Vaginose bacteriana

O QUE VOCÊ PRECISA SABER:

O que é vaginose bacteriana?

A vaginose bacteriana é uma infecção na vagina. Pode causar vaginite (irritação e inflamação da vagina). A causa nao e conhecida. As bactérias normalmente encontradas na vagina estão desequilibradas. Seu risco aumenta se você for sexualmente ativo, usar ducha ou se tiver um dispositivo intrauterino (DIU).

Sistema reprodutivo feminino

Quais são os sinais e sintomas comuns da vaginose bacteriana?

• Corrimento vaginal branco, cinza ou amarelo
  • Corrimento vaginal que cheira a peixe
  • Coceira ou queimação na parte externa da vagina

Como a vaginose bacteriana é diagnosticada?

Seu médico irá examiná-lo e perguntar se você tem outras condições de saúde. Ele ou ela pode precisar tirar uma amostra de fluido de sua vagina. Isso será testado para a bactéria que causa vaginose.

Como a vaginose bacteriana é tratada?

Antibióticos são administrados para matar as bactérias. Eles podem ser administrados como uma pílula ou como um creme para colocar na vagina.

O que preciso saber sobre vaginose bacteriana e gravidez?

Se você tiver vaginose bacteriana durante a gravidez, seu bebê pode nascer cedo ou ter baixo peso ao nascer. Seu médico pode recomendar testes para vaginose bacteriana antes ou durante a gravidez. Ele ou ela conversará com você sobre seu risco de parto prematuro e garantirá que você conheça os benefícios e riscos do teste.

Como prevenir a vaginose bacteriana?

• Mantenha sua área vaginal limpa e seca. Use roupas íntimas e meia-calça com uma virilha de algodão. Limpe da frente para trás depois de urinar ou evacuar. Depois de tomar banho, lave o sabonete da sua área vaginal para diminuir o risco de irritação.
  • Não use produtos que causem irritação. Sempre use tampões sem perfume ou absorventes higiênicos. Não use sprays femininos, pós ou tampões perfumados. Eles podem causar irritação e aumentar o risco de vaginose. Detergentes e amaciantes também podem causar irritação.
  • Não use ducha. Isso pode causar um desequilíbrio nas bactérias vaginais saudáveis.
  • Use preservativos de látex durante o sexo. Isso ajuda a prevenir outra infecção e evita que seu parceiro contraia a infecção.

Quando devo ligar para o meu médico ou ginecologista?

• Seus sintomas voltam ou não melhoram com o tratamento.
  • Você tem sangramento vaginal que não é o seu período mensal.
  • Você tem dúvidas ou preocupações sobre sua condição ou cuidados.

Acordo de Cuidados

Você tem o direito de ajudar a planejar seus cuidados. Saiba mais sobre sua condição de saúde e como ela pode ser tratada. Discuta as opções de tratamento com seus profissionais de saúde para decidir quais cuidados você deseja receber. Você sempre tem o direito de recusar o tratamento. A informação acima é apenas um auxílio pedagógico. Não se destina a ser um conselho médico para condições ou tratamentos individuais. Fale com o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico antes de seguir qualquer regime médico para ver se é seguro e eficaz para si.

© Copyright IBM Corporation 2021 As informações são apenas para uso do Usuário Final e não podem ser vendidas, redistribuídas ou usadas de outra forma para fins comerciais. Todas as ilustrações e imagens incluídas no CareNotes® são propriedade protegida por direitos autorais da A.D.A.M., Inc. ou IBM Watson Health