Amlodipina

Nome genérico: amlodipina (sou LOE di peen)
Marca: Katerzia, Norvasc
Classe de drogas: Agentes bloqueadores dos canais de cálcio

O que é amlodipina?

A amlodipina é um bloqueador dos canais de cálcio que dilata (alarga) os vasos sanguíneos e melhora o fluxo sanguíneo.

A amlodipina é usada para tratar a dor no peito (angina) e outras condições causadas por doença arterial coronária .

A amlodipina também é usada para tratar pressão alta (hipertensão). A redução da pressão arterial pode diminuir o risco de acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco.

bílá kulatá pilulka l194

A amlodipina destina-se a adultos e crianças com pelo menos 6 anos de idade.

Avisos

Antes de tomar amlodipina, informe o seu médico se tiver insuficiência cardíaca congestiva ou doença hepática.

Beber álcool pode diminuir ainda mais a pressão arterial e pode aumentar certos efeitos colaterais da amlodipina.

Se você estiver em tratamento para pressão alta, continue usando amlodipina mesmo que se sinta bem. A pressão arterial elevada muitas vezes não tem sintomas. Você pode precisar usar medicação para pressão arterial pelo resto de sua vida.

A amlodipina é apenas parte de um programa completo de tratamento que também pode incluir dieta, exercícios, controle de peso e outros medicamentos. Siga sua dieta, medicação e rotinas de exercícios muito de perto.

Informe o seu médico sobre todos os outros medicamentos para o coração ou pressão arterial que você está tomando.

A sua dor no peito pode piorar quando começa a tomar amlodipina ou quando a sua dose é aumentada. Ligue para o seu médico se a dor no peito for grave ou contínua.

Antes de tomar este medicamento

Você não deve tomar amlodipina se for alérgico a ela.

Para se certificar de que a amlodipina é segura para si, informe o seu médico se já teve:

• doença hepática; ou

• um problema de válvula cardíaca chamado estenose aórtica.

Informe o seu médico se estiver grávida ou planeia engravidar. Não se sabe se a amlodipina irá prejudicar o feto. No entanto, ter pressão alta durante a gravidez pode causar complicações como diabetes ou eclâmpsia (pressão arterial perigosamente alta que pode levar a problemas médicos na mãe e no bebê). O benefício do tratamento da hipertensão pode superar quaisquer riscos para o bebê.

A amlodipina pode passar para o leite materno, mas os efeitos no lactente não são conhecidos. Informe o seu médico se estiver a amamentar.

A amlodipina não está aprovada para uso por menores de 6 anos.

Como devo tomar amlodipina?

Tome amlodipina exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções na etiqueta da prescrição. O seu médico pode ocasionalmente alterar a sua dose para se certificar de que obtém os melhores resultados. Não use este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado.

Você pode tomar amlodipina com ou sem alimentos. Tome o medicamento à mesma hora todos os dias.

Agite o Suspensão oral Katerzia (líquido) antes de medir uma dose. Use a seringa de dosagem fornecida ou use um dispositivo de medição de dose de medicamento (não uma colher de cozinha).

Sua pressão arterial precisará ser verificada com frequência.

Se você estiver em tratamento para pressão alta, continue usando amlodipina mesmo que se sinta bem. A pressão arterial elevada muitas vezes não tem sintomas. Você pode precisar usar medicamentos para pressão arterial pelo resto de sua vida.

Sua hipertensão ou condição cardíaca pode ser tratada com uma combinação de medicamentos. Use todos os medicamentos conforme indicado pelo seu médico. Leia o guia de medicação ou as instruções do paciente fornecidas com cada medicamento. Não altere suas doses ou pare de tomar qualquer um dos seus medicamentos sem o conselho do seu médico. Isto é especialmente importante se você também tomar nitroglicerina.

Armazenar em temperatura ambiente longe da umidade, calor e luz.

O que acontece se eu perder uma dose?

Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Se estiver mais de 12 horas atrasado, pule a dose esquecida. Não tome medicamento extra para compensar a dose esquecida.

O que acontece se eu overdose?

Procure atendimento médico de emergência ou ligue para a linha de ajuda para envenenamento em 1-800-222-1222.

Os sintomas de sobredosagem podem incluir batimentos cardíacos acelerados, vermelhidão ou calor nos braços ou pernas ou desmaio.

O que evitar

Evite levantar-se muito rápido de uma posição sentada ou deitada, ou você pode sentir tonturas. Levante-se devagar e estabilize-se para evitar uma queda.

Efeitos colaterais da amlodipina

Obtenha ajuda médica de emergência se tiver sinais de uma reação alérgica à amlodipina: urticária; dificuldade ao respirar; inchaço do rosto, lábios, língua ou garganta.

jak vypadá seroquel

Em casos raros, quando você começa a tomar amlodipina, sua angina pode piorar ou você pode ter um ataque cardíaco. Procure atendimento médico de emergência ou ligue para o seu médico imediatamente se tiver sintomas como: dor ou pressão no peito, dor que se espalha para a mandíbula ou ombro, náusea, sudorese.

Ligue para o seu médico imediatamente se você tiver:

• batimentos cardíacos acelerados ou palpitações em seu peito;

• piora da dor no peito;

• inchaço nos pés ou tornozelos;

• sonolência severa; ou

vedlejší účinky deprovera výstřelu
  • uma sensação de tontura, como se você pudesse desmaiar.

Os efeitos colaterais comuns da amlodipina podem incluir:

• tontura, sonolência;

• sentir-se cansado;

• dor de estômago, náusea; ou

• rubor (calor, vermelhidão ou sensação de formigamento).

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para o seu médico para aconselhamento médico sobre os efeitos colaterais. Você pode relatar efeitos colaterais ao FDA em 1-800-FDA-1088.

Que outras drogas afetarão a amlodipina?

Informe o seu médico sobre todos os seus medicamentos atuais e aqueles que você começar ou parar de usar, especialmente:

• nitroglicerina;

• sinvastatina (Zocor, Simcor, Vytorin); ou

• qualquer outro medicamento para o coração ou pressão arterial.

Está lista não está completa. Outros medicamentos podem interagir com a amlodipina, incluindo medicamentos prescritos e de venda livre, vitaminas e produtos fitoterápicos. Nem todas as interações possíveis estão listadas neste guia de medicamentos.

Lembre-se, mantenha este e todos os outros medicamentos fora do alcance de crianças, nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas e use amlodipino apenas para a indicação prescrita.