Deficiência de vitamina B12

O que é deficiência de vitamina B12?

Publicação de saúde de Harvard

A vitamina B12 é necessária para produzir uma quantidade adequada de glóbulos vermelhos saudáveis ​​na medula óssea. A vitamina B12 está disponível apenas em alimentos de origem animal (carne e laticínios) ou extratos de levedura (como levedura de cerveja). A deficiência de vitamina B12 é definida por baixos níveis de B12 armazenados no corpo que podem resultar em anemia, um número de glóbulos vermelhos abaixo do normal.

A deficiência de vitamina B12 pode se desenvolver pelos seguintes motivos:

Ausência de fator intrínseco, também chamada de anemia perniciosa— O fator intrínseco é uma proteína secretada pelas células do revestimento do estômago. O fator intrínseco se liga à vitamina B12 e a leva para o intestino para ser absorvida. A ausência de fator intrínseco é a causa mais comum de anemia perniciosa. A ausência do fator intrínseco é frequentemente associada a uma condição chamada gastrite atrófica, um afinamento do revestimento do estômago. A gastrite atrófica é mais comum em idosos de ascendência afro-americana ou do norte da Europa. Nessas pessoas, a anemia perniciosa se desenvolve por volta dos 60 anos.

Deficiência de vitamina B12

Em crianças, níveis reduzidos de fator intrínseco podem ser uma condição hereditária (genética). Quando isso acontece, baixos níveis de fator intrínseco produzem sintomas de anemia perniciosa juvenil em pacientes com menos de 10 anos de idade.

A anemia perniciosa ocorre mais comumente em pessoas que já têm doenças ligadas a anormalidades do sistema imunológico, como doença de Graves, hipotireoidismo (subfuncionamentotireoideglândula), tireoidite (inflamação da tireóide), vitiligo e doença de Addison (insuficiência adrenocortical).

Remoção ou destruição do estômago— A deficiência de vitamina B12 pode se desenvolver em pessoas que fizeram cirurgia para remover parte ou todo o estômago. Excesso de bactérias— Algumas pessoas desenvolvem deficiência de vitamina B12 como resultado de condições que retardam o movimento dos alimentos pelos intestinos (diabetes, esclerodermia, estenoses, divertículos), permitindo que as bactérias intestinais se multipliquem e cresçam demais na parte superior do intestino delgado. Essas bactérias roubam a B12 para uso próprio, em vez de permitir que ela seja absorvida pelo corpo. Deficiência dietética— Veganos (vegetarianos estritos que não comem carne, peixe, ovo ou laticínios) podem desenvolver deficiência de vitamina B12 porque não têm vitamina B12 em suas dietas. Em pacientes com bulimia ou anorexia nervosa, a deficiência de vitamina B12 também pode estar relacionada à dieta. No entanto, seu fígado pode armazenar vitamina B12 por até cinco anos, por isso é raro que a dieta cause essa anemia.

Sintomas

Os sintomas tendem a se desenvolver lentamente e podem não ser reconhecidos imediatamente. À medida que a condição piora, os sintomas comuns incluem:

• Fraqueza e fadiga
  • Tonturas e tonturas
  • Palpitações e batimentos cardíacos acelerados
  • Falta de ar
  • Uma língua dolorida que tem uma aparência vermelha e musculosa
  • Náusea ou falta de apetite
  • Perda de peso
  • Diarréia
  • Coloração amarelada na pele e nos olhos

Se os níveis baixos de B12 permanecerem por muito tempo, a condição também pode levar a danos irreversíveis às células nervosas, o que pode causar os seguintes sintomas:

• Dormência e formigamento nas mãos e pés
  • Dificuldade para caminhar
  • Fraqueza muscular
  • Irritabilidade
  • Perda de memória
  • Demência
  • Depressão
  • Psicose

Diagnóstico

Seu médico perguntará sobre sua dieta e sobre qualquer histórico familiar de anemia. Seu médico também revisará seu histórico médico para doenças médicas (diabetes, distúrbios imunológicos) ou cirurgias, como remoção do estômago, que podem levar à deficiência de vitamina B12.

