Arco Caído

O que é Arco Caído?

Publicação de saúde de Harvard

Um arco caído ou pé chato é conhecido clinicamente como pes planus. O pé perde o arco suavemente curvado no lado interno da sola, logo na frente do calcanhar. Se este arco é achatado apenas quando em pé e retorna quando o pé é levantado do chão, a condição é chamada de pé plano flexível ou pé plano flexível. Se o arco desaparece em ambas as posições do pé - em pé e elevado - a condição é chamada de pé plano rígido ou pé plano rígido.

Arco Caído

Pé chato flexível

Pés chatos flexíveis são considerados normais em crianças pequenas porque os bebês não nascem com um arco normal. O arco pode não se formar completamente até algum momento entre as idades de 7 e 10 anos. Mesmo na idade adulta, 15% a 25% das pessoas têm pés chatos flexíveis. A maioria dessas pessoas nunca desenvolve sintomas. Em muitos adultos que têm pés chatos flexíveis desde a infância, o arco ausente é uma condição hereditária relacionada a uma frouxidão geral dos ligamentos. Essas pessoas geralmente têm articulações extremamente flexíveis e muito móveis em todo o corpo, não apenas nos pés. Pés chatos também podem se desenvolver durante a idade adulta. As causas incluem doenças articulares, como artrite reumatóide e distúrbios da função nervosa (neuropatia).

Pé chato rígido

Ao contrário de um pé chato flexível, um pé chato rígido geralmente é o resultado de um problema significativo que afeta a estrutura ou o alinhamento dos ossos que compõem o arco do pé. Algumas causas comuns de pés chatos rígidos incluem:

Talus vertical congênito— Nessa condição, não há arco porque os ossos do pé não estão alinhados adequadamente. Em alguns casos, há uma curva invertida (pé de balanço, em que o formato é semelhante aos trilhos inferiores de uma cadeira de balanço) no lugar do arco normal. O tálus vertical congênito é uma condição rara presente ao nascimento. Muitas vezes está associado a um distúrbio genético, como síndrome de Down ou outros distúrbios congênitos. A causa é desconhecida em até metade dos casos. Coalizão tarsal(pé chato espástico fibular) — Nesta condição hereditária, dois ou mais ossos do pé são fundidos, interferindo na flexibilidade do pé e eliminando o arco normal. Uma condição rara, muitas vezes afeta várias gerações da mesma família. Luxação subtalar lateral— Às vezes chamado de pé chato adquirido, ocorre em alguém que originalmente tinha um arco de pé normal. Em uma luxação subtalar lateral, há uma luxação do osso tálus, localizado dentro do arco do pé. O osso do tálus deslocado desliza para fora do lugar, cai para baixo e para os lados e colapsa o arco. Geralmente ocorre repentinamente por causa de uma lesão de alto impacto relacionada a uma queda de altura, um acidente automobilístico ou participação em esportes, e pode estar associada a fraturas ou outras lesões.

Sintomas

A maioria das crianças e adultos com pés chatos flexíveis nunca apresenta sintomas. No entanto, os dedos dos pés podem tender a apontar para fora enquanto andam, uma condição chamada de dedos para fora. Uma pessoa que desenvolve sintomas geralmente se queixa de pés cansados ​​e doloridos, especialmente após ficar em pé ou caminhar por muito tempo.

Os sintomas do pé chato rígido variam dependendo da causa do problema no pé:

Talus vertical congênito— O pé de um recém-nascido com tálus vertical congênito normalmente tem uma forma convexa de fundo de balancim. Isso às vezes é combinado com uma dobra real no meio do pé. A pessoa rara que é diagnosticada em uma idade mais avançada geralmente tem uma marcha de 'perna de pau', equilíbrio ruim e calos pesados ​​nas solas onde o arco normalmente estaria. Se uma criança com tálus vertical congênito tem um distúrbio genético, sintomas adicionais geralmente são vistos em outras partes do corpo. Coalizão tarsal— Muitas pessoas não apresentam sintomas, e a condição é descoberta apenas por acaso quando uma radiografia do pé é obtida para algum outro problema. Quando os sintomas ocorrem, geralmente há dor no pé que começa na parte traseira externa do pé. A dor tende a se espalhar para o tornozelo externo e para a parte externa da perna. Os sintomas geralmente começam durante a adolescência da criança e são agravados pela prática de esportes ou caminhada em terreno irregular. Em alguns casos, a condição é descoberta quando uma criança é avaliada por entorses de tornozelo incomumente frequentes. Luxação subtalar lateral— Como isso geralmente é causado por uma lesão traumática de alto impacto, o pé pode ficar significativamente inchado e deformado. Também pode haver uma ferida aberta com hematomas e sangramento.

Diagnóstico

Se o seu filho tiver pés chatos, o médico perguntará sobre qualquer histórico familiar de pés chatos ou problemas herdados nos pés. Em uma pessoa de qualquer idade, o médico perguntará sobre atividades ocupacionais e recreativas, trauma anterior no pé ou cirurgia no pé e o tipo de calçado usado.

O médico examinará seus sapatos para verificar se há sinais de desgaste excessivo. Sapatos gastos geralmente fornecem pistas valiosas para problemas de marcha e mau alinhamento ósseo. O médico pedirá que você ande descalço para avaliar os arcos dos pés, verificar se há dedos para fora e procurar outros sinais de má mecânica do pé.

O médico examinará seus pés para flexibilidade e amplitude de movimento e sentirá qualquer sensibilidade ou anormalidades ósseas. Dependendo dos resultados desse exame físico, radiografias do pé podem ser recomendadas.

As radiografias são sempre realizadas em uma criança pequena com pé plano rígido e em um adulto com pé plano adquirido devido a trauma.

Duração esperada

Embora os bebês geralmente nasçam com pés chatos flexíveis, a maioria desenvolve arcos normais em algum momento entre os 7 e 10 anos. No entanto, pode não causar sintomas.

Um pé chato rígido é uma condição de longo prazo, a menos que seja corrigida com cirurgia ou outra terapia.

Prevenção

Tratamento

Para dor leve ou dor,paracetamol(Tylenol) ou um medicamento anti-inflamatório não esteróide (AINE), comoaspirinaouibuprofeno(Advil, Motrin e outros) podem ser eficazes.

Pé chato flexível

Quando não há sintomas, o tratamento não é necessário.

Se uma criança com mais de 3 anos desenvolver sintomas, o médico pode prescrever uma palmilha terapêutica feita a partir de um molde do pé da criança ou um sapato corretivo. Como alternativa, alguns médicos recomendam suportes de arco comprados em lojas. Estes parecem funcionar tão bem quanto os tratamentos mais caros em muitas crianças. Com qualquer tratamento conservador e não cirúrgico, o objetivo é aliviar a dor apoiando o arco e corrigindo qualquer desequilíbrio na mecânica do pé.

A cirurgia é normalmente oferecida como último recurso em pessoas com dor significativa que é resistente a outras terapias.

Pé chato rígido

O tratamento de um pé plano rígido depende de sua causa:

Talus vertical congênito— Seu médico pode sugerir um teste de elenco em série. O pé é colocado engessado e o gesso é trocado frequentemente para reposicionar o pé gradualmente. No entanto, isso geralmente tem uma baixa taxa de sucesso. A maioria das pessoas precisa de cirurgia para corrigir o problema. Coalizão tarsal— O tratamento depende da sua idade, extensão da fusão óssea e gravidade dos sintomas. Para casos mais leves, seu médico pode recomendar tratamento não cirúrgico com palmilhas, envolver o pé com tiras de suporte ou imobilizar temporariamente o pé com gesso. Para casos mais graves, a cirurgia é necessária para aliviar a dor e melhorar a flexibilidade do pé. Luxação subtalar lateral— O objetivo é mover o osso deslocado de volta ao lugar o mais rápido possível. Se não houver ferida aberta, o médico pode empurrar o osso de volta para o alinhamento adequado sem fazer uma incisão. A anestesia é geralmente administrada antes deste tratamento. Uma vez que isso seja feito, uma perna curta deve ser usada por cerca de quatro semanas para ajudar a estabilizar a articulação permanentemente. Cerca de 15% a 20% das pessoas com luxação subtalar lateral devem ser tratadas com cirurgia para reposicionar o osso luxado.

Quando chamar um profissional

Ligue para o seu médico para dor no pé persistente ou inexplicável, tenha ou não pés chatos. Isso é particularmente importante se a dor no pé dificulta a caminhada.

Ligue para o seu pediatra ou médico de família se o seu filho se queixar de dor no pé ou parecer andar de forma anormal. Mesmo que não haja sintomas nos pés, é aconselhável consultar seu médico periodicamente sobre o desenvolvimento do pé do seu filho apenas para ter certeza de que tudo está progredindo conforme o esperado.

Prognóstico

Até 20% das crianças com pés chatos flexíveis permanecem com os pés chatos quando adultos. No entanto, a maioria não apresenta nenhum sintoma. Se uma criança com pés chatos flexíveis começa a ter dor no pé, o tratamento conservador com modificações no sapato geralmente pode aliviar o desconforto, embora possa não corrigir o problema permanentemente.

Para pés chatos rígidos, a perspectiva depende da causa do problema:

Talus vertical congênito— Embora a cirurgia geralmente possa corrigir o mau alinhamento dos ossos do pé, muitas crianças com tálus vertical congênito têm distúrbios subjacentes que causam fraqueza muscular ou outros problemas que interferem na recuperação total. Coalizão tarsal— Quando as modificações no sapato não são eficazes, o gesso pode ajudar. Quando a cirurgia é necessária, o prognóstico depende de muitos fatores, incluindo quais ossos são fundidos, o tipo específico de cirurgia e se há alguma artrite nas articulações do pé. Luxação subtalar lateral— Com o tratamento adequado, a maioria das pessoas se recupera sem complicações ou incapacidades graves a longo prazo. Em alguns casos, há rigidez contínua na área do arco do pé, mas isso não causa necessariamente dor ou dificuldade para caminhar. O risco de problemas a longo prazo é menor em pessoas que fazem pelo menos três semanas de fisioterapia agressiva após a remoção dos gessos.

Fontes externas

Instituto Nacional de Artrite e Doenças Musculoesqueléticas e de Pele

American Podiatric Medical Association (APMA)

k 57 roxy pilulka