Aplicação de Cateter de Foley

INFORMAÇÕES GERAIS:

O que é um cateter de Foley?

Um cateter ou cateter de Foley é um tubo flexível e estéril (livre de bactérias) que é inserido através da abertura da uretra na bexiga para drenar a urina. O cateter tem um pequeno balão que é preenchido com uma solução que mantém o tubo na bexiga. O cateter de Foley também é conhecido como cateter permanente.

Sistema urinário

Por que preciso de um cateter de Foley?

Você pode precisar de um tubo se:

• Você tem uma condição temporária que o impede de urinar.
  • Os cuidadores precisam acompanhar a quantidade de urina que você produz devido à sua condição de saúde.
  • Os médicos precisam acompanhar o quanto você urina antes, durante e após a cirurgia.
  • Você pode não estar ativo por um longo tempo, como após uma cirurgia nas costas ou uma lesão grave.
  • Você tem lesões na área anogenital ou sacro (a parte óssea das nádegas).
  • Os paramédicos precisam mantê-lo o mais confortável possível durante sua estadia no hospício ou cuidados paliativos (final da vida).

Como é colocado o cateter de Foley?

• O paramédico vai lavar as mãos. Você abrirá um pacote estéril que contém o tubo e as inserções. Ele então colocará luvas cirúrgicas. O paramédico limpará ao redor da abertura na área uretral com uma solução anti-séptica ou estéril antes de inserir o cateter.
  • Para homens: Você vai sentar ou deitar de costas para o procedimento. O paramédico colocará um lençol sobre o estômago para manter a área limpa. Ele vai limpar seu pênis. Ele então irá segurar o pênis para cima para inserir a sonda.
  • Para as mulheres: Você vai deitar de costas com as pernas dobradas e separadas. O paramédico colocará um lençol sobre a área genital para mantê-la limpa. Ele irá proceder à limpeza em torno da área uretral.
  • O paramédico aplicará um gel lubrificante no tubo para que ele deslize facilmente. Ele então inserirá a extremidade do cateter com o balão em sua uretra. O cateter será cuidadosamente inserido na bexiga. Você pode ser solicitado a respirar lenta ou profundamente ou fazer força como se fosse urinar enquanto o cateter é inserido.
  • Quando o paramédico perceber que a urina está fluindo do cateter, ele encherá o balão na extremidade do cateter. O balão mantém o cateter no lugar para que ele não saia. O paramédico conectará a extremidade do tubo a uma bolsa de drenagem estéril ou outro dispositivo estéril.

Quais os cuidados que devo ter com o cateter de Foley e o sistema de drenagem?

• Posição do saco de drenagem e tubos:
    • Permitir a drenagem pela força da gravidade: A bolsa de drenagem possui um tubo de plástico flexível que se conecta ao cateter. Não enrole ou torça o tubo para que a urina possa fluir para o saco.
    • Mantenha a bolsa de drenagem abaixo do nível da cintura: Isso evitará que a urina flua de volta pelo tubo para a bexiga.
    • Mantenha a bolsa fora do chão: Não deixe o saco de drenagem tocar o chão ou colocá-lo no chão.
  • Cuidados com o saco de drenagem:
    • Esvazie o saco de drenagem quando necessário: O peso de uma bolsa de drenagem pode puxar e machucar sua uretra. A bolsa de drenagem deve ser esvaziada a cada 3 a 6 horas ou quando estiver ½ a ⅔ cheia.
    • Limpe e troque o saco de drenagem conforme indicado: Informe-se com o seu médico de família com que frequência deve mudar o saco de drenagem. Você pode comprar uma solução especial para limpar a bolsa ou fazer uma solução com água da torneira e vinagre ou alvejante. Use luvas cirúrgicas se precisar desconectar o tubo. Não deixe a extremidade do tubo tocar em nada. A extremidade traseira é limpa com uma nova compressa com álcool antes de ser reconectada à bolsa ou conforme recomendado pelo seu médico.

O que mais preciso fazer para cuidar do cateter de Foley e do sistema de drenagem?

• Uma boa higiene de lavagem das mãos é a melhor maneira de prevenir a infecção: Lave sempre as mãos com água e sabão antes e depois de tocar no tubo ou no local de inserção. Isso é feito para remover germes em suas mãos antes de tocar nesses itens. Lave as mãos depois de tocar nesses itens para remover os germes que possam estar neles. Use luvas cirúrgicas quando precisar limpar o cateter ou desconectá-lo da bolsa de drenagem. Isso ajudará a evitar que os germes entrem no tubo. Lembre qualquer pessoa que limpe o cateter ou o sistema de drenagem de lavar as mãos.
  • Mantenha o sistema de drenagem fechado: O cateter deve sempre ser conectado a outros implementos estéreis para formar um dreno hermético. Isso significa que não há vazamentos no caminho da extremidade do cateter na bexiga até a bolsa de drenagem. É muito importante manter o sistema de drenagem fechado. Seu sistema urinário é normalmente estéril e um sistema de drenagem fechado impede a entrada de germes. Não desconecte nenhuma parte do sistema hermético, a menos que seja necessário, como ao trocar a bolsa de drenagem. Os germes podem entrar no sistema quando ele está aberto e causar uma infecção. Feche sempre a válvula de drenagem depois de esvaziar a urina do saco.
  • Fixação do tubo do cateter: Para não mover ou puxar o cateter, o tubo deve ser fixado. Isso ajuda a prevenir espasmos da bexiga (cólicas dolorosas). Os paramédicos mostrarão a você como usar a fita ou tira médica para prender o tubo ao seu corpo.
  • Limpe o cateter todos os dias: Os paramédicos mostrarão como limpar o cateter e a área onde o tubo entra em seu corpo. Pergunte com que frequência você deve limpá-lo. O cateter e a área uretral devem ser limpos com água e sabão durante o banho. Pergunte ao seu médico se você pode tomar um banho de banheira enquanto estiver com o cateter.

O que causa uma infecção por cateter de Foley e como posso evitá-la?

Uma infecção por cateter de Foley pode ser causada por uma bactéria (germe) que entra em seu corpo através do cateter. Isso pode acontecer quando o cateter é inserido ou quando já está no lugar. Uma infecção também pode ser causada por bactérias que entram no tubo do cateter quando o sistema de drenagem fechado é aberto, por exemplo, quando a bolsa é trocada ou a urina é coletada para exames. Seu paramédico usará um método estéril para inserir e limpar o cateter para evitar infecções. O tubo deve ser removido o mais rápido possível, dependendo do seu estado de saúde. O risco de infecção aumenta se os implementos não forem bem limpos. Você corre maior risco de infecção se não lavar as mãos ou usar luvas quando necessário. As infecções do tubo podem levar a doenças graves ou morte. Veja como você pode prevenir uma infecção:

• Consumo de líquidos: Os adultos devem beber 9 a 13 copos de líquido todos os dias. Um copo de 8 onças. As melhores opções de líquidos para a maioria das pessoas incluem água, suco e leite. Café, sopa e frutas também podem ser incluídos em sua ingestão diária de líquidos. Pergunte ao seu médico quanto líquido você deve beber por dia.
  • Lavar as mãos: Uma boa higiene de lavar as mãos com água e sabão é a melhor maneira de prevenir a infecção. Lembre as pessoas que limpam o cateter ou o sistema de drenagem de lavar as mãos.
  • Mantenha o sistema de drenagem do cateter fechado: Isso ajudará a evitar que os germes entrem no tubo.
  • Mantendo o cateter seguro: Use esparadrapo ou uma cinta para prender o cateter ao seu corpo para garantir que ele flua bem.

Quando devo contactar o meu médico?

Verifique com seu médico se:

• Há menos urina do que o normal ou a urina não está drenando para o saco.
  • A urina vaza para fora ou ao redor do cateter, tubo ou bolsa de drenagem.
  • O sistema de drenagem do saco fechado foi aberto ou desconectado por engano.
  • Você percebe uma camada de cristais dentro do tubo.
  • A sonda deixou o local.

Quando devo procurar ajuda imediata?

Procure ajuda médica imediatamente se:

• Você tem febre.
  • Você percebe sangue no tubo ou bolsa de drenagem.
  • De repente, você percebe um material semelhante a areia no cateter ou bolsa de drenagem.
  • Sua urina tem um cheiro ruim.
  • Sua urina está com uma cor diferente do normal ou sua urina mudou de cor.
  • É doloroso urinar, ou você está urinando com mais frequência do que o habitual.
  • Você tem dor no quadril, nas costas, na pelve ou na parte inferior do estômago.
  • Você está confuso ou tem mudanças na sua maneira de pensar.

ACORDOS RELATIVOS AO SEU CUIDADO:

Você tem o direito de participar do planejamento de seus cuidados. Aprenda o máximo que puder sobre sua condição e como tratá-la. Discuta suas opções de tratamento com seus médicos para decidirem juntos os cuidados que deseja receber. Você sempre tem o direito de recusar o tratamento.