Exercícios de amplitude ativa de movimento

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O QUE VOCÊ PRECISA SABER:

O que são exercícios ativos de amplitude de movimento?

Exercícios ativos de amplitude de movimento ajudam a melhorar a função articular. A amplitude de movimento é o quão longe você pode mover suas articulações em diferentes direções. Esses exercícios ajudam a mover cada articulação em toda a sua amplitude de movimento. O movimento pode ajudar a manter as articulações flexíveis, reduzir a dor e melhorar o equilíbrio e a força.

O que eu preciso saber sobre exercícios ativos de amplitude de movimento?

  • Faça os exercícios que seu médico lhe ensina. Pratique os exercícios com seu médico antes de experimentá-los sozinho. Exercite-se todos os dias, ou com a frequência indicada pelo seu médico.
  • Faça os exercícios sempre na mesma ordem. Vá da cabeça aos pés, para ajudá-lo a lembrar a série de movimentos. Comece com alongamentos no pescoço. Em seguida, exercite outras partes do corpo em ordem, movendo-se em direção aos pés. Faça cada grupo de exercícios de um lado e depois faça os mesmos exercícios do outro lado.
  • Mova-se devagar, suavemente e suavemente. Evite movimentos rápidos ou bruscos.
  • Pare se sentir dor. É normal sentir algum desconforto no início. O exercício regular ajudará a diminuir o desconforto ao longo do tempo.

Exercícios de pescoço:

Posicão inicial: Você pode sentar ou ficar de pé. Rosto para frente. Seus ombros devem estar retos e relaxados.



Posicão inicial
  • Inclinação da cabeça, para frente e para trás: Incline suavemente a cabeça e tente tocar o queixo no peito. Levante o queixo de volta à posição inicial. Incline a cabeça para trás o máximo possível para olhar para o teto. Retorne a cabeça para a posição inicial.
    Inclinações da cabeça
  • Cabeça inclinada, de um lado para o outro: Incline a cabeça para o lado, trazendo a orelha em direção ao ombro. Não levante o ombro até o ouvido. Mantenha o ombro imóvel. Retorne a cabeça para a posição inicial.
    A cabeça inclina de um lado para o outro
  • A cabeça vira: Vire a cabeça para olhar por cima do ombro. Incline o queixo para baixo e tente tocá-lo no ombro. Não levante o ombro até o queixo. Enfrente novamente.
    Viradas de cabeça

Exercícios de ombro e cotovelo:

Posicão inicial: Fique de pé ou sente-se. Mantenha o braço reto para baixo ao seu lado. Enfrente as palmas das mãos em direção ao seu corpo. É melhor usar uma cadeira sem braços se você estiver sentado.

  • Movimento do ombro, para cima e para baixo: Levante o braço para a frente e depois sobre a cabeça. Tente levantá-lo para que seu braço interno toque sua orelha. Traga o braço de volta para o seu lado. Traga-o para trás o máximo possível atrás de seu corpo. Retorne o braço para a posição inicial.
    Movimento do ombro para cima e para baixo
  • Movimento do ombro, lado a lado: Levante o braço para o lado e depois sobre a cabeça o máximo possível. Retorne o braço para o lado. Traga o braço pela frente do corpo e alcance o ombro oposto. Retorne o braço para a posição inicial.
    Movimento do ombro de um lado para o outro
  • Rotação do ombro: Levante os dois ombros em direção às orelhas, como se estivesse tentando dar de ombros. Abaixe-os para a posição inicial e relaxe os ombros. Puxe os ombros para trás. Em seguida, relaxe-os novamente. Role os ombros em um círculo suave. Em seguida, role os ombros em um círculo suave na outra direção.
    Rotação do Ombro
  • Dobras de cotovelo: Com a palma da mão voltada para a frente, dobre o cotovelo. Tente tocar seu ombro com a ponta dos dedos. Retorne o braço para a posição inicial.
    Dobras de cotovelo

Exercícios de braço e punho:

Posicão inicial: Sentar-se. Dobre o cotovelo e descanse o antebraço em uma superfície plana, como uma mesa ou seu colo. Certifique-se de que seu pulso fique solto para o lado.

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  • Dobras de pulso: Dobre a mão para trás em direção ao pulso, de modo que os dedos apontem para o teto. Em seguida, dobre a mão para que os dedos apontem para o chão.
    Dobras de pulso
  • Rotação do pulso: Mova a mão de um lado para o outro. Em seguida, role a mão em círculos em uma direção. Role a mão em círculos na outra direção.
    Rotação do pulso
  • Palma para cima, palma para baixo: Fique na mesma posição, mas dobre o cotovelo dobrado contra o seu lado. Vire a palma da mão para baixo. Vire a palma da mão para que fique voltada para o teto. Em seguida, vire a palma da mão para baixo.
    Palma para cima Palma para baixo

Exercícios de mãos e dedos:

Posicão inicial: Sente-se ou fique de pé. Coloque a mão na sua frente.

  • Curvas dos dedos: Faça um punho apertado. Em seguida, abra e relaxe a mão.
    Dobras dos dedos
  • Espalhamento do dedo: Abra a mão e estique os dedos o mais longe possível. Junte os dedos novamente.
    Espalhar os dedos
  • Toques de dedo a polegar: Um de cada vez, toque cada ponta do dedo na ponta do polegar.
    Toques de dedo a polegar
  • Alongamentos do polegar à palma da mão: Mova o polegar e apoie-o na palma da mão. Mova-o para o lado novamente.
    Alongamento do polegar para a palma da mão

Exercícios de quadril e joelho:

Posicão inicial: Se você sofreu uma lesão ou cirurgia no quadril, faça apenas os exercícios de quadril orientados pelo seu médico. Deite-se na cama com as pernas retas e retas.

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  • Dobras de quadril e joelho: Aponte os dedos dos pés. Lentamente, dobre o joelho o mais próximo possível do peito. Estique a perna e retorne-a para uma posição plana na cama.
    Dobras de quadril e joelho
  • Levantamento de pernas: Levante a perna para que o pé fique de 15 a 31 centímetros fora da cama. Segure-o no ar por alguns segundos. Retorne a perna para a cama.
    Levantamento de pernas
  • Movimento das pernas, lado a lado: Flexione o pé para que seus dedos apontem para o teto. Mova a perna para o lado o máximo possível. Traga a perna de volta para o meio.
    Movimento das pernas de um lado para o outro
  • Rotação das pernas, para dentro e para fora: Coloque a perna reta na cama. Role a perna em direção ao meio para que o dedão do pé toque a cama. Em seguida, estenda a perna e tente fazer com que o dedo mínimo do pé toque a cama.
    Rotação da perna para dentro e para fora
  • Rotação do joelho, para dentro e para fora: Deite-se de costas na cama. Dobre o joelho para que a sola do pé fique plana na cama. Deslize o calcanhar em direção às nádegas. Retorne o pé à posição inicial.
    Rotação do joelho para dentro e para fora

Exercícios de tornozelo e pé:

Posicão inicial: Sente-se em uma cadeira com os dois pés apoiados no chão.

  • Dobras do tornozelo: Mantenha os dedos dos pés no chão e levante o calcanhar o mais alto que puder. Abaixe o calcanhar. Em seguida, mantenha o calcanhar no chão e levante os dedos dos pés o mais alto que puder.
  • Rotação do tornozelo: Levante o pé ligeiramente do chão. Role o tornozelo em círculos. Em seguida, role o tornozelo em círculos na outra direção.

  • Dobraduras do dedo do pé: Enrole os dedos dos pés em direção à sola (parte inferior) do pé. Endireite-os. Enrole-os em direção ao teto. Em seguida, endireite-os novamente.
  • Espalhamento do dedo do pé: Afaste os dedos dos pés. Junte-os novamente.

Quando devo entrar em contato com meu médico?

  • Você sente dor quando faz exercícios ativos de amplitude de movimento.
  • Você tem dúvidas ou preocupações sobre sua condição, cuidados ou programa de exercícios.

Acordo de Cuidados

Você tem o direito de ajudar a planejar seus cuidados. Saiba mais sobre sua condição de saúde e como ela pode ser tratada. Discuta as opções de tratamento com seus profissionais de saúde para decidir quais cuidados você deseja receber. Você sempre tem o direito de recusar o tratamento. A informação acima é apenas um auxílio pedagógico. Não se destina a ser um conselho médico para condições ou tratamentos individuais. Fale com o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico antes de seguir qualquer regime médico para ver se é seguro e eficaz para si.

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Outras informações

Sempre consulte seu médico para garantir que as informações exibidas nesta página se apliquem às suas circunstâncias pessoais.