Seu médico pode suspeitar que você tenha deficiência de vitamina B12 com base em seu histórico médico e sintomas. Para confirmar o diagnóstico, ele irá examiná-lo e solicitar exames laboratoriais. Durante o exame físico, seu médico procurará por uma língua vermelha e carnuda, pele pálida ou amarelada, pulso rápido e sopros cardíacos resultantes de um aumento relacionado à anemia nas demandas de fluxo sanguíneo no coração. Os exames laboratoriais incluirão:

Exames de sangue padrão para medir o nível de glóbulos vermelhos e verificar sua aparência— Na deficiência de vitamina B12, os glóbulos vermelhos são anormalmente grandes e parecem anormais. Exames de sangue para medir os níveis de B12— Os níveis de ferro e folato também podem ser medidos para verificar deficiências nesses nutrientes. Exame de sangue para medir o nível de ácido metilmalônico— O nível sanguíneo de ácido metilmalônico aumenta quando uma pessoa tem deficiência de B12. Exames de sangue para anticorpo de fator intrínseco— Seu médico pode solicitar testes especiais para níveis de anticorpos para determinar se você tem anemia perniciosa. A maioria das pessoas que não possuem fator intrínseco no estômago tem esses anticorpos no sangue. Biópsia de medula óssea— Ocasionalmente, uma biópsia da medula óssea é feita para ajudar a confirmar o diagnóstico. Neste procedimento, uma pequena amostra de medula óssea é retirada inserindo uma agulha no osso pélvico logo abaixo da cintura em ambos os lados da coluna. A amostra de medula óssea é examinada em um laboratório para procurar outras causas de anemia e anormalidades nos glóbulos vermelhos.

Duração esperada

Com o tratamento adequado, os sintomas da deficiência de vitamina B12 começam a melhorar em poucos dias. Em veganos e outras pessoas cuja deficiência de B12 está relacionada à dieta, suplementos orais de B12 e uma dieta projetada para aumentar o consumo de vitamina B12 devem curar a doença. Pessoas com anemia perniciosa ou pessoas que não conseguem absorver a vitamina B12 de seus intestinos precisarão de injeções de vitamina B12 a cada um a três meses indefinidamente.

Prevenção

Para prevenir a deficiência de vitamina B12, os veganos devem tomar quantidades adequadas de suplementos de vitamina B12 para compensar a escassez em sua dieta.

Para pessoas que não podem absorver B12, a condição não pode ser evitada. No entanto, uma vez diagnosticado, injeções regulares de vitamina B12 impedirão o retorno dos sintomas.

Tratamento

O tratamento para esta condição envolve a substituição da vitamina B12 ausente. Pessoas que não conseguem absorver B12 precisam de injeções regulares. Quando as injeções são administradas pela primeira vez, um paciente com sintomas graves pode receber cinco a sete durante a primeira semana para restaurar as reservas do corpo desse nutriente. Uma resposta geralmente é observada dentro de 48 a 72 horas, com produção rápida de novos glóbulos vermelhos. Uma vez que as reservas de B12 atinjam níveis normais, serão necessárias injeções de vitamina B12 a cada um a três meses para evitar o retorno dos sintomas. As pessoas que não conseguem absorver a vitamina B12 devem continuar a comer uma dieta bem equilibrada que forneça outros nutrientes (ácido fólico, ferro e vitamina C) necessários para produzir células sanguíneas saudáveis. Às vezes, as pessoas podem tomar altas doses de B12 oral para fornecer reposição em vez de receber injeções, mas um médico deve supervisionar isso de perto.

Em pessoas cuja deficiência de vitamina B12 está relacionada ao crescimento excessivo de bactérias intestinais, o tratamento com antibióticos orais, comotetraciclina(vendido sob várias marcas), pode parar o crescimento bacteriano e permitir que a absorção de vitamina B12 volte ao normal.

A deficiência de vitamina B12 resultante da ingestão inadequada de alimentos é a mais fácil de tratar. A condição pode ser revertida tomando suplementos orais de vitamina B12 e adicionando alimentos que contenham B12.

Quando a anemia é grave e a contagem de glóbulos vermelhos é extremamente baixa, podem ser necessárias transfusões de sangue nos primeiros dias até que as injeções de vitamina B12 comecem a funcionar.

Quando chamar um profissional

Contacte o seu médico para um exame físico se sentir fadiga inexplicável, palpitações, falta de ar, dor na língua ou quaisquer outros sintomas de deficiência de vitamina B12. Isso é especialmente verdadeiro se você é vegano, tem mais de 50 anos e descende de afro-americanos ou do norte da Europa, tem diabetes, tem um distúrbio autoimune ou teve seu estômago removido.

Prognóstico

A perspectiva é excelente porque essa forma de anemia responde bem ao tratamento. No entanto, é possível que o dano às células nervosas seja permanente. Alguns danos residuais no sistema nervoso podem permanecer em pessoas que procuraram tratamento no final da doença.

Fontes externas

Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue (NHLBI)