Cólica biliar

O que é Cólica Biliar?

Publicação de saúde de Harvard

A cólica biliar é uma dor constante ou intermitente na parte superior do abdômen, geralmente sob o lado direito da caixa torácica. Isso acontece quando algo bloqueia o fluxo normal de bile da vesícula biliar. A bile é um líquido que ajuda a digerir as gorduras. Em circunstâncias normais, a bile é produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar. Quando você come uma refeição, a bile passa da vesícula biliar através do ducto cístico e do ducto biliar comum para o intestino delgado, onde se mistura com alimentos parcialmente digeridos.

Os cálculos biliares são a causa mais comum de cólica biliar. Se um cálculo biliar bloquear qualquer um desses ductos, o fluxo normal da bile para o intestino é interrompido. As células musculares do ducto biliar se contraem vigorosamente para tentar mover o cálculo, causando a dor da cólica biliar. Uma estenose do ducto biliar ou um tumor também pode bloquear o fluxo biliar e causar cólica biliar.

obrázek vředu diabetické nohy

Cólica biliar

Sintomas

Uma pessoa com cólica biliar geralmente se queixa de dor ou sensação de pressão na parte superior do abdome. Essa dor pode estar no centro da parte superior do abdômen, logo abaixo do esterno, ou na parte superior direita do abdômen, perto da vesícula biliar e do fígado. Em algumas pessoas, a dor abdominal se espalha de volta para a omoplata direita. Muitas pessoas também têm náuseas e vômitos.

omega 3 6 9 vedlejších účinků

Como os sintomas da cólica biliar geralmente são desencadeados pela demanda de bile do sistema digestivo, eles são especialmente comuns após refeições gordurosas. Os sintomas também podem ocorrer quando uma pessoa que estava jejuando de repente quebra o jejum e come uma refeição muito grande.

Diagnóstico

Depois de descrever seus sintomas, seu médico fará um exame físico, prestando atenção especial à parte superior direita do abdômen (a área do fígado e da vesícula biliar). O ultrassom, o mesmo procedimento indolor usado para produzir imagens de bebês no útero, pode ser usado para produzir imagens de seu abdômen para que seu médico possa procurar cálculos biliares. Exames de sangue também podem ser feitos, especialmente se você tiver febre ou se a dor persistir.

Duração esperada

A maioria dos episódios de cólica biliar passa após 1 a 5 horas. Depois que a dor mais intensa passa, seu abdômen pode continuar doendo levemente por cerca de 24 horas.

Prevenção

Como a cólica biliar geralmente está relacionada a cálculos biliares, ela pode ser prevenida controlando os fatores de risco para cálculos biliares. Alguns desses fatores de risco, como hereditariedade, idade avançada e gravidez, fazem parte da vida normal. Outros, como obesidade e dieta rica em gordura, são fatores de risco que podem ser modificados por meio de um estilo de vida saudável. Mulheres na menopausa que tomam estrogênio (terapia de reposição hormonal) também são mais propensas a desenvolver cálculos biliares e cólica biliar.

Tratamento

No início, seu médico pode prescrever analgésicos e incentivá-lo a comer uma dieta sem gordura. Se o primeiro episódio de cólica biliar for particularmente grave, ou se os episódios de cólica persistirem, a cirurgia para remover a vesícula biliar (colecistectomia) geralmente é recomendada. Este procedimento pode ser feito através de pequenas incisões usando um instrumento chamado laparoscópio. O procedimento geralmente requer apenas uma breve estadia no hospital, e algumas pessoas podem deixar o hospital no mesmo dia em que são operadas. É o tratamento mais utilizado em pessoas que sofrem de cálculos biliares dolorosos, porque é muito eficaz e seguro, sem complicações em mais de 90% dos casos.

Se a cirurgia não puder ser feita e os sintomas da cólica biliar forem duradouros, pode ser usada medicação que dissolve os cálculos biliares. No entanto, este medicamento é caro e pode levar meses ou anos para funcionar. Além disso, apenas pequenas pedras se dissolvem. Raramente, a medicação para dissolver cálculos biliares é combinada com um procedimento chamado litotripsia por ondas de choque, que usa ondas de choque cuidadosamente direcionadas para quebrar os cálculos biliares. No entanto, em muitas pessoas tratadas com medicamentos ou litotripsia, os cálculos biliares tendem a se formar novamente dentro de alguns anos.

k čemu se používá mesalamin

Quando chamar um profissional

Ligue para o seu médico sempre que tiver dor abdominal intensa, com ou sem náuseas e vômitos. Se você tiver sintomas de cólica biliar e de repente desenvolver febre e calafrios, isso pode sinalizar uma infecção da vesícula biliar (colecistite), então ligue para o seu médico imediatamente.

Prognóstico

Contanto que você tenha cálculos biliares que possam bloquear seu ducto cístico ou ducto biliar comum, você corre o risco de episódios repetidos de cólica biliar. Há também uma chance de 25% de desenvolver colecistite aguda, ou alguma outra complicação de cálculos biliares, dentro de 10 a 20 anos.

Fontes externas

Câmara Nacional de Informações sobre Doenças Digestivas (NDDIC)

výhody čaje z vervine bush