Garupa

O QUE VOCÊ PRECISA SABER:

O que é garupa?

O crupe é uma infecção respiratória. Isso faz com que sua garganta e vias aéreas superiores inchem e estreitem. Também é chamada de laringotraqueobronquite. A garupa é mais comum em crianças, mas os adultos também podem contraí-la.

O que causa a garupa?

Garupa é comumente causada por um vírus. Geralmente ocorre durante a estação fria comum. O crupe é transmitido pela inalação de germes de pessoas infectadas ao tossir ou espirrar.

Quais são os sinais e sintomas da garupa?

Garupa começa como um resfriado com tosse, febre e coriza. Seus sintomas geralmente permanecem leves durante os primeiros 2 a 4 dias. Depois disso, os seguintes sintomas pioram à noite ou quando você se deita:

• Uma tosse áspera ou latejante
  • Rouquidão
  • Respiração ruidosa ou sibilante

Como o crupe é diagnosticado?

Seu médico perguntará sobre sintomas recentes de resfriado. Ele ou ela vai ouvir seus pulmões. Seu médico pode recomendar uma radiografia de tórax para garantir que você não tenha outras condições.

Como a garupa é tratada?

O tratamento geralmente pode ser feito em casa. Seu médico pode recomendar qualquer um dos seguintes:

• Remédios, como acetaminofeno, esteróides e AINEs, podem ser administrados. Esses medicamentos ajudam a diminuir a febre e a inflamação e abrem as vias aéreas. Pergunte ao seu médico qual remédio para tosse pode ajudar com sua tosse.
  • Descanse e mantenha a calma tanto quanto possível. Os hormônios do estresse podem piorar a tosse.
  • Sente-se em um banheiro cheio de vapor. Ligue o chuveiro ou a banheira. Feche a porta e sente-se no banheiro por cerca de 15 a 20 minutos. Não entre no chuveiro.
  • Use um umidificador ou vaporizador ao lado da cama para ajudar a diminuir a tosse à noite.
  • Beba líquidos mornos. Líquidos quentes vão acalmar sua garganta e ajudar com sua tosse.

Como posso evitar a propagação da garupa?

• Lave as mãos frequentemente com água e sabão. Carregue com você loção ou gel para as mãos para matar germes. Você pode usar a loção ou gel para limpar as mãos quando não houver água e sabão disponíveis.
    Lavar as mãos
  • Cubra a boca ao espirrar ou tossir. Espirre e tussa em um lenço de papel ou na dobra do braço. Se você usar um lenço de papel, jogue-o fora imediatamente e lave as mãos.
  • Não compartilhe xícaras, talheres ou pratos com outras pessoas.
  • Fique em casa se você está doente.

Ligue para o número de emergência local (911 nos EUA) se:

• Você tem problemas graves para respirar.

Quando devo procurar atendimento imediato?

• As pontas dos dedos ou a pele ao redor da boca ficam azuis.
  • Você não pode engolir seu cuspe e começar a babar.
  • Você está severamente fatigado (mentalmente e fisicamente cansado).

Quando devo ligar para o meu médico?

• Seus sintomas não melhoram ou pioram.
  • Você tem dúvidas ou preocupações sobre sua condição ou cuidados.

Acordo de Cuidados

Você tem o direito de ajudar a planejar seus cuidados. Saiba mais sobre sua condição de saúde e como ela pode ser tratada. Discuta as opções de tratamento com seus profissionais de saúde para decidir quais cuidados você deseja receber. Você sempre tem o direito de recusar o tratamento. A informação acima é apenas um auxílio pedagógico. Não se destina a ser um conselho médico para condições ou tratamentos individuais. Fale com o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico antes de seguir qualquer regime médico para ver se é seguro e eficaz para si.

© Copyright IBM Corporation 2021 As informações são apenas para uso do Usuário Final e não podem ser vendidas, redistribuídas ou usadas de outra forma para fins comerciais. Todas as ilustrações e imagens incluídas no CareNotes® são propriedade protegida por direitos autorais da A.D.A.M., Inc. ou IBM Watson Health