicos. Informe qualquer médico que o trata que você está usando dexametasona.

Se você parar de usar a dexametasona repentinamente após o uso a longo prazo, poderá ter sintomas desagradáveis ​​de abstinência. Pergunte ao seu médico como parar de usar este medicamento com segurança.

Armazenar em temperatura ambiente longe da umidade e do calor.

O que acontece se eu perder uma dose?

Ligue para o seu médico para obter instruções se você perder uma dose de dexametasona.

O que acontece se eu overdose?

Procure atendimento médico de emergência ou ligue para a linha de ajuda para envenenamento em 1-800-222-1222.

Não se espera que uma overdose de dexametasona produza sintomas de risco de vida. O uso prolongado de altas doses pode levar ao afinamento da pele, hematomas fáceis, alterações na gordura corporal (especialmente no rosto, pescoço, costas e cintura), aumento acne ou pêlos faciais, problemas menstruais, impotência , ou perda de interesse em sexo.

O que devo evitar ao receber dexametasona?

Evite estar perto de pessoas doentes ou com infecções. Ligue para o seu médico para tratamento preventivo se estiver exposto a varicela ou sarampo. Essas condições podem ser graves ou até fatais em pessoas que usam medicamentos esteróides.

Evite beber álcool enquanto estiver tomando dexametasona.

Não receba uma vacina 'viva' enquanto estiver usando dexametasona, ou você pode desenvolver uma infecção grave. As vacinas vivas incluem sarampo, caxumba, rubéola (MMR), rotavírus, varíola, febre tifóide, febre amarela, varicela (varicela), zoster ( cobreiro ) e gripe nasal ( gripe ) vacina.

Evite receber qualquer outro tipo de vacina sem o conselho do seu médico, incluindo uma vacina contra a gripe anual.

tamsulosin hcl 0,4 mg tobolka

Efeitos colaterais da dexametasona

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica: urticária ; dificuldade ao respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

Ligue para o seu médico imediatamente se você tiver:

• febre, calafrios, cansaço, mal-estar;

• piora da dor, inchaço ou rigidez de uma articulação tratada com dexametasona;

• fraqueza muscular, sensação de claudicação;

• inchaço, ganho de peso rápido, sensação de falta de ar;

• visão turva, visão de túnel, dor nos olhos , ou vendo halos ao redor das luzes;

• fezes com sangue ou alcatrão, tossindo sangue ;

• uma convulsão;

• aumento da pressão dentro do crânio - fortes dores de cabeça, zumbido nos ouvidos, tontura , náusea , problemas de visão, dor atrás dos olhos;

mohu vzít benadryl s dayquil
  • pancreatite -- dor intensa na parte superior do estômago se espalhando para as costas; ou

• baixo potássio nível - cãibras nas pernas, Prisão de ventre , batimentos cardíacos irregulares, vibração no peito, aumento da sede ou micção, dormência ou formigamento.

A dexametasona pode afetar o crescimento em crianças. Informe o seu médico se o seu filho não estiver a crescer a um ritmo normal enquanto estiver a utilizar este medicamento.

Os efeitos colaterais comuns podem incluir:

• Retenção de fluidos (inchaço nas mãos ou tornozelos);

• dor de cabeça , tontura;

• aumento da pressão arterial;

• cicatrização lenta de feridas;

• acne, afinamento da pele, hematomas ou descoloração;

• alterações nos seus períodos menstruais; ou

• alterações na forma ou localização da gordura corporal (especialmente nos braços, pernas, rosto, pescoço, seios e cintura).

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para o seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA em 1-800-FDA-1088.

Que outras drogas afetarão a dexametasona?

Às vezes, não é seguro usar certos medicamentos ao mesmo tempo. Alguns medicamentos podem afetar os níveis sanguíneos de outros medicamentos que você toma, o que pode aumentar os efeitos colaterais ou tornar os medicamentos menos eficazes.

Muitos medicamentos podem afetar a dexametasona. Isso inclui medicamentos prescritos e de venda livre, vitaminas , e produtos à base de plantas . Nem todas as interações possíveis estão listadas aqui. Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e qualquer medicamento que você comece ou pare de usar.

A Dexametasona interage com meus outros medicamentos?

Insira outros medicamentos para visualizar um relatório detalhado.

Adicione um medicamento para verificar as interações Adicionar

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use este medicamento apenas para a indicação prescrita